Tópico do BTT

Andei a vasculhar no forum btt a ver se encontrava alguma maneira de tornar o meu tomtom one mais apto p offroad. Há uns programas que já instalei, mas sei bem as limitações do meu GPS em offroad.
A minha questão é... dá para programar voltas e descarrega-las p o GPS?

Tenho a mesma dúvida, mas para o sistema Android

Andei a vasculhar no forum btt a ver se encontrava alguma maneira de tornar o meu tomtom one mais apto p offroad. Há uns programas que já instalei, mas sei bem as limitações do meu GPS em offroad.
A minha questão é... dá para programar voltas e descarrega-las p o GPS?

Sim, dá!
Eu costumo usar o meu One para isso, tanto para levar um percurso para seguir como para gravar o percurso que faço.

Utiliza este software: ttMaps

Podes colocar os mapas do Google, se quiseres, embora dê um bocadito de trabalho.

Uma função que dá muito jeito, é permitir desligar o ecran do TomTom para poupar energia. Já consegui gravar percursos com aproximadamente 4 horas e a bateria ainda se aguentava mais 1 horita.

Sim, dá!
Eu costumo usar o meu One para isso, tanto para levar um percurso para seguir como para gravar o percurso que faço.

Utiliza este software: ttMaps

Podes colocar os mapas do Google, se quiseres, embora dê um bocadito de trabalho.

Uma função que dá muito jeito, é permitir desligar o ecran do TomTom para poupar energia. Já consegui gravar percursos com aproximadamente 4 horas e a bateria ainda se aguentava mais 1 horita.

Podes explicar-me como o fazes? Tb tenho o one.
Instalei o offroad navigator e o tripmaster. Ainda não os testei in loco, mas parece-me que apenas tÊm aquele sistema de bússola e que só marcam o percurso. Pelo menos é o que diz o site de onde os descarreguei

Hfilipe, fiz a instalação do TTmaps pelo site que me indicaste e mantive o offroad navigator. Eliminei o outro.
O TTmaps parece ser o melhor software dos dois. Mas a eterna questão... onde é que posso sacar trilhos?

Voltei...

Bem, de facto trabalham tanto c a Rodi como a Suntour mas, tem "dificuldade" em arranjar o material. Assim propuseram-me 2 alternativas:
Rodas: Fulcrum Red Metal 5 200€
Supensão: RS Tora SL 200€

A este preço ainda se tira 5% desconto!

O q acham? Se qt às rodas ainda vá, na suspensão penso q fico a perder.

Sendo assim tenho c/ opções:

• Suntour Axon 176€ (nova e sem montagem)
  • RS Tora SL 190€ (nova e c montagem)

• RS Recon Race 2010 130€ (usada e c portes - 1760g)

Nas rodas (novas com montagem, ambas):

• Fulcrum Red Metal 5 190€
  • Rodi Blackjack Snipper XC +/- 200€

Help...!!!
Se qt às rodas ainda tenho algum tempo, na suspensão tou msm em contra-relógio...!!!

Thx pela ajuda a esclarecer,
Edd :)
[Edit]: Esqueci-me de dizer mas as Fulcrum disseram-me ser das q têm cubos Campagnolo.

Last edited:
attachment.php

attachment.php

attachment.php

Neste tópico não poderia faltar a bike campeã do mundo XC e já agora o grande campeão José Hermidaapr:)

attachment.php

[:cool:]

Hfilipe, fiz a instalação do TTmaps pelo site que me indicaste e mantive o offroad navigator. Eliminei o outro.
O TTmaps parece ser o melhor software dos dois. Mas a eterna questão... onde é que posso sacar trilhos?

Os dois sites mais conhecidos de tracks:

GPSies.com - GPS, Tracks, Trails, Tours, Converter: trilho - caminhada - corrida - skating - cross skating - handcycle - cicloturismo - ciclismo - btt - motocross - enduro/quad - carro descapotável - carro - esqui nórdico - esqui alpino - randonnee

Wikiloc - GPS trails and waypoints of the World

Eddy se fosse comigo, a RS Tora não era opção. Não se pode comparar à Axon principalmente no peso...:eek: Entre a Axon e o RS Recon usada, depende de ti, nisso não te posso ajudar muito porque só ainda experimentei uma das duas. Mas penso que a Axon tem como vantagens ser nova e mais leve, a Recon tem como vantagens o ser mais barata. Estou a omitir o comportamento delas pelo que referi anteriormente. Agora depende ao que dás mais importância [;)]

Sobre as rodas, as Fulcrum RM5 são igualmente uma boa opção, tal como as Mavic Crossride e com sorte e tempo consegues arranjá-las online a bom preço [;)]

PS: Isso dos cubos é muito giro no papel, mas como te disse as minhas Blackjack em termos de atrito a rodar, têm uns cubos melhores que as Fulcrum RM1, sejam eles da Campagnolo ou de quem forem... [;)]

A suspensão é complicada de montar?
Como é q te arranjas nas peças p/ a SR (vedantes, guarda pós, óleo, manutenções e afins)?

Pois, isso tb me pareceu, na suspensão eles n conseguem msm competir, mt menos c aquele preço.
Ainda mandei o valor da Axon p/ os 180/200€ p/ o ar a ver se eles conseguiam cobrir mas, n. P este preço só msm a Tora.

