Tópico do BTT

Estou a pensar seriamente em avançar para os pneus Tubeless. Um solução seria colocar um kit nas minhas rodas actuais ou comprar umas já preparadas para pneus UST. Falaram-me nas Mavic Crossland Tubeless.
Já vi algumas usadas à venda por valores simpáticos. O que me dizem?

Curiosamente eu também tenho andado a pensar no mesmo,porque o meu cubo da roda de trás Shimano XT deu o berro aos 3400 kms,e os aros DTsuiss não dão para tubless,mas eu estava virado mais para as crossmax st,em que ganhava cerca de meio kilo,mas perdia mais de 500€!
As crossland parecem-me um bocado pesadas!

Entretanto consegui reparar o cubo metendo-lhe peças de outro,e por enquanto vou andando assim!
Acho que a grande vantagem dos ust será um gajo poder rolar com menor pressão para ter mais aderencia,sem correr o risco de trilhar a camara de ar.
De resto os pneus ust são mais pesados e também mais caros!
De qualquer maneira sou da opinião que quando se tem de mudar deve-se mudar para uma preparadas para pneus tubless!

Realmente a Dahon tem bicicletas de ficar de boca aberta[br:)] A Jetstream P8 e a Jetstream EX são brutais, pena os 1500€ sensivelmente que custam:sh)

Indo para uma marca Tuga, que dizem desta?

2385255772_ba46a2bf66_o.jpg

BAstante acessível, cerca de 200€, e quadro todo em alumínio... A suspensão frontal parece não ser nada de jeito, mas isso não é problema. Qual a vossa opinião?

As características são estas:

Quadro: Aluminio 7005 c/ tratamento T4 & T6
Forqueta: Suspensão TopGun
Mudança frente: ---
Mudança trás: Shimano TX30
Jogo pedaleiro: Simples 48D c/ crenque en alumínio
Manípulos mudança: Shimano RVS 7 vel.
Carreto: Shimano 7Vel.
Jogo travões: V-Brake alumínio
Rodas: Alumínio
Pneus: City - 20X1.50

Abraços, obrigado.

Além desses dados todos, falta um dos mais importantes, ainda por cima numa desse tipo, que tens que transportar: o peso[;)]

Para umas voltitas em viagens, sem ser para uso intensivo, acho que trocava a suspensão por uma forqueta rígida leve....eu, que não pesco nada disto.....

Depois da prova que fiz (falei nela na página anterior) já vim a este tópico não sei quantas vezes.

Tendo em conta que sou um BTTista relativamente pouco experiente, mas que já dei algumas voltas e que tenho uma condição física razoavel, se pensasse em dedicar-me mais a esta causa, quanto é que acham que devia investir numa bicicleta ? e sugestões ?

A que o meu cunhado comprou é igual a esta;

http://scottusa.com/pt_pt/product/7932/44735/scale_50

Last edited:
Curiosamente eu também tenho andado a pensar no mesmo,porque o meu cubo da roda de trás Shimano XT deu o berro aos 3400 kms,e os aros DTsuiss não dão para tubless,mas eu estava virado mais para as crossmax st,em que ganhava cerca de meio kilo,mas perdia mais de 500€!
As crossland parecem-me um bocado pesadas!

Entretanto consegui reparar o cubo metendo-lhe peças de outro,e por enquanto vou andando assim!
Acho que a grande vantagem dos ust será um gajo poder rolar com menor pressão para ter mais aderencia,sem correr o risco de trilhar a camara de ar.
De resto os pneus ust são mais pesados e também mais caros!
De qualquer maneira sou da opinião que quando se tem de mudar deve-se mudar para uma preparadas para pneus tubless!

As crossland são pesadotas mas lá está são baratas. Será que mesmo assim não serão mais leves que as Alex Rims ZX24 com aros DT Suiss Champion 2.0 e cubos Shimano M525?
Além disso teria de somar o peso do kit de transformação.

Depois da prova que fiz (falei nela na página anterior) já vim a este tópico não sei quantas vezes.

Tendo em conta que sou um BTTista relativamente pouco experiente, mas que já dei algumas voltas e que tenho uma condição física razoavel, se pensasse em dedicar-me mais a esta causa, quanto é que acham que devia investir numa bicicleta ? e sugestões ?

SCOTT SPORTS | Bike | Scale 50

É muito semelhante à minha Cube.

