Tópico do BTT

há coisas do caraças[8b]
então não é que hoje de manhã encomendei o material ( desviador traseiro xt e guiador ritchey) e esta tarde fui a uma loja de bikes, onde costumo ir, e o mecanico disse-me assim:
- sei de um cliente que tem um desviador xtr com cerca de 150km, de 2010 e que o quer vender por 70€. está mesmo novo.
tá a vender porque trocou por sram x0
eu fiquei[8b][8b]
só me acontece disto. depois de ter comprado é que me aparecem negócios destes:sh)

Como dizes não vale mesmo a pena já que aquele preço é sem o BB.
Só um aparte, penso que aquela pedaleira não é non-series, já que pertence à gama Alivio.

Non-series é por exemplo a FC-M542 que até é equivalente à Deore FC-590 e é mais barata.

Eu tenho o alivio aí falado.

Se trocar pelo deore xt quanto vou poupar em peso?
Tem eixo integrado?

Eu tenho o alivio aí falado.

Se trocar pelo deore xt quanto vou poupar em peso?
Tem eixo integrado?

O XT é obviamente de rolamentos externos. Pesa completo cerca de 850g. O Alivio deve andar na casa das 1250g. Ganhas bastante em peso e qualidade.

ora vamos as contas e preciso da vossa ajuda.

peso actual 13.7 kg.

a melhorar low cost:
cortar espigao de selim para 350mm-50g
mudar porta bidon de aço para carbono-65g
aperto espigao de selim-30g
pneu da frente mudar para um mais leve e camara de ar-100g
pneus de tras de 2.1 para 1.85 - 300g(duvido que chegue a tanto)-será boa opçao 2.1 a frente 1.85 atras?
agora as rodas sao carissimas e na pedaleira so poupo 100g.

está-me a escapar alguma coisa low cost?
queria chegar aos 12kg...

Como é que poupas 65 na grade de bidão? Uma reles de 5 euros da Decathlon pesa 40 e poucas gramas. Uma de carbono anda na casa das 10-25g dependendo do modelo. A que tens pesa 80 ou 90g? Não me acredito.

Um aperto de selim leve e de parafuso anda na casa das 10g. O teu pesa 40g?

Onde poupas mais é provavelmente nos pneus.

100do,eu li o rescaldo no Fbtt, há lá analises demasiado duras e em minha opinião criticas injustas!

O staff feminino era muito simpático[:cool:],o percurso era espectacular,houve preocupação com a segurança,os reforços eram mais que suficientes,os banhos,o estacionamento,comida antes do começo,agua em muitos pontos,assistencia muito boa(um colega meu partiu o manipulo das mudanças e foi logo trazido numa carrinha),o jersey,enfim tudo muito bom!

Eu vi pelo menos 2 fotografos,um estava depois daquele riacho,em que se passava com a bike á mão na ponte de madeira!Não me pareciam profissionais com reflex,mas também não importa[:cool:]

Gostei de pedalar,conviver com amigos da zona do Sátão que já não via há muito tempo,ia caindo naquela subida ao inicio, não tive nenhum problema,até ao sentar-me para almoçar[:D],foi bom!!

Foi pena o almoço[s)]

Pró ano haverá mais!!
A mim também me disseram que tinham tirado fotos no riacho. Mas achei que os últimos foram considerados mesmo os últimos.
Sei que havia malta ainda atrás de mim, mas mesmo nos reforços notei que (talvez também devido à chuva) o pessoal estava já para se ir embora.
Aliás, a mais de 10 km do fim, a carrinha amarela passou por mim e pelos meus colegas.
Podiam ter feito melhor, mas foi sem dúvida uma boa manhã de btt.

Estive parado mais de meio ano, e desta vez senti-me dos últimos. Ainda assim cheguei por volta do meio dia.

Como é que poupas 65 na grade de bidão? Uma reles de 5 euros da Decathlon pesa 40 e poucas gramas. Uma de carbono anda na casa das 10-25g dependendo do modelo. A que tens pesa 80 ou 90g? Não me acredito.

