Tópico do BTT

Como comparação, olha por exemplo como tenho na Trek:

IMG-9467.jpg

Quadro M/L. É verdade que tenho igualmente espaçadores, mas mesmo sem eles o selim não estaria muito acima do guiador.

Com o pedal na posição mais próxima do chão, a minha perna em questão está totalmente esticada. É esse o indicador que costumo usar para o cálculo da altura do selim.

Falta aí uns pedais de encaixe [:p]

Cuidado com a altura de selim, no pedalar normal não deves esticar totalmente a perna, pois podes vir a ter lesões nos joelhos!

Falta aí uns pedais de encaixe [:p]

Cuidado com a altura de selim, no pedalar normal não deves esticar totalmente a perna, pois podes vir a ter lesões nos joelhos!

Falta aqui e na BH.

Já tenho aqui pedais para ambas e ainda não dei o salto para a montagem [:D]

Nos trilhos onde tenho andado, de areia e lama com fartura, nunca me senti totalmente confortável com os pés presos, mesmo com as bikes anteriores. Nos imprevistos, é chato.

Para estradões, adapto-me super bem.

Falta aqui e na BH.

Já tenho aqui pedais para ambas e ainda não dei o salto para a montagem [:D]

Nos trilhos onde tenho andado, de areia e lama com fartura, nunca me senti totalmente confortável com os pés presos, mesmo com as bikes anteriores. Nos imprevistos, é chato.

Para estradões, adapto-me super bem.

Eu já não me sinto confortável em cima da bike sem ter os pés presos, seja em que tipo de trilho for...

No passado Sábado dei 57,5 km/h a descer, acho que é o meu melhor registo.

Quanto a pés presos evoluí em sentido contrário, troquei os pedais de encaixe por uns normais.

Eu já não me sinto confortável em cima da bike sem ter os pés presos, seja em que tipo de trilho for...

Os pedais de encaixe acho que vai muito do hábito.

Ainda no fim de semana passado me aconteceram duas situações que com os pedais de encaixe, ia eu e a BH ao tapete.

A primeira foi que ia a abrir entre pinheiros, a rolar na boa a uns 35 km/h, num trilho desconhecido e depois de uma curva meio cega, estava palmo e meio de areia solta, seca, para umas obras.- Ia a contar com tudo menos com isso, sobretudo num dia em que havia até lama. Tive de travar, tirei logo uma perna do pedal (não de encaixe) e lá me consegui equilibrar sem ir ao chão. Nunca tive a prática necessária a tirar os pedais em meio segundo, numa situação extrema como esta.

Outra: estava a passar uma poça daquelas com água até ao cubo. Ao início tranquilo, até tinha cimento, ao meio aquilo tinha uma quantidade surreal de lama. Fiquei literalmente a derrapar na lama, e tive mesmo de meter um pé dentro da poça. Com pedais de encaixe, era banho na certa.

Agora, para rolar em ciclovias, estradões de BTT e até estrada, adapto-me na boa a pedais de encaixe. Há muito menos imprevistos. O problema é que estes trilhos têm uma componente um bocado técnica/surpresa, e aí (talvez por também evitar os pedais de encaixe nestas situações), não me sinto totalmente confiante.

Eu da 2a vez que andei com pedais de encaixe tive de deixar a bike mais de 6 meses[:blush:]

Ainda estão montados, mas vão saltar fora agora que começar a andar mais em trilhos e menos em estrada

@JMFL andavas desaparecido... Mas parabéns pela máquina nova!

Eu uso pedais de encaixe há 11 anos, basicamente 6 meses após ter começado a pedalar na vida adulta. Não quero outra coisa.
Para quem começa, uns Cleats spd multi-release podem ajudar muito. Facilmente se desencaixa o pé.

https://road.cc/content/feature/clipless-pedals-how-multi-release-cleats-make-them-easy-182513

Se mesmo assim não quiserem pedais de encaixe, ao menos comprem uns bons pedais de plataforma.

Algo como estes:

https://nukeproof.com/collections/components-flat-pedals/products/horizon-pro-sam-hill-enduro-pedals

Eu devido a falta de stock ando muito indeciso quanto à compra de uma Bike.
Agora ando a ver a XC 900 da decathlon!
Tem bom equipamento e um bom preço comparando com modelos parecidos e pesa 10.3kg segundo o site.
Alguém tem feedback deste modelo?

Eu devido a falta de stock ando muito indeciso quanto à compra de uma Bike.
Agora ando a ver a XC 900 da decathlon!
Tem bom equipamento e um bom preço comparando com modelos parecidos e pesa 10.3kg segundo o site.
Alguém tem feedback deste modelo?

