Tópico do BTT

Sinceramente, não sei ser mais esclarecedor, pq são comentários que tenho lido/ouvido, apesar da minha bicicleta ter uns Formula Oro... :sh)

Possivelmente essas queixas eram para os modelos Formula B4, que foi o modelo anterior a estes Oro. Os B4 esses sim tinham fama de problemáticos então as pessoas ouvem falar em Formula e nem querem ouvir mais nada. Mas sabes a melhor, tenho uns "B4 Sport" à 4 anos e só por uma vez tive que ir ao mecânico com eles [:blush:]

Hoje terminei a manutenção a uma das minhas bicicletas, processo esse que começou na passada segunda-feira. Demorei tanto tempo neste processo, porque a disponibilidade não é muita, e porque neste processo esteve incluído a troca do cubo da roda traseira

Primeiro que tudo, o material que passou à reforma:

Aqui está a pedaleira Shimano LX depois de 13.000km de uso. Como podem ver os dentes dos pratos grande e médio já estão todos afiados. O prato pequeno nem está mau, visto que é pouco utilizado.

20out2007001pj0.jpg

20out2007004nd1.jpg

No entanto, nem tudo correu bem nestes 13.000km. Devido à minha falta de atenção/falta de conhecimento para com a manutenção da pedaleira, um dos rolamentos entregou a alma ao criador depois de vários "banhos" de água e lama no último inverno. Resultado, o rolamento gripou, mas como eu tenho tanta força nas pernas [:)], nem notei que o movimento da pedaleira estava mais preso, pelo que esses km's feitos com o rolamento gripado, provocou um desgaste no eixo. Depois de corrigido o problema do rolamento o desgaste no eixo, provocava uma pequena folga, algo que veio a provocar a quebra do parafuso de plástico que segura o crank esquerdo ao eixo (avaria esta que veio antecipar esta manutenção)

20out2007003qf0.jpg

Em termos de cassete, tinha uma SRam 971 que aguentou bem a estes km's todos, apresenta algum desgaste nas relações que eu mais utilizava, mas como podem ver, a mais pequena e as maiores estão quase novas, visto que raramente as utilizo

20out2007005fh1.jpg

Troquei igualmente a corrente, que era uma SRam 99 que não me deu um único problema nestes km's todos (tenho o hábito de só trocar a corrente quando troco os restantes componentes da transmissão).

Tive que trocar igualmente as "rodinhas" do desviador traseiro, visto que a superior já tinha os dentes um pouco para o afiados

20out2007008rc1.jpg

Agora em termos de material novo:

A pedaleira passou a ser uma XT usada com o prato grande e médio da Stronglight em aluminio, sendo o pequeno um prato XT usado mas em bom estado

20out2007013ux2.jpg

A cassete optei por colocar uma SRam 971 visto que gostei da anterior que tive. Dá para ver igualmente a "nova" protecção do quadro, optei por tirar a de tecido que tinha (que estava já a ficar com buracos e toda suja de oleo), por uma feita com parte de uma câmara de ar velha e presa com uns tirantes de plástico.

20out2007009tu3.jpg

Até aqui a manutenção foi simples, o maior problema foi o trocar o cubo da roda traseira. O cubo original, depois de 30.000km começou a apresentar um folga, talvez devido ao facto de alguma(s) da(s) esfera(s) terem dado o berro. Como a manutenção ao mesmo ainda ia ficar cara, tinha duas opções: ou comprar umas rodas novas, ou tentar trocar o cubo por um XT que tinha cá em casa usado. Optei por esta segunda hipótese. Começei na segunda-feira a desmontar a roda velha, primeiro problema, não consegui tirar o disco, 2 dos 6 parafusos estão de tal forma calcinados que não os consegui desapertar. Desmontei o aro, e tirei todos os raios que consegui. Próximo passo, tentar montar a roda outra vez mas como o cubo XT. Aqui neste passo voltei a pensar seriamente na hipótese de comprar uma roda nova, porque estive a ver o caso mal parado ao ter o cubo numa mão e o aro na outra "e agora?" lá consegui montar a roda depois de algumas horas e tendo outra roda a servir de exemplo

Aqui está ela quase a 100%

20out2007012in4.jpg

Outro dos problemas que corrigi, foi o espigão do selim, visto que o orginal estava a ficar torto, o que levava a fazer um ranger que parecia que a bicicleta se ia partir toda. Comprei um FSA Carbon Pro, que é um espigão de aluminio mas com um revestimento em carbono que lhe dá um look espectacular. É na medida 27,2 x 350mm o que se revelou um pouco curto, em vez dos 350mm deviam de ser 400mm, assim está mesmo no limite, mas como o próprio selim tem uma estrutura alta, está na medida certa para mim, apesar estar no limite

20out2007016ev6.jpg

(continua....)