Um aperto de selim leve e de parafuso anda na casa das 10g. O teu pesa 40g?

Onde poupas mais é provavelmente nos pneus.
quanto ao deore talvez troque. ainda sao umas gramas valentes.

tenho o porta bidon em aço, telvez nao seja tanto.
quanto ao aperto o que tenho é grande e pesado.
contudo amanha ou depois coloco o peso como deve ser destes componentes para ver realmente o que pouco em gramas.

as gramas nas bicicletas sao carissimas!

notas muita diferença na tua?

quanto ao deore talvez troque. ainda sao umas gramas valentes.

tenho o porta bidon em aço, telvez nao seja tanto.
quanto ao aperto o que tenho é grande e pesado.
contudo amanha ou depois coloco o peso como deve ser destes componentes para ver realmente o que pouco em gramas.

as gramas nas bicicletas sao carissimas!

notas muita diferença na tua?

Nas rodas notei bastante. No resto nem por isso. Contudo a comparação não é lá muito fácil de fazer porque a minha preparação física agora é bem superior há que tinha quando a Cube era nova e pesava 12kg e qq coisa.
Notei muito na passagem dos pedais de plataforma para os de encaixe. Devias de primeiro tratar disso. [;)]

Nas rodas notei bastante. No resto nem por isso. Contudo a comparação não é lá muito fácil de fazer porque a minha preparação física agora é bem superior há que tinha quando a Cube era nova e pesava 12kg e qq coisa.
Notei muito na passagem dos pedais de plataforma para os de encaixe. Devias de primeiro tratar disso. [;)]

a tua está muito bonita!

a minha vai ficar pelos 12/13kg. as rodas, sao caras. se souberes de algumas boas e baratas. as que tenho pesam 2.2kg. confirmo a recon silver tk pesa 2.069kg.

tenho receio dos pedais de encaixe. muito receio mesmo. ando por trilhos muito empedrados e várias vezes tenho de tirar os pes com o desequilibrio. aqui a zona é dificil. mas que diferenças notas?

Conseguem confirmar q as DT Swiss (n sei se está bem escrito) são fabricadas ou foram pela Rodi?

NMiguel, desculpa lá... podes repetir q rodas e pneus tens?

Edd :)

a tua está muito bonita!

a minha vai ficar pelos 12/13kg. as rodas, sao caras. se souberes de algumas boas e baratas. as que tenho pesam 2.2kg. confirmo a recon silver tk pesa 2.069kg.

tenho receio dos pedais de encaixe. muito receio mesmo. ando por trilhos muito empedrados e várias vezes tenho de tirar os pes com o desequilibrio. aqui a zona é dificil. mas que diferenças notas?

A posição de pedalar é diferente. Pedalas mais com a ponta do pé do que com o meio. O selim tem de subir (não cortes o espigão pois podes precisar) e ao teres o pé preso não passas a vida ajustar o mesmo. Além disso, o pé que sobe (puxa) ajuda o que empurra o pedal.
Com isso bem afinado solta-se o pé com muita facilidade. Compreendo os receios, também os tive, mas vais ver que não passam disso.

Uns pedais Shimano com a mola regulada ao minimo, juntamente com cleats multi-release são um bom começo. Com a pratica se achares necessário podes aumentar o aperto.

O pedaleiro deore e o xt não partilham o mesmo tipo de eixo? :confused:

Ao comprar a pedaleira normalmente o movimento pedaleiro vem também, correcto?

Vou correr atrás do edununo no peso mais um kg, uma vez que a minha faz 120mm à frente e atrás! [;)]

O pedaleiro deore e o xt não partilham o mesmo tipo de eixo? :confused:

Ao comprar a pedaleira normalmente o movimento pedaleiro vem também, correcto?

Vou correr atrás do edununo no peso mais um kg, uma vez que a minha faz 120mm à frente e atrás! [;)]

Partilham o mesmo tipo mas não usam o mesmo.