A mesma forqueta, as mudanças de trás, a cassete são iguais. Os shifter idem. A pedaleira é semelhante etc......

Além do mais tem muito bom aspecto.

É muito semelhante à minha Cube.

A mesma forqueta, as mudanças de trás, a cassete são iguais. Os shifter idem. A pedaleira é semelhante etc......

Além do mais tem muito bom aspecto.

Boas,

A Scott Scale já é uma máquina carota... tens q ter a certeza do q vais andar p/ compensar o investimento.
Tens tb q ter em consideração os lugares onde vais praticar, etc.

Pq, é assim... eu n estou a dizer q comprar o melhor q se possa seja mau, apenas digo q p vezes n compensa. Se dps o material vai ficar encostado largos meses e nem ao fds vai tirar ferrugem, penso q n compensa um investimento tão elevado. [;)]

Boa sorte na escolha e espero q daqui a uns tempos seja um utilizador regular deste tópico! apr:) [:p]

Digamos que sim. Vai ser para usar nas estradas de terra batida da serra da estrela.

Se vais andar a "partir" equaciona (seriamente) o poupares + algum dinheiro e dps compra uma coisa melhor.

125€ n te compram nada de especial, só sarilhos e chatices o q vai fazer com q vás desistir disto + depressa.

Nem Berg, nem Decathlon te safam com 125€, se msm assim optares p comprar, vai p/ uma bike sem suspensão!

Edd :)

Digamos que sim. Vai ser para usar nas estradas de terra batida da serra da estrela.

O meu conselho seria tentares esticar um pouco o orçamento. Ou esperares mais um pouco até conseguires juntar mais dinheiro. É um lugar comum, mas é a realidade. "ah estes gajos só querem do bom e do melhor, do mais caro e mais leve!". Não é por isto, é mesmo verdade que essa suspensão não te vai dar conforto nenhum. O curso é reduzido (metade do que tenho na minha Rockrider) e ao fim de algumas utilizações já poucas diferenças sentirás para uma forqueta rígida. E conforto é algo que se deve ter em proporções mínimas, principalmente porque os braços vão sofrer um pouco.

Aconselhava-te uma usada, comprada numa loja da tua zona, onde poderias testá-la e compará-la. Além de já ter um preço mais barato. Poderias levar alguém que tivesse mais experiência para te ajudar na escolha. Geralmente consegue-se encontrar bons negócios em usados.

Mas se quiseres nova (tem a vantagem do material sem desgaste, a garantia, o efeito psicológico) vai mesmo às lojas, que por vezes nos sites não estão descritas algumas promoções. E agora é tempo delas.

Mas:
Berg Torah 3.0 DISC 09

Mas tenta ir às lojas antes de comprar e sem ser o sites. Para poderes comparar, ver primeiro a estética, o peso e o tamanho (muito importante).

Isso é um pouco relativo.
Que tipo de andamento terias? Passeios entre amigos aos domingos ou algo mais.
Qual o género de caminhos que se fazem? Muitos ressaltos, buracos.
Qual o conforto que se procura? Bicicleta com suspensão apenas à frente (as costas vão acusar mais desgaste).
E em vez de "qual a que se recomenda", qual o orçamento disponível (tendo em conta as variáveis anteriores)? É que pode-se recomendar uma Stumpjumper da Specialized e estar fora do orçamento (Specialized Stumpjumper), ou não.

Estou a pensar seriamente em avançar para os pneus Tubeless. Um solução seria colocar um kit nas minhas rodas actuais ou comprar umas já preparadas para pneus UST. Falaram-me nas Mavic Crossland Tubeless.
Já vi algumas usadas à venda por valores simpáticos. O que me dizem?

Boas,
jà vistes as novas shimano MT65? custam pouco mais de 220€ e pesam menos de 1800grs.

Vi recentemente as novas Blackjack tubeless e gostei do aspecto, apesar de serem mais caras e ligeiramente mais pesadas que as shimano...

Last edited:
Isso é um pouco relativo.
Que tipo de andamento terias? Passeios entre amigos aos domingos ou algo mais.
Qual o género de caminhos que se fazem? Muitos ressaltos, buracos.
Qual o conforto que se procura? Bicicleta com suspensão apenas à frente (as costas vão acusar mais desgaste).
E em vez de "qual a que se recomenda", qual o orçamento disponível (tendo em conta as variáveis anteriores)? É que pode-se recomendar uma Stumpjumper da Specialized e estar fora do orçamento (Specialized Stumpjumper), ou não.