É uma boa máquina.
Quadro em carbono, boost e relativamente leve.
Tem um grupo completo GX Eagle, rodas Mavic, uma boa suspensão, etc...
Por 1599 euros é difícil arranjar melhor.
Ao vivo é bem mais apelativa do que nas fotos.

Lojas física não existe. Apenas online.
O problema é que elas não vêm completamente montadas e muito menos afinadas.
Realmente parece ser uma boa compra.

No passado Sábado dei 57,5 km/h a descer, acho que é o meu melhor registo.

Quanto a pés presos evoluí em sentido contrário, troquei os pedais de encaixe por uns normais.

Neste registo, dei uma vez 93kmh a descer de Marmelete para Aljezur. Na altura nem sequer vinha bem a pensar no que ia a fazer, quem conhece a descida sabe o penhasco a direito que é, vinha simplesmente a aproveitar a descida. [:D]

Depois é que pensei bem no feito, qualquer deslize e ficava ali esticado, acho que não repeti a proeza..

uso pedais de encaixe desde 2012. não quero outra coisa.

depois das 3 quedas oferecidas, o hábito instalou-se. Mas, agora, estive varias semanas parado porque as subidas às eolicas deram-me dores no joelho dto...
fiz uma RM este mês (bendito seguro de saúde que me pagou 90%) e que não assinalou nada no joelho. Tenho de fazer um FIT para ter as medições certas na bike.

Os meus são como esses, impecáveis. Mas quando vêm à canela! [:D]

Imagino. Essa é mais uma das razões por usar os pés presos.

uso pedais de encaixe desde 2012. não quero outra coisa.

depois das 3 quedas oferecidas, o hábito instalou-se. Mas, agora, estive varias semanas parado porque as subidas às eolicas deram-me dores no joelho dto...
fiz uma RM este mês (bendito seguro de saúde que me pagou 90%) e que não assinalou nada no joelho. Tenho de fazer um FIT para ter as medições certas na bike.

Eu fiz um bike-fit há uns anos. Também tinha algumas dores e uma das razões era ter o selim alto. Tinha colocado usando as técnicas habituais, mas o que é certo é que depois de baixar a altura de selim as dores desapareceram.

Na semana passada fiz uns kms valentes na praia e por picadas com alguma areia, na zona de Melides e fique apaixonado. Rolar a 15/17 kms hora numa praia sem ninguém, de areia grossa é muito bom. Estou tão tentado...

15836555ec22aef6cab64.82919844.jpg

P_20210224_162134.jpgP_20210224_162204.jpgP_20210224_162148.jpg

Recente upgrade à minha máquina .
Tinha 10/42 , com 11 v, com Sram XO ,e substitui por 10/52 também da Sram mas GX . Mantive o Gripshift. Quando comprei esta bicicleta fiquei um bocado reticente com o Gripshift , porque na de roda 26 sempre tive trigger Shimano XT. Agora não quero outra coisa . Troca de mudanças muito mais precisa e rápida. Prato e corrente novos também da Sram.

Infelizmente só deverei experimentar depois do verão na melhor das hipóteses.

Last edited:
Vou fazer isso!

Para colocar fitas, tenho de remover estas abaixo, certo?

375-DA544-303-E-4-D87-A995-E94-BE92-C54-BF.jpg

Desculpa só estar a responder agora.
Assim a olhometro, parece-me que essa fita não serve, pois não "sela" os buracos que tens no aro para encaixe dos raios.
E de qualquer forma, já que vais colocar líquido, colocava uma fita nova para teres a certeza que durante uns tempos não tens problemas.
Tenta ter o aro o mais limpo possível e aplicar a fita com bastante cuidado, de forma a ficar tudo bem estanque. Um pequeno truque útil é comprar uma fita com mais 2mm que a largura interna do aro.

Quanto aos pedais de encaixe ou não: eu não consigo sequer imaginar andar sem pedais de encaixe :)

Na semana passada fiz uns kms valentes na praia e por picadas com alguma areia, na zona de Melides e fique apaixonado. Rolar a 15/17 kms hora numa praia sem ninguém, de areia grossa é muito bom. Estou tão tentado...

Também já experimentei uma Fat Bike e também adorei, foi mesmo das bicicletas em que já andei que mais gostei, no caso era uma KTM fat flea sem qualquer tipo de suspensão, uma espécie de back to basis, com um conforto, precisão e rigidez supreendentes e depois uma capacidade de andar na areia que nem se compara com uma normal BTT.

A que eu andei tinha pneus 4,0 mas já vi umas com 4,8

fat-flea-26-48-toxic-orange-white-grey.jpg

Back