Tópico do BTT

Boas.
Vim há pouco de uma pequena volta (uns 17km mais coisa menos coisa). Foi pouco mais de uma hora, pq agora anoitece estupidamente rápido.
Tudo o que era poça de água estava gelada, e a minha bike parecia um quebra-gelo [:D]. Fartei-me de ver caça, nomeadamente, rabitos.[:D]
Do sitio para onde fui, avista-se a Serra da Estrela (Gouveia, Seia etc). Bem, está com um camadão de neve que nem vos conto:eek:

Uma dúvida...
Na semana passada como relatei aqui, dei uma "senhora volta" nos caminhos da Serra da Estrela. Todos viram como ficou a bike. Lavei-a e lubrifiquei-a como devia ser com lubrificante seco da finishline (uma lata vermelha). Até aqui nada de novo.
A questão prende-se com este tipo de voltas, como a de hj. Ou seja, voltas relativamente curtas mas em que a bike, por via da lama e da mta água que se encontra nos trilhos, se suja um bocado (mas mto longe do ponto a que chegou na semana passada)... É preciso lubrificar outra vez ou a lubrificação da semana passada ainda chega?

Não. Realmente devia ser a mesma coisa, mas por incrível que pareça dá-me valores diferentes [8b]

É natural. Não estás a medir da mesma maneira. É fácil de ter desvios.

O modo mais simples é colocar o pneu com a válvula em baixo e marcar no chão um risco. Dar uma volta completa até a válvula estar novamente na mesma posição. Marcar outro risco. Medir a distancia entre ambas as marcas.
Os meus pneus 1.95 davam cerca de 2050mm de perímetro. [;)]

Boas.
Vim há pouco de uma pequena volta (uns 17km mais coisa menos coisa). Foi pouco mais de uma hora, pq agora anoitece estupidamente rápido.
Tudo o que era poça de água estava gelada, e a minha bike parecia um quebra-gelo [:D]. Fartei-me de ver caça, nomeadamente, rabitos.[:D]
Do sitio para onde fui, avista-se a Serra da Estrela (Gouveia, Seia etc). Bem, está com um camadão de neve que nem vos conto:eek:

Uma dúvida...
Na semana passada como relatei aqui, dei uma "senhora volta" nos caminhos da Serra da Estrela. Todos viram como ficou a bike. Lavei-a e lubrifiquei-a como devia ser com lubrificante seco da finishline (uma lata vermelha). Até aqui nada de novo.
A questão prende-se com este tipo de voltas, como a de hj. Ou seja, voltas relativamente curtas mas em que a bike, por via da lama e da mta água que se encontra nos trilhos, se suja um bocado (mas mto longe do ponto a que chegou na semana passada)... É preciso lubrificar outra vez ou a lubrificação da semana passada ainda chega?

Tu é que tens de ver se precisa ou não de nova lubrificação... depende muito do estado em que a transmissão estiver.

Se pedalares, e notares que a corrente começa a fazer um barulho mais metálico, tipo um roçar entre peças de metal, convém fazer nova lubrificação.

De qualquer maneira, para este tempo mais húmido, aconselho um wet lube, a lubrificação não sai tão facilmente e também repele mais a agua, lama a poeiras diversas, não fica tão agarrado.

Eu só uso dry lube na primavera e verão. Quando as primeiras chuvas de outono começam a aparecer e o tempo fica mais húmido, mudo para wet lube.

Ainda há pouco tempo comprei este, custa 8€ e qualquer coisa.

Last edited:
Boas.

Uma dúvida...

Limpa as bainhas da suspensão, coloca um pouco de óleo nas mesmas. Dá uma limpadela com um piaçaba na corrente se tiver lama e dá uma vista de olhos. Se achares que tem pouco óleo junta um pouco mais.

Parece que de facto vai dar para uma volta amanhã de manhã, mas as temperaturas serão de cerca de 7º

tep.png

Eu vou andar aqui :)

52633673_SINTRA08_Finala-1%5B1%5D.jpg

Ainda não tenho as rodas. Na Quinta-feira voltaram a vir tentar entregá-las de manhã e não estava ninguém em casa. Hoje estava a não vieram [8b].

Entretanto, já me ligaram para combinar uma hora e parece que só as vou ter na Terça. Estou com umas saudades de dar uma volta de bicicleta. :(

Eu sei, mas á 1ª vista parecia.
Até parece uma foto que eu aqui tenho (em "papel") já com uns valentes anitos, por isso é que eu disse que parecia o Buçaco.

