Boas,
neste passado Domingo, convidei alguns amigos para me acompanharem num passeio (que acabou por ser uma maratona) desta vez maioritariamente por estrada.
Fizeram-me companhia o
edias que levou um amigo e o
Nekrofiltik.
O objectivo era ligar Lisboa (no meu caso, visto que o resto do pelotão juntou-se a mim durante o caminho) a Valada, fazendo a EN10 até Vila Franca de Xira, e a partir daí, seguir (com algumas variantes) o caminho de Fátima, com passagem por Vila Nova da Rainha, Azambuja e Valada, nomeadamente a sua "praia" fluvial no rio Tejo. Este percurso era para ser feito ida e volta.
O inicio para mim foi pouco depois das 7h da matina, para este que iria se revelar uma grande maratona, ou como gosto de lhe chamar, a "Maratona das Lezírias"
Como o passeio ia ser principalmente por estrada, optei por levar a minha bicicleta que me tem acompanhado diariamente para o trabalho. Neste momento conta com 28.300km e sempre a somar
Mas como podem ver, os pneus apesar de serem na medida 1,95, estão "adaptados" à estrada, visto serem slicks ou carecas como lhe queiram chamar [

]
O passeio propriamente dito, teve de tudo (ou quase), tivemos bastante estrada (90%), alguns estradões de terra batida, caminhos, etc... Até chegámos ao ponto de andar em cima de um dos diques do Tejo
Tivemos também a nossa dose de furos, ambos em alcatrão. O primeiro, foi um pneu da bicicleta do
Nekrofiltik que furou na EN3 em Vila Nova da Rainha. Quando estávamos a terminar a reparação, passa um grupo de ciclistas das "fininhas" (bicicletas de estrada) que atiraram as bocas da praxe. Parece que o
edias e o amigo se picaram com eles, visto que pouco tempo depois estávamos na sua roda. No entanto o
Nekrofiltik não estava satisfeito com a situação de ir na roda a um ritmo calmo (20 e tal km/h) pelo que optou por lançar o sprint [

]Foi logo seguido por mim, e pelo
edias e o amigo. Os outros para nossa surpresa não responderam à "provocação". Lá seguimos nós na excelente EN3, em direcção à Azambuja. No entanto, quando ia na sombra do
Nekrofiltik reparei que 2 dos das "fininhas" finalmente tinham-se picado connosco. Passei para a frente do
Nekrofiltik e avisando-o para esse facto, optámos por subir o ritmo. O
edias optou sábiamente por poupar as pernas para os restantes km's que ainda tinhamos para fazer.
Com o
Nekrofiltik na minha roda, vivemos um momento digno do Tour [

]. Lá íamos nós a 35km/h com as nossas BTT's e seguidos pelos "fininhos". optei por reduzir ligeiramente o ritmo para eles nos passarem, quando tal aconteceu, foi a nossa vez de ir na roda deles, isto a cerca de 40km/h. Os gajos até ficaram parvos como era possível ir tão depressa com uns pneus tão largos (bendito vento pelas costas). Lá fomos assim rapidamente até à Azambuja, onde eles seguiriam caminho diferente.
A partir daqui, o ritmo foi mais calmo até chegarmos ao nosso destino, a praia fluvial de Valada. Depois de uma pequena pausa, optámos por voltar à estrada para o regresso, que se adivinhava complicado, devido ao vento, que nos ajudou a lá chegar, mas que iria ser prejudicial em toda a extensão do nosso regresso.
Até ao fim, de realçar um furo novamente em alcatrão, desta vez o
edias com um pico no pneu traseiro (mas que a gente desconfia que foi propositado para obrigar a uma pausa para descansar [

] [

])
Em resumo, cheguei a casa depois de uma manhã bem passada, com os seguintes dados estatísticos:
- penso que 130km feitos, isto porque o ciclómetro devido à chuva que apanhei na parte final, se "passou", pelo que penso terem sido cerca de 130km visto que em Alverca ia com 105km feitos
- média final de cerca de 21km/h, o que considero muito bom, tendo em conta a distância e o vento contra durante metade do percurso
Aqui os heróis que fizeram esta maratona
Reportagem vídeo deste passeio no local habitual [

]
www.blue-eagle.net/downloads/MaratonaLezirias15Jul2007.zip