Tópico do BTT

mmao, foste tu que cortaste o tubo da suspensão? Como fizeste?
Preciso de cortar um pouco ao tubo de uma suspensão. Dicas, de como fazer, são bem vindas.
existem umas máquinas proprias para cortar tubos, que geralmente os canalizadores têm disso, parecidas com esta:
refrigeracao03.jpg
ou se tiveres jeito para bricolage, experimenta um serrote de cortar ferro, mas é preferivel uma máquina para ter o corte mais limpo
A michelin recomenda uma combinação de montagem que potencia a travagem no eixo dianteiro e a tracção no traseiro, deixando, no entanto, ao critério do utilizador a escolha por outra combinação.

Podem ver aqui
Fitting Direction of Michelin Mountain Bike Tyre

Só levantei a questão, não fosse o mmao não ter reparado.[;)]
e não reparei mesmo:sh)
seri que a maioria dos pneus tem sentido de rotação, e como quem me vendeu as rodas tinha uma loja aberta, pensei que soubesse o que fazia, e nem cheguei a duvidar, mas pelo que percebi tenho os pneus montados ao contrário, ou não?:sh)

Última edição:
...mas pelo que percebi tenho os pneus montados ao contrário, ou não?:sh)

Pelo que consigo perceber das fotos, se inverteres o teu pneu traseiro, vai-te oferecer mais tracção, assim como está rola melhor.
Tal como disse o DonJuan1 é só uma recomendação da marca, agora depende dos gostos/necessidades de cada um

mmao, foste tu que cortaste o tubo da suspensão? Como fizeste?
Preciso de cortar um pouco ao tubo de uma suspensão. Dicas, de como fazer, são bem vindas.

Na falta da máquina de cortar tubo um serrote de metal faz milagres.
A minha cortei com o Dremel, e um disco de corte. Ficou impecável. Claro que com a máquina de cortar tubo como mostraram aí fica mais 'limpinho', mas essa parte do tubo fica tapada. Desde que fique mais ou menos direito não há problema.

existem umas máquinas proprias para cortar tubos, que geralmente os canalizadores têm disso, parecidas com esta:
Ver anexo 69158
ou se tiveres jeito para bricolage, experimenta um serrote de cortar ferro, mas é preferivel uma máquina para ter o corte mais limpo

e não reparei mesmo:sh)
seri que a maioria dos pneus tem sentido de rotação, e como quem me vendeu as rodas tinha uma loja aberta, pensei que soubesse o que fazia, e nem cheguei a duvidar, mas pelo que percebi tenho os pneus montados ao contrário, ou não?:sh)

Sim e não![:D]

A parede lateral do pneu tem setas indicativas consoante o eixo. Vê lá, rola e depois diz o que achas dos pneus.

obrigado PMAT, e cá está ela montada
só falta prender o sensor do conta-kms.
o contraste do preto com o branco das rodas ficou muito bom e ao vivo tem uma aparência muito melhor do que nas fotos e afinal ficou com 13kg certos. pensei que fosse pesar menos.
o que acham?

DSC00042-1.jpg

Ficou 5 estrelas. Está muito bonita.

Pelo que consigo perceber das fotos, se inverteres o teu pneu traseiro, vai-te oferecer mais tracção, assim como está rola melhor.
Tal como disse o DonJuan1 é só uma recomendação da marca, agora depende dos gostos/necessidades de cada um

Sim e não![:D]

A parede lateral do pneu tem setas indicativas consoante o eixo. Vê lá, rola e depois diz o que achas dos pneus.

os pneus têm as tais setas indicativas, mas nem tinha reparado nisso, até porque ainda só andei uns metros para ver como estavam as mudanças.

Uma questão:

O espigão do selim tem uma marca onde diz que essa parte é o mínimo de tudo que tem de estar dentro do quadro. Acontece que me sobra uns 6 ou 7cms de tudo. Valerá a pena cortar esses cms e poupar umas 30 ou 40 gramas no bicicleta ou estou a ser picuinhas. [:D]

Acho que estás a ser picuinhas [:D] Deixa ficar o espigão como está, se queres tirar mais peso que esse, dá uma mijinha antes de ires andar [:D]

E se quiser perder ainda mais, manda uma c@gada atrás de um penedo. Comigo, é garantido que perco mais de 1kg![:D]

Eu também me preocupei com o peso no ínicio...mas depois comecei a ver o que levava no camelback » 1,5L de água, comida e barras de chocolate, duas bombas de ar (para válvula presta e schrader), duas câmaras de ar e um kit de ferramenta.

Já estou como diz o outro, haja pernas.

Duas bombas de ar?! Não falo pelo peso, falo pelo espaço, pela não necessidade deste acessório.
Ou então anda com camaras de igual válvula.
Eu ainda me arrisco, porque ando com apenas 1 camara extra.