Tens toda a razão, não me defeni muito bem, na verdade eu próprio não sei bem o que quero e se quero.

Desde puto que gosto muito de bicicletas e andei muito, porque passava longos meses de férias em sitios no campo. Há uns 5 ou 6 anos voltei a ter uma bicicleta, daquelas que se conseguem juntando pontos nas gasolineiras (no caso uma verde da ESSO que aparentemente é desenhada pelo pininfarina :confused:). Claro que para umas voltinhas dá e foi assim que foi sendo usada. Nomeadamente em voltas com bicicletas já razoaveis.

Apesar de sempre ter tido bastante vontade de comprar uma bicicleta razoavel, sempre racionalizei a coisa, não comprando por achar que a minha frequência e exigência de utilização não justificava.

Na verdade com 3 filhas e já a fazer desporto de 2 a 4 vezes por semana, não tenho muito mais tempo e esse é o principal problema.

Esta recente participação numa prova de 40 km deu-me imenso prazer, pelo percurso, pelo andar de bicicleta e pelo cheirinho a competição, que também é um aspecto que gosto.

A bicicleta em que fui, emprestada, era uma Giant rigida com 16 anos, com as mudanças Deore LX, uma bicicleta razoavel embora antiga. Com a esfrega que levou ficou com o pneu da frente estragado e empenado (pneu ou jante).

A minha questão é no sentido de, se começasse a andar regularmente, vamos pensar em 1 vez por semana, mas em percursos exigentes e umas 3 horas de cada vez, com a ideia de ir progredindo e participando numas provas, será que uma bicicleta de 500 Euros já é razoavel ? menos que isso, creio que mais vale andar com a que tenho, mais entramos naquele esquema de poder estar a investir muito para o uso que realmente lhe darei.

A scott do meu cunhado custou cerca de 1.000 Euros ou 1.100, já me parece uma bela bicicleta. A minha ideia seria só suspensão à frente, porque bicicletas com suspensão à fente e atrás boas (leves, etc.) já são muito caras.

Claro que há o risco de comprar uma de 500 Euros começar a andar e 6 meses depois já achar que devia ter comprado algo melhor. Se fosse uma coisa que fizesse regularmente sinceramente admitia comprar uma bicicleta mesmo boa, talvez até uma dessas stumpjumper mais baratinhas [:cool:]

se fosses de perto, indicava-te uma loja que tem algumas bicicletas, desde giant a bianchi.
esta loja que digo, está para fechar definitivamente e como ainda tem algum material para venda, está com uns bons descontos nos materias e nas bicicletas, apesar de serem modelos de 2009.
tem desde suspensão total às rigidas, era só escolher e ver o desconto que fazia[;)]
a loja chama-se SD bike
se interessar diz alguma coisa, porque moro perto e passo lá todos os dias para o trabalho

Pois, consigo ter uma ideia das tuas dúvidas, porque eu próprio sempre fui muito reticente a investir muito dinheiro nesta modelidade em particular.
Ainda perdi alguns dias/semanas a procurar e a tentar entender a melhor compra que poderia fazer +- nesse orçamento. E pelo que me gui paercebendo, já se consegue comprar boas coisas. Claro que o objectivo quando se compra pode ser diferente após o uso, mas é um risco.

Existem muitas opções de várias marcas. E depois a estética também pode influenciar.
Decidir se a "marca" tem influencia a escolha ou não. Ser de uma marca mais reconhecida pode dar mais "segurança" na compra que se efectua. Como bem deves perceber, a "questão das marcas" reflecte-se no mundo do btt, tal como no mundo dos carros, senão mais [:cool:]

Um conselho já muito batido é dar uma olhada nas Decathlon's e Sportzone's. Quer se queira, quer não, são das marcas (senão "as" marcas) que têm melhor relação preço/qualidade (componentes). Claro que isto não é tudo, eu próprio já fiz compras de coisas que encontraria um pouco mais barato em outra marca/loja. Mas se gostamos, isso é que interessa. Sobre estas marcas não se ouvem relatos que tenham mais problemas de quadro ou componentes que as mais conhecidas.
Existem as suspeitas do costume Specialized (gama Hardrock), Mondraker (gama Sport Ventura), KTM, Scott (gama Scale 70 ou 80) e Orbea (State ou Replay), que geralmente se consegue um desconto nas lojas sobre o preço de tabela ou negociar algum equipamento.

