Tópico do BTT

Ia a sugerir o msm WD40 e fazer a msm questão se estarás a tentar desapertar no sentido correcto... [:D]
E q é ao contrário do sentido do ponteiro dos relógios, ou seja, inverso ao do pedalar. [;)]
«Prontes»... A maneira simples de apanhar o jeito é, se desapertaste um, o outro é no sentido contrário... [:p]

Qt à chave (falsa questão, digo eu!), qq chave de "bocas", ou até uma chave francesa serve, acho q é a de 16mm ou 1/2".

Edd :)

o que está a bold tirou-me algumas dúvidas... &%%$& de pedal... achave que tenho é muito curta....

Faz como eu fiz... os meus tb estavam bem apertados e a maneira de conseguir tira-los foi um misto de força e equilíbrio...

O equilíbrio foi duplo (pois tinha a bike virada de rodas p/ cima - tive de a conseguir manter em pé) mas, a outra parte (e a q interessa) foi conseguir q o pedaleiro se mantivesse no msm sítio e fazendo como se fosse um alicate fazer força na chave (q tb n era mt grande) e no crank...

Espero q ajude!

Nestas coisa há q ter calma e smp q possível ou se vir q há esse perigo colocar um pano de modo a proteger n vá isso acontecer.

Já tentaste fazer como disse?
Até punha aqui uma foto a demonstrar mas a esta hora n me parece - já tou de "fato-de-treino". [:D]

Desapertam no sentido contrário ao do pedalar isto é no sentido do ponteiro dos relógios.
ednuno, é um no sentido dos ponteiros do relógio e o outro em sentido contrário.

A melhor forma de explicar é: em sentido contrário ao da pedalada, ou seja, ambos desapertam para trás.

Algo me diz que o ElGamal conseguiu tirar o do lado direito e falta irar o do esquerdo [:blush:]
Tenta meter a chave numa posição em que dê para a apertares contra o pedaleiro.

Algo me diz que o ElGamal conseguiu tirar o do lado direito e falta irar o do esquerdo [:blush:]
nem mais! [8b]

antes de vir trabalhar (sim, estou no trabalho a ler o FAHO [:D]), pus um pouco de redex ou lá o que é aquilo. à hora de almoço, tento de novo.

ednuno, é um no sentido dos ponteiros do relógio e o outro em sentido contrário.

A melhor forma de explicar é: em sentido contrário ao da pedalada, ou seja, ambos desapertam para trás.

Tens razão. É ao contrário do sentido do pedalar como tinha dito mas não me lembrei que de um lado é no sentido dos ponteiros e no outro no sentido inverso. [;)]

Já tens o espigão novo? Parece que sim. Infelizmente as partes vermelhas não se vêem muito...

Acho que me vou meter em despesas. Nos últimos tempos tenho reparado que a travagem na minha BH não está grande coisa, o travão traseiro por vezes bloqueia-me a roda. Pensei, tenho a roda empenada. E tinha. Ontem estive aqui no trabalho a tentar meter a roda direita e lá consegui. Mas só minimizou o problema, assim que me montei nela para ir para casa ontem, notei logo que apesar de minimizado, o problema ainda acontecia [s)]

Cheguei a casa, toca de beber um copo de concentrado de paciência e voltei a pegar na chave de raios e lá tentei resolver o problema. Depois de muito tentar e de o problema se manter, lá peguei num paquímetro e medi o aro. Resultado, num local o aro tem 25mm enquanto no restante varia entre os 23,5 e os 24mm :sh) Não sei se está a "abrir" pelo desgaste, se é resultado de alguma pancada que levou (lembro-me particularmente de duas que aconteceram quando este aro andava na roda da frente, e que em ambas eu voei literalmente por cima do guiador devido à pancada). Agora que estou a pensar nisso, já sentia este efeito quando tinha a roda montada à frente (depois das pancadas), mas sempre atribui isso a uma folga na suspensão :sh)

Agora tenho duas soluções, trocar o aro/roda traseira (não me agrada muito visto ser uma solução temporária), ou trocar os travões e fazer o pensado upgrade para travões de disco.

Aqui voltei a ponderar voltar a montar os Formula B4 que tenho para lá guardados dentro de uma caixa, mas existem uns problemas com esta solução:
1 - precisam de manutenção, não estão em condições de serem montados
2 - A Marz tem suporte postmount enquanto os formula B4 ainda são do tempo das pinças de travão IS. Comprar um adaptador está fora de questão por causa dos preços que tenho visto (e para disco de 160mm não é nada fácil de encontrar).

A solução: comprar uns travões de disco. Não precisam de ser muito leves (€€€€€€). Já vão ficar na BH quando a passar para o meu sobrinho. Andei a ver uns Shimano Deore 2010

Deore Scheibenbremse BR-M595 Set

O que acham?

Tendo em conta que são para ficar para o teu sobrinho e para ti diria que chegam e sobram... Quando andarmos outra vez podes experimentar os meu 575 (que devem ser um pouco inferiores a esses) e tiras melhor as tuas conclusões.

PC

Sim já tenho o espigão. Coloquei-o no F/S passado. As partes vermelhas é mesmo só no topo e ficam meias escondidas. A grande diferença para o que tinha está mesmo no peso - 175g para 389g é muita fruta. [:cool:]

@ edias
Isso é uma boa desculpa para combinarmos um novo passeio [:D]

@ edununo
de facto, é uma boa diferença no peso. Ficou com quanto no total a bicicleta?

@ edununo

Não faço ideia. Tenho de a pesar. De origem deveria pesar 11.8kg. Entretanto tirei cerca de 340g no selim e espigão. Troquei as rodas.
Montei o ciclómetro, a bolsa de selim, a grade do bidão e os bar-ends.

Se calhar está mais ou menos igual. [:D]

Boas pessoal, farto de esperar pelas rodas para montar a bicicleta, resolvi tirar as rodas da minha Cube e montá-las na nova.
Tirar discos, ver os rolamentos, chega a hora de tirar a cassette e nem mexe...aqui o "crâneo" não está com meias medidas e vai de segurar o chain whip com duas mãos e desapertar com o pé; resultado a lockring no galheiro e a cassette nem mexeu[8b] Isto é normal custar tanto a desapertar uma cassette?

Normalmente é fácil utilizando as ferramentas correctas. Digo isto porque da única vez que stressei para tirar uma cassete foi porque estava a tentar sem usar o "chicote" para segurar a cassete. Tirando isso foi sempre relativamente fácil...

Boa sorte, em último caso vai a uma loja para te fazerem isso.

Normalmente é fácil utilizando as ferramentas correctas. Digo isto porque da única vez que stressei para tirar uma cassete foi porque estava a tentar sem usar o "chicote" para segurar a cassete. Tirando isso foi sempre relativamente fácil...

Boa sorte, em último caso vai a uma loja para te fazerem isso.

Usei chicote, lockring e alavanca, como exemplificado aqui How to Remove a Mountain Bike Gear Cassette: Mountain Bike Custom Gears & Parts | eHow.com

Não mexia, foi à patada...correu mal

@ edununo

Pesei-a hoje numa balança nada cientifica já que é a da casa de banho. É digital mas só dá de 200 e 200 gramas :sh)

Com o ciclómetro, saco do selim, bar ends, luzes da frente e trás, grade de bidão etc, marcou 12kg certos.

Voltar
Superior