Aqui estava ela pronta para o test-drive, a hora da verdade de saber se a roda não se ia partir toda [:)]

20out2007017fx2.jpg

A "Mountain Beast" estava pronta para voltar ao mato

20out2007021sg8.jpg

Delicioso esteticamente o pormenor dos tubos

20out2007022wz5.jpg

Hoje, depois de almoço, optei por ir dar uma voltinha ao meu local habitual de "treino", as matas do Jamor. Logo que saio de casa e dou as primeiras pedaladas, ouvi os raios todos a irem ao sitio, pensei logo, "ai que isto parte-se já tudo", mas depois de acamarem, não voltei a ouvir barulho de lá.

Aqui está ela já no Jamor, depois dos primeiros trilhos

20out2007040fr9.jpg

A transmissão funcionou de modo excelente, mas uma das próximas coisas a mudar/afinar vai ser o desviador dianteiro, o LX não está grande coisa. A merecer atenção vai ser também o travão dianteiro que está a precisar de pastilhas novas. tirando isso só uma folga na caixa de direcção (que nota-se pouco em andamento)

No "posto de condução", optei por cortar o guiador para ficar um pouco mais pequeno, tirei quase 1cm de cada lado e ficou bem melhor

20out2007043uj6.jpg

Mas uma foto do novo espigão, em todo o seu esplendor sobre este sol maravilhoso neste Outono fora do comum [:cool:]

20out2007045js7.jpg

Com isto tudo, dei uma nova vida à bicicleta, e só espero que seja como os gatos, que tenha 7 visto que já vai na 3ª [:)] [:blush:]

Então,e que tal correu o enraiamento? [;)]

Só te digo que foi uma pequena aventura, mas fiquei de tal modo moralizado para o fazer, que quando olhei para o relógio já eram quase 24h e no dia a seguir era dia de trabalho [:D].

É um trabalho que se faz com alguma paciência, e olha que o resultado não ficou mau de todo, hoje a roda levou uma "esfrega" nos trilhos de Monsanto [:cool:] que tão bem conheces [;)] e aguentou aquilo tudo na boa apr:)

Neste momento está a 95% visto ter um ligeiro empeno, mas não tive paciência para o resolver ainda.

Viva!

Quanto te custou esse espigão PC ??
Ficava mesmo a matar na minha bina...

Já agora em jeito de relato, hoje aventurei-me mais a malta na serra de Barrosas (quem for do norte deve conhecer), grande coça que levamos.

Descidas loucas, com mias subidas loucas, pedras soltas e ponteagudas, daquelas que nos rasgam todos se ousarmos cair.
Brutal !

o ultimo passeio organizado que fiz não me consegui esgotar tanto como hoje, naquela que seria mais uma voltinha domingueira.:o
Haja força no pedal.[;)]

Pessoal que foi a Idanha que tal?
Simplesmente fantástico, desde o tempo, organização, paisagens, o espírito do pessoal, enfim...5 estrelas!!apr:)
Foi a 1ª vez que me meti nestas coisas e correu muito melhor do que estava à espera, fiquei me pelos 40 kms.
Não me estava a ver a subir aquilo tudo até Monsanto(65 kms)!![:p]

Que venha uma próxima, que o bicho pegou!!![:D] [:D]

Viva!

Quanto te custou esse espigão PC ??
Ficava mesmo a matar na minha bina...

Já agora em jeito de relato, hoje aventurei-me mais a malta na serra de Barrosas (quem for do norte deve conhecer), grande coça que levamos.

Descidas loucas, com mias subidas loucas, pedras soltas e ponteagudas, daquelas que nos rasgam todos se ousarmos cair.
Brutal !

o ultimo passeio organizado que fiz não me consegui esgotar tanto como hoje, naquela que seria mais uma voltinha domingueira.:o
Haja força no pedal.[;)]

Boas,

26€ mais portes

http://www.fizzbikes.com/?topic=listing&cat=83&product=1060

Atenção que já esteve em promoção recentemente, com um preço de 22€ [;)]

Simplesmente fantástico, desde o tempo, organização, paisagens, o espírito do pessoal, enfim...5 estrelas!!apr:)
Foi a 1ª vez que me meti nestas coisas e correu muito melhor do que estava à espera, fiquei me pelos 40 kms.
Não me estava a ver a subir aquilo tudo até Monsanto(65 kms)!![:p]

Que venha uma próxima, que o bicho pegou!!![:D] [:D]

apr:) apr:)
Tal como estava à espera.
Estive lá o ano passado e foi espectacular, tirando o diluvio que ocorreu durante a prova, mas que deu outra alma à coisa [;)]
Aquele almoço [br:)] [br:)]
E a organização 5 estrelas.