Bem isto é só máquinas aqui apr:)

Eu comprei uma Quer Peak, não sendo nada de extraordinário, penso já ter uma boa base para futuros upgrades...

Deixo aqui umas fotos da minha "menina"

DSC02140.JPG

DSC02142.JPG

Cumprimentos e boas pedaladas apr:)

Pode não ser extraordinário,mas que é bonito,lá isso é!
Bos sorte com a bike!

Boa tarde a todos,

Iniciei-me no BTT há um mês atras por influencia de familiares que praticam já há mais de 6 anos.
Tenho feito 2 treinos por semana e a vontade de continuar é enorme.
Para lá da vertente fisica que é bastante importante, também aprecio muito a beleza e tranquilidade de alguns locais que sem ser de bicicleta dificilmente conheceria.
Deixo-vos aqui a foto da minha burrinha. Não investi qualquer euro em bicicleta(meu irmao tem duas) nem em equipamento(familiar meu deu-me tudo desde calções, calças, corsarios, interiores, casacos, impermeavel, reflector, luvas, capacete, sapatos, oculos, etc...). O meu unico investimento foi um Garmin Edge 500 para poder ficar com registo dos treininhos e passeios que vou dando.

Digam o que acham da minha burrinha, vou tentar numa proxima ter fotos mais pormenorizadas da mesma.

Cumpts.View attachment 88323

A tua burrinha é bike espectacular,felicidades com ela!

Boas,

Ando aqui a pensar em trocar as rodas e a suspensão q são do pior q a minha burra traz.
Andei a ver as suspensões e além de ter de escolher cursos, se o eixo é d 9mm ou 15mm, ainda tenho de escolher o tubo é em cone!? [8b]
Malta, vá lá... poupem os gajos q andam a pastar! [:D] Com tanta escolha 1 gajo até se perde!

Ora vejam lá se isto me serve, sff: Suntour Axon RLD 100mm blanche F23 - 176€; Kompressor Bike com portes (até domingo)!
N consigo perceber se é de 2011 ou 2010.

Esta é igual, certo? Suntour 2010 Axon RLD Disc 100 White - Fizzbikes 190€ + portes, está é + cara...!?

Se tivessem compradores onde é q iam?

As rodas estava a pensar numas Rodi Blacjack mas, n faço ideia de vendedores na zona de LX e n consigo achar quase nenhuma info sobre os cubos q eles usam.

Estas compras tornam-se mais urgentes pq, pretendo gastar dinheiro numa coisa tb de 2 rodas mas a motor e dps as próximas peças serão apenas p desgaste. Penso q este 2 componentes já me vão aliviar mt peso...!

Edd :)

Last edited:
Boas,

Ando aqui a pensar em trocar as rodas e a suspensão q são do pior q a minha burra traz.
Andei a ver as suspensões e além de ter de escolher cursos, se o eixo é d 9mm ou 15mm, ainda tenho de escolher o tubo é em cone!? [8b]
Malta, vá lá... poupem os gajos q andam a pastar! [:D] Com tanta escolha 1 gajo até se perde!

Ora vejam lá se isto me serve, sff: Suntour Axon RLD 100mm blanche F23 - 176€; Kompressor Bike com portes (até domingo)!
N consigo perceber se é de 2011 ou 2010.

Esta é igual, certo? Suntour 2010 Axon RLD Disc 100 White - Fizzbikes 190€ + portes, está é + cara...!?

Se tivessem compradores onde é q iam?

As rodas estava a pensar numas Rodi Blacjack mas, n faço ideia de vendedores na zona de LX e n consigo achar quase nenhuma info sobre os cubos q eles usam.

Estas compras tornam-se mais urgentes pq pretendo gastar dinheiro numa coisa a motor e dps as próximas peças serão apenas p desgaste.

Eu encomendei uma Rock Shox SID World Cup da Kompressor. Agora estou à espera.

Vou ficar com uma a mais....... if you know what i mean. [;)]

A Recon Race é comparável à Suntour? Tenho ideia q n!

[edit:] Link p/ a suspensão q vi no site da SR Suntour: SR Suntour e q espero ser igual às duas q coloquei no meu post anterior.

Last edited:
Back