A ter em conta: vir com travões hidráulicos. A suspensão terá de ser de mola, a não ser que se encontre um grande negócio!

Exemplos:
Mondraker ventura Sport MONDRAKER 2010 Bicicleta Sport VENTURA SPORT

Orbea State Orbea 2010 Bicicleta BTT Rígida SATE

Esta loja Patocycles fica no Porto. Outra hipotese, também no Porto, poderá ser a Ciclocoimbrões. E decerto haverão muitas mais, e possivelmente mais próximas da tua localização.

Last edited:
Boas,
jà vistes as novas shimano MT65? custam pouco mais de 220€ e pesam menos de 1800grs.

Vi recentemente as novas Blackjack tubeless e gostei do aspecto, apesar de serem mais caras e ligeiramente mais pesadas que as shimano...

É uma possibilidade.
A crossland arranjo mais baratas mas usadas é claro e fazem-me retoma das minhas.
Tive a fazer umas contas e acho que mesmo com estas (crossland) já ganho mais de 500 gramas face às actuais.

Pelo que vejo as jantes actuais já pesam mais cerca de 150g que as crossland. As câmaras da ar da bontrager com gel pesam cada +- 295g. Os pneus actuais são cerca de 200g mais leves que os UST que penso colocar.

Assim sendo pouco 150 + 295 + 295 - 200 = 540 gramas.

Tenho de pensar muito bem nisto.

Finalmente tenho a minha bike pronta! [kiss]

Tirei apenas 2 fotos quando a fui buscar:

06022010043.jpg

06022010042.jpg

Lista Material:
-PatoCycles
guiador, avanço, espigão do selim, aperto do espigão e aperto das rodas da marca BBB, selim SMP(Selim SMP 4BIKE TRK MAN), pedaleira Alivio preta, maxila travão da frente Shimano, desviador frente Alivio
-Regiabike
punhos, caixa de direcção, anilhas e porcas/parafusos de pedaleira, tudo da marca Token
-Lojas da terra
suspensão Suntour XCM 100mm, quadro Vag Sthealt B2 branco
-Aproveitei da bicicleta antiga os manipulos das mudanças+travões, rodas, discos, cassete, desviador traseiro Acera, maxila travão traseira, pneus

A curto prazo: comprar aperto espigão Token vermelho
A curto/médio prazo: comprar pneus
Para o próximo Natal: rodas tipo Crossride/Fulcrum 5 e fica-se por aqui pois já ultrapassei um pouco o orçamento previamente estipulado... [:cool:]

Abraço

tá muito fixe a tua VAG.
o quadro que tinha montado antes era igualzinho a esse, apenas não tem a marca do fabricante.
vou ver se o consigo vender juntamente com algum material:sh)

Uma dúvida que tenho. O calçado próprio para BTT aguenta bem com lavagens consecutivas na máquina de lavar a roupa?
Pergunta isto porque as sapatinhas que costumava usar sairam da máquina de lavar sem parte da sola:sh)

Uma dúvida que tenho. O calçado próprio para BTT aguenta bem com lavagens consecutivas na máquina de lavar a roupa?
Pergunta isto porque as sapatinhas que costumava usar sairam da máquina de lavar sem parte da sola:sh)
nunca lavei os meus sapatos na máquina, porque a agua quente descola o material.
se depois de uma volta estiverem pouco sujos, costumo deixar secar e depois passo com uma escova para tirar a sujidade.
se estiverem muito sujos, vai de mangueira, detergente em pó e escovar bastante e depois é deixar secar[;)]

Este tópico começa a ficar composto com uma máquinas interessantes! apr:) [;)]

Bem, esta manhã tive um grizo do camandro, estava tanta humidade q passado 10 min dps de ter começado a andar o guiador e os cabos pareciam q estava a chover! :eek:
Dps c a humidade estava o fresquinho da manhã q tá bem tá... [8b] :(
O frio tolero minimamente bem mas, frio c humidade q se entranha pela roupa é q n!

Estou desejoso q chegue o verão p/ poder usar os jerseys de verão q comprei, este é 1 deles (a amarelo msm [:D]):
scott.jpg

Edd :)

Back