Podes ver aqui:

http://techdocs.shimano.com/media/t...01/SI-1L60A-003-ENG_v1_m56577569830674840.pdf

O Deore M590 usa o BB51.
O XT (M770) e SLX (M660) usam o BB70.

Força aí com essa FS de 11kg. ;)
Quais as specs actuais da tua bike?

Nmiguel, eu tb tinha receio dos pedais de encaixe e se vires uns posts atrás vais constatar isso mesmo.
Nunca caí tantas vezes como no tempo de habituação aos pedais mas acredita que fazem diferença no rendimento da pedalada. Eu diria que tens quase o dobro do rendimento de pedalada precisamente por aquilo que o Edununo disse: um pé puxa e o outro empurra. Cansas-te menos e andas mais.
Além disso, as quedas que dei foram todas a baixíssima velocidade (do género "cair para o lado" tipo árvore). Vais ter de t habituar a adaptar as mudanças as situações e antever o que as coisas. Um conselho que te dou é, nestes primeiros tempos, desencaixares os pés nas descidas.

Bom dia!

Vou responder tudo no mesmo post.

As rodas sao umas Alexrims matts pro d, segundo a loja que me vendeu a bike, pesam 2200g.

Quanto á pedaleira, vou esperar que a minha dê sinais de desgaste para a trocar e depois coloco uma melhor.

Os pedais, tenho muito receio, tenho de ver mesmo muito bem como fazer.
Senhorpedro és da minha zona, qualquer dia combinamos uma voltinha, que dizes?

Cumprimentos,
Miguel.

Pelo terceiro ano consecutivo fui a Gloria do Ribatejo . Adoro aqueles trilhos ,todos os anos é um percurso diferente .Estava inscrito para os 5o km, mas devido ao estado do terreno estar muito pesado à lama e " piscinas " optei por virar para os 30 km , tanto que nalguns sítios só mesmo à mão . Deixo aqui uma foto do único colega que me acompanhou até ao fim . Caiu dentro daquele poça, que só saiu de lá a nado [:)] Reparem que a agua chega-lhe quase até aos joelhos . [:p] Cumps

DSC00964.jpg

Pelo terceiro ano consecutivo fui a Gloria do Ribatejo . Adoro aqueles trilhos ,todos os anos é um percurso diferente .Estava inscrito para os 5o km, mas devido ao estado do terreno estar muito pesado à lama e " piscinas " optei por virar para os 30 km , tanto que nalguns sítios só mesmo à mão . Deixo aqui uma foto do único colega que me acompanhou até ao fim . Caiu dentro daquele poça, que só saiu de lá a nado [:)] Reparem que a agua chega-lhe quase até aos joelhos . [:p] Cumps

View attachment 95788

Ainda tive para me inscrever, mas com a previsão era chuva...e mais chuva...e tendo em conta que os ultimos passeios organizados (Batalha e Vermoil) que fiz foi debaixo de chuva optei por dar descanso a "menina".

Ainda tive para me inscrever, mas com a previsão era chuva...e mais chuva...e tendo em conta que os ultimos passeios organizados (Batalha e Vermoil) que fiz foi debaixo de chuva optei por dar descanso a "menina".

Pessoal do meu grupo ficou no café por estar a chover [8b] . Felizmente a chuva parou ao fim de uns km apr:). Tenho um lema vou sempre se depois se se tornar insuportável, volto para trás , porque já me aconteceu não ir e depois a chuva parar , e ficar arrependido .

Bom dia!

Vou responder tudo no mesmo post.

As rodas sao umas Alexrims matts pro d, segundo a loja que me vendeu a bike, pesam 2200g.

Quanto á pedaleira, vou esperar que a minha dê sinais de desgaste para a trocar e depois coloco uma melhor.

Os pedais, tenho muito receio, tenho de ver mesmo muito bem como fazer.
Senhorpedro és da minha zona, qualquer dia combinamos uma voltinha, que dizes?

Cumprimentos,
Miguel.

Mas claro que sim...
De que zona és?

Back