Amanhã vai saber mesmo bem andar no alcatrão molhado. Está a chover mas a previsão para a manhã de Domingo é boa, por isso não devo apanhar chuva.

Boas,

Dps de mt procurar, finalmente consegui comprar e montar um novo guiador!
A escolha foi:
p046908.jpg

+

bhs-01_big.jpg

Fui à loja Specialized q se encontra no Dolce Vita e achei o atendimento mt fixe, tendo-me tirado logo as medidas a olho e verificando q o ganho em relação ao novo guiador seria pouco. Bem, pelo menos pareceram convincentes e de quem percebia da poda, acabei por comprar msm um novo avanço de 90mm, o q vinha na bike era de 110mm o q diga-se era bastante.
A imagem já está aí a atrás agora as características do avanço (BHS-01 ULTRAFORCE
):
- Stainless steel bolts
- Fork tube diameter: 28.6 mm
- Angle: 6 degree
- Weight: 129 grams
- Extensions: 90

Amanhã a ver se encontro as especificações do guiador q n está fácil, enquanto escrevia este post andava à procura e n encontrei, ainda p cima a Specialized já colocou os modelos de 2010.

Montei ainda os novos punhos e os bar-ends, certo, certo é q ficaram 75€! :sh)
Amanhã espero ver c/ ficou a configuração... [kiss]
E a ver se tiro umas fotos do conjunto tb!

Cumps e a ver se o tempo nos deixa andar,
Edd :)

Última edição:
Duas bombas de ar?! Não falo pelo peso, falo pelo espaço, pela não necessidade deste acessório.
Ou então anda com camaras de igual válvula.
Eu ainda me arrisco, porque ando com apenas 1 camara extra.

Amanhã vai saber mesmo bem andar no alcatrão molhado. Está a chover mas a previsão para a manhã de Domingo é boa, por isso não devo apanhar chuva.

Já mandei duas bombas para o lixo porque ao trocar a adaptação de presta para schrader ou vice-versa algumas vezes, acabo por estragar a adptação...resolvi comprar duas mini-bombas e não mexer nos adaptadores.

Mas há bombas com saidas duplas, e até com o corpo da bomba, com vários tamanhos e diametros . Ou optares por uma destas ,poupas espaço e peso . Podes encontra-las na sport zone , decathlon etc etc . Cumps

tonyV, já utilizo à uns anos uma bomba da Decathlon das mais baratuxas (3€ :confused:), dá para os dois tipos de pipo com uma alteração simples e até agora tem se revelado uma boa compra [;)]

Eddy tem bom aspecto esse novo "tablier" da tua bike [;)] Gostei bastante do avanço da BBB em branco.

tonyV, já utilizo à uns anos uma bomba da Decathlon das mais baratuxas (3€ :confused:), dá para os dois tipos de pipo com uma alteração simples e até agora tem se revelado uma boa compra [;)]

Eddy tem bom aspecto esse novo "tablier" da tua bike [;)] Gostei bastante do avanço da BBB em branco.

Então devo ser bruto ou cepo, porque com o uso estrago sempre a adaptação:sh)

Então devo ser bruto ou cepo, porque com o uso estrago sempre a adaptação:sh)

Se calhar tem a ver com o tipo de adaptação usada. Não sei se tens alguma Decathlon perto de Bristol, mas se tiveres dá lá um salto e vai espreitar as bombas deles. Cá custam à volta de 3€ acho eu.

Mas tens os dois tipos de válvula nas rodas da bicicleta?

Se calhar tem a ver com o tipo de adaptação usada. Não sei se tens alguma Decathlon perto de Bristol, mas se tiveres dá lá um salto e vai espreitar as bombas deles. Cá custam à volta de 3€ acho eu.

Mas tens os dois tipos de válvula nas rodas da bicicleta?

Não, aqui na região não há decathlon. Fiquei com os dois tipos de válvulas porque quando tive o meu primeiro furo encomendei logo 3 câmaras de ar online...só que como sou expert em bicicletas nem sabia que havia os dois tipos de válvulas, lol

Como só furei atrás até hoje, nunca mudei a câmara de ar à frente.

eddy, esse guiador é mujito fixe e o avanço branco[br:)][br:)]

em relação às bombas da decathlon, custam 2.5€ cada e eu comprei duas[:D]
e pelo preço são mais que suficientes para dar ar.[;)]
alguém me sabe dizer que tipo de oleo usam as suspensões, no meu caso a tora 302?
é que queria fazer-lhe a revisão, mas não faço ideia que tipo de oleo leva, até porque já me disseram que possivelmente o poplock não bloqueia, por falta de oleo [8b]

Voltar
Superior