A suspensão é complicada de montar?
Como é q te arranjas nas peças p/ a SR (vedantes, guarda pós, óleo, manutenções e afins)?

Pois, isso tb me pareceu, na suspensão eles n conseguem msm competir, mt menos c aquele preço.
Ainda mandei o valor da Axon p/ os 180/200€ p/ o ar a ver se eles conseguiam cobrir mas, n. P este preço só msm a Tora.

Complicado, complicado não é, tens é que cortar o tubo e meter a aranha. algo que com umas ferramentas básicas (serra e martelo, sim o martelo é uma ferramenta básica para tudo [:D]) consegues fazer. Tens ainda que montar uma parte da caixa de direcção na nova suspensão, mas é algo que com jeito se faz também [;)].

Em relação a peças para a Suntour, a minha foi comprada em 2008, já deve de ter feito cerca de 3000 ou 4000km's e ainda não tive que lhe trocar nada. Só a abri uma vez para limpar e mais nada. [;)]

Mas existe um distribuidor em Portugal, pelo que eles devem de arranjar o material. Nada como entrar em contacto com eles. Mas tenho a ideia que as Suntour a ar são suspensões fiáveis. Tenho ideia que o Edias ainda não trocou nada na Epicon dele.

Contacto do distribuidor em Portugal:

P O R T U G A L

Aguesport - Importacao e Exportacao Lda.
Zona Industrial de Barro (Este)
Apartado No. 5
3754-900 Barro
Portugal
TEL. 234 690 310
Fax. 234 621 284
INTERNET: Aguesport - Importação e Exportação, Lda. - Pneus Rotalla

Tenho a mesma dúvida, mas para o sistema Android

Para o sistema Android tens um que uso , SportyPal , encontras no Market.

Costumo usar quando ando de bike e as vezes para umas corridas, têm também um site para onde pode efectuar o upload da tua volta e colocar objectivos a cumprir e tal [;)]

Programa muito completo.

Voltei...

Bem, de facto trabalham tanto c a Rodi como a Suntour mas, tem "dificuldade" em arranjar o material. Assim propuseram-me 2 alternativas:
Rodas: Fulcrum Red Metal 5 200€
Supensão: RS Tora SL 200€

A este preço ainda se tira 5% desconto!

O q acham? Se qt às rodas ainda vá, na suspensão penso q fico a perder.

Sendo assim tenho c/ opções:

• Suntour Axon 176€ (nova e sem montagem)
  • RS Tora SL 190€ (nova e c montagem)

• RS Recon Race 2010 130€ (usada e c portes - 1760g)
Nas rodas (novas com montagem, ambas):

• Fulcrum Red Metal 5 190€
  • Rodi Blackjack Snipper XC +/- 200€
Help...!!!
Se qt às rodas ainda tenho algum tempo, na suspensão tou msm em contra-relógio...!!!

Thx pela ajuda a esclarecer,
[Edit]: Esqueci-me de dizer mas as Fulcrum disseram-me ser das q têm cubos Campagnolo.

Vou ajudar a baralhar ainda mais um bocadinho [:p]

Podias mandar vir tudo da fizzbikes:

Sr Suntour Axon - 190€
Mavic Crossride - 120€

Sempre fica mais barato e com componentes que já tem provas dadas da sua qualidade [;)]

O meu problema não é registar as voltas. É fazer download de tracks na net para o telemóvel e conseguir segui-los apenas com ligação via GPS (sem transferência de dados via net)...mas penso que para isso necessito de cartografia própria (tenho o Ndrive, mas é para estrada...)

Entre uma RockShox Tora e uma Suntour Axon, ia sem pensar duas vezes para a Axon, é mais leve e pelo que tenho visto e lido, funciona melhor, faz uma melhor leitura do terreno.

Agora entre a Recon e a Axon, penso que ficarias melhor servido com a Axon novamente, que além de ser nova (e novo é sempre novo), também é ligeiramente mais leve, se bem que a diferença é mínima.

Eu colocava já a Tora de parte, e se dinheiro não é problema, vai antes para a Axon. A Recon é muito boa suspensão, mas na minha opinião, tem o grande contra de ser usada.

Oh Eddy, esse preço das RM5 é numa loja fisica? É que penso já as ter visto (bastante) mais baratas online, numa das lojas habituais.
Eu tenho umas Blackjack Snipper XC, mas existem dois modelos, a diferença é nos cubos usados e, claro, no preço.

Em relação às suspensões é relativamente fácil de montar. Eu quando desmontei/voltei a montar a minha para uma revisão na Ciclocoimbrões pensava que era mais difícil! [:D]
Só tens o inconveniente que o pc referiu, de o tubo poder vir muito grande, mas isso só depois de estar montada no bike para ver se o "excesso" é muito ou não.
A Tora a molas, esquece. Sei do que falo.
A Recon é a ar? Se for, poderá ser uma boa opção (mas pelo preço não deverá ser).
Retiraste a Epicon das opções porquê? A 156€ na regiabike e fizz.

As Crossride estão ao msm nível das Rodi? Penso q n!
Além de q prefiro comprar as rodas em loja pq dps tenho as chaves p/ comprar, as mudanças p/ afinar, etc.

Macavenco, compraste onde e c q cubos?

A resposta da Epicon/Axon está no post 9096 um pouco p/ cima, nesta pág.
O preço da RM5 é no DV Tejo e com montagem.
O tubo da q lá está tem +/- 22cm.

Back