Tópico do BTT

Há algum truque ou procedimento especial para instalar o pneu sem câmaras? Estive agora a ver uns videos no youtube. Há um em que o gajo usa um desmonta para puxar o pneu para fora numas crank brothers (o video é este How to install a tube tire on a tubeless wheel with sealant and a floor pump - YouTube)
Isso é mesmo necessário? A ideia que tenho é que é só meter pneu e deixar uma abertura para o liquido, meter o liquido, meter pneu, dar ar e o gajo vai ao sitio por si. É isso?

http://www.youtube.com/watch?v=wo4Esh23IIE&feature=related - Nossa, a Joe´s é muito a frente :p

Esse "puxar para fora" é para que o pneu fique no local correcto do aro.

Se tiveres um compressor de ar os pneus ficam logo no sitio.
Com uma bomba de pé dá um pouco mais de trabalho (há que dar "ao pedal" [:D]) para que o fluxo de ar começar a encher e a posicionar o pneu ao aro (enche até uns 4 bar, que é quando se ouvem os barulhos do pneu a ajustar ao aro).

Para perceberes melhor como fazer, enche primeiro o pneu sem por o liquido e depois abres apensas uma parte para por o liquido. [;)]

Go for it! Pelo menos com os Maxxis não te vais arrepender! apr:)

Esse "puxar para fora" é para que o pneu fique no local correcto do aro.

Se tiveres um compressor de ar os pneus ficam logo no sitio.
Com uma bomba de pé dá um pouco mais de trabalho (há que dar "ao pedal" [:D]) para que o fluxo de ar começar a encher e a posicionar o pneu ao aro (enche até uns 4 bar, que é quando se ouvem os barulhos do pneu a ajustar ao aro).

Para perceberes melhor como fazer, enche primeiro o pneu sem por o liquido e depois abres apensas uma parte para por o liquido. [;)]

Go for it! Pelo menos com os Maxxis não te vais arrepender! apr:)

Espero que não. Vamos ver.
Estive agora a reparar que tenho uma válvula tubeless estragada. Tem aquela peça que tem as roscas torta. Dá para substituir essa mesma peça pela de uma câmara de ar certo? É só enroscar... (?).
Onde comprei o selante, deu-me a ideia de, com a referida peça fora, encher com uma seringa e depois enroscar a peça, isto com o pneu todo metido é claro. Não me parece má ideia.

Nem todos os pipos tubeless dão para fazer isso, eu por exemplo nas Fulcrum consigo fazer isso (mas não o fiz), mas o pipo que vem com as Crank já não dá para desenroscar o interior.

Hoje fui trocar os punhos e aproveitei e arranjei tb a peça defeituosa.
Não consigo ajustar o pneu nem por nada, usando os desmontas. No lado oposto aquele pelo qual tirei a câmara de ar, está assente. No outro é para esquecer. Estou a pensar em leva-la a umas bombas de gasolina e usar o compressor deles para a o pneu ir ao sítio. Será que dá assim? Não lavei o aro nem o pneu, é necessário?

Passas um pouco de água e sabão e com o compressor da bomba isso vai ao sitio. Depois rodas o pneu e vês se tudo está ajustado. Se não estiver, com a mão "torces" o pneu na zona a colocar no sitio.

Dei cabo de vez do guiador mortop. Dei uma pancada no guiador e estalei uns 3 a 4cms na extremidade.

Estou a pensar em comprar este:

truv-hbttm130-zoom.jpg

O azar disto tudo foi ter acontecido pouco depois de ter vendido o trigon! ;)
Já me disseram que poderia andar com o Mortop. Que era apenas a extremidade mas não vou arriscar. Ainda são uns 3 a 4cms e tenho medo que comece a estalar ainda mais.

Tenho novidades.
A minha velha Cube LTD vai renascer.
Tenho por cá algum material e decidi começar a montar uma bike do zero. O meu "velhinho" quadro ainda não foi vendido e fiquei com ele pelo valor da retoma!!! Quero montar uma bike com forqueta rigida, rodas 28" e pneus de estrada, pedaleiro 26/36/46 etc..... Com tempo vou procurar no mercado de usados (ou novos) o que me falta.
Quadro, caixa de direcção, desviador da frente, protecção de escora e movimento pedaleiro já tenho, agora é ver o resto.

edununo e que tal este?