Este ano por motivos de ordem fisica não pude comparecer, mas para o ano lá estarei se tudo correr bem.

Cumts
EM

O passeio pelos Trilhos da Raia foi fantástico. As paisagens e o pessoal da organização são cinco estrelas.

Aqui fica uma amostra das paisagens.

dsc02198aim3.jpg

Gonzas, por acaso não eras tu estavas sozinho à partida e que o Pedro te chamou para junto de nós (Miguel e Tânia) e partimos juntos?

Trilhos da Raia tambem foi o meu 1º passeio de BTT e foi simplesmente espetacular, a organização realmente está de parabens
Valeu a pena fazer 65km até ao porco no espeto [:D]

Foto no reabastecimento em monsanto depois de uma puxada subida, só apreciar a paisagem dá energia ao pessoal.

DSCN4106.jpg

Última edição:
Trilhos da Raia tambem foi o meu 1º passeio de BTT e foi simplesmente espetacular, a organização realmente está de parabens
Valeu a pena fazer 65km até ao porco no espeto [:D]

Foto no reabastecimento em monsanto depois de uma puxada subida, só apreciar a paisagem dá energia ao pessoal.

Ver anexo 17669

Tou a ver que não mudaram a ementa do ano passado. MUITO BOM [br:)]

Venham as fotos [;)]

Para o ano organizamos ai um grupo do Fórum :)

Cumpts
EM

Pc, é de dar mérito essa paciência de "Jó" de volta do cubo traseiro. Eu não sei se me aventurava...
A bike está 5 estrelas.
O espigão de selim fica muito bem nesse conjunto. É bem bonito.
E a opção de cortares o guiador também me pareceu muito bem. Ganhas mais agilidade nos sitios mais apertados, do tipo, quando um autocarro te apertar contra um passeio:sh) [:)]

Aquele abraço[;)]

O passeio pelos Trilhos da Raia foi fantástico. As paisagens e o pessoal da organização são cinco estrelas.

Aqui fica uma amostra das paisagens.

dsc02198aim3.jpg

Gonzas, por acaso não eras tu estavas sozinho à partida e que o Pedro te chamou para junto de nós (Miguel e Tânia) e partimos juntos?
He! He! Nem mais!!
Para a próxima a minha namorada também tem que ir(isto de ficar de fora enquanto eu dou o litro, não está com nada!!!)[:D]

Nunca mais vos vi....:confused: conheci mais pessoal à frente que diga se de passagem tambem nunca mais os vi!![:)]
Aquela parte final....:sh)

He! He! Nem mais!!
Para a próxima a minha namorada também tem que ir(isto de ficar de fora enquanto eu dou o litro, não está com nada!!!)[:D]

Nunca mais vos vi....:confused: conheci mais pessoal à frente que diga se de passagem tambem nunca mais os vi!![:)]
Aquela parte final....:sh)

Há coincidências...

Nós ficamos algum tempo junto da barragem a tirar fotos e aí tu deves-nos ter passado. No re-abastecimento também estivemos lá 10 minutos e por isso nunca mais te vimos.

Na parte final havia umas partes que teve de se desmontar. Outras bastava descansar uns minutos e "vamos a isto" que até se conseguia fazer.

Este tipo de passeios são excelentes para motivar as mulheres porque elas só vêm as paisagens e parece tudo plano. Depois quando vêem para os trilhos verificam que afinal não é bem assim. [:D] Mas acabam por gostar.

Nós começámos a andar há pouco tempo, escolhemos umas bicicletas equilibradas, não muito caras mas que nos oferecessem alguma segurança/resistência.

A minha mulher adorou o passeio apesar das dificuldades e nunca desiste. Só nas subidas é que fica um pouco para trás.

dsc02224ang9.jpg

Viva malta!

Wheeler Eagle Pro

Alguém já viu informação sobre esta bike na net?

Eu vi-a no catálogo da Wheeler. Estou a pensar comprar.

É uma hardtail com suspensão Fox com 100mm de curso
Desviadores traseiros XT e posteriores LX
Manipulos que pedi para mudarem para XT
Manetes que tb pedi para mudarem para XT
Travões de disco XT
A pedaleira ainda não pedi para trocar mas em principio vou trocar para a XT também
avanço e guiador Richey
espigão selim Richey
Aros Alex
Raios - Não me consigo lembrar
icon_redface.gif

Preço final, com desconto para amigo, €1100 (ainda sem a troca da pedaleira)

A questão é se é um bom preço e onde posso encontrar as wheeler de 2008 porque no site ainda não está nada!
icon_confused.gif

Voltar
Superior