580mm x Ø31.8mm 97gr
manilar-carbono-ultralight-%286%29.jpg

manilar-carbono-ultralight-%285%29.jpg

manilar-carbono-ultralight-%284%29.jpg

Acho que custa é mais de 100€, mas é um pormenor [:p]

EDIT: Sabendo o que sei hoje, eu no teu lugar não faria essa montagem com o quadro de BTT, se e para fazer estrada vais ficar sempre a perder em relação a uma bicicleta de estrada. Soubesse eu isso à 3 anos atrás.... [8b]

A ideia não é bem fazer estrada no sentido de andar com malta de estrada. É mais ter uma 2ª bicicleta (a mulher também a vai usar de quando em vez) mais barata de manter, em que possa poupar a de btt nas voltas de estrada.
Esse MSC tem bom aspecto mas o Truvativ de 120g arranjo-o novo por cerca de 60 euros. Ainda é dinheiro e ainda agora deitei fora 90 euros que foi o que custou o Mortop de 102g.......... Custa numa simples pancada dar cabo de tanto dinheiro.
O mais certo é cortar o Mortop para cerca de 52 a 54cms e usa-lo na Cube. Deve dar para o aproveitar para estrada.

Conversão feita. A roda traseira estava com dificuldades em vedar mas acho que já está. Até ver está tudo nice. Vamos ver amanhã se estão na mesma. Daqui a pouco vou dar-lhes mais umas giradelas e se não perderem ar durante a noite, amanhã testo-as no terreno.
A quem usou os EVA... os meus giram bastante. Tanto os vermelhos como os pretos que tenho agora. Alguém teve o mesmo problema?

Já usei os Eva nesse guiador e nem se mexiam. Molhava-os em álcool antes de os colocar e parece que formavam uma película. Tanto é que para os tirar tinha de os estragar.

Há algum truque ou procedimento especial para instalar o pneu sem câmaras? Estive agora a ver uns videos no youtube. Há um em que o gajo usa um desmonta para puxar o pneu para fora numas crank brothers (o video é este How to install a tube tire on a tubeless wheel with sealant and a floor pump - YouTube)
Isso é mesmo necessário? A ideia que tenho é que é só meter pneu e deixar uma abertura para o liquido, meter o liquido, meter pneu, dar ar e o gajo vai ao sitio por si. É isso?

Tubeless -english.wmv - YouTube - Nossa, a Joe´s é muito a frente :p
Não vi aí pneus nenhuns, no video da Joe's. [:p]

Conversão feita. A roda traseira estava com dificuldades em vedar mas acho que já está. Até ver está tudo nice. Vamos ver amanhã se estão na mesma. Daqui a pouco vou dar-lhes mais umas giradelas e se não perderem ar durante a noite, amanhã testo-as no terreno.
A quem usou os EVA... os meus giram bastante. Tanto os vermelhos como os pretos que tenho agora. Alguém teve o mesmo problema?
Os meus Eva também, não sei porquê. Já relatei isso no meu tópico no FBTT, pensei que era o único mas afinal...

Não estou muito preocupado pq, verdade seja dita, nas subidas agarro-a pelos cornos [:D]. Logo vejo amanhã se esse pormenor é incomodativo. De qualquer das formas, vou tira-los e seguir o procedimento do edununo: embebe-los em álcool e limpar a parte do guiador que estes ocupam. Pode ser que resulte...

Os pneus ainda não perderam pressão apr:)apr:)apr:)
Já agora, quais as pressões recomendadas para uma pessoa na casa dos 75kg (+-) ?

Ora, material montado, finalmente... só hoje tive tempo.

O problema é que agora detesto o pneu da frente [:D]. Embora ainda não seja preciso, acho que não tarda vem um igual ou um Rocket Ron para a frente.

Os punhos também vou colocar uns verdes, mas estavam esgotados, tive de montar os que tinha. Aproveitei e retirei também os extensores (cornos), estava farto de apanhar sustos ao descer no meio do monte, os gajos ficavam sempre presos em silvas e companhia.

Amanha vou testar o pneu, e depois dou feedback. [;)]

Last edited:
Acho que é mania minha,mas gosto de ver por ex:A palavra schwalbe mesmo em cima da palavra fulcrum e racing ralph por baixo da red metal!!

Acho que é mania minha,mas gosto de ver por ex:A palavra schwalbe mesmo em cima da palavra fulcrum e racing ralph por baixo da red metal!!

É capaz de ficar mais bonito, mas foi coisa em que nem pensei, montei e foi como ficou.

Quando montar o da frente, talvez já tenha mais atenção a isso. Só quero salientar que, embora este pneu seja 2.1, não é nada largo, parece quase um 1.9.

Agora só estou na duvida se coloco na frente um Rocket Ron ou um igual a este. Não costumo dar muita importância ao peso, mas com estas alterações que fiz hoje (pneu, guiador e retirar os extensores), foram praticamente 400g à vida.

Já não peso a bike há muito tempo, mas penso que neste momento deve estar na faixa dos 11kg, agora se é 11kg baixo ou alto, isso já não sei.

Back