Tópico do BTT

Só é estranho a Shimano não ter colocado essa função na gama XT há mais tempo, visto a concorrência direta (X9) ter essa vantagem(entre outras, ex: utilizar só um dedo(polegar) para mudar as mudanças, etc) há algum tempo :)

Dá muito jeito nas reduções, tipo, após uma descida apanhas uma subida, nada como mandar 2 ou 3(ou mais depende da subida) abaixo de uma vez para subir, estou maravilhado com o conjunto X9 :)

Eu tenho manípulos XT (os actuais) na MSC e faz isso, pelo menos 2 mudanças faz, mais que isso não sei porque nunca precisei nem testei.

Eu tenho manípulos XT (os actuais) na MSC e faz isso, pelo menos 2 mudanças faz, mais que isso não sei porque nunca precisei nem testei.

Eu tenho XT e não faço a minima ideia se fazem ou não ....Alguma maneira de testar?

Eu qd preciso de "mandar 2 abaixo" (mudanças!!! porque com a idade duas não é para todas as voltas) dou 2 vezes ao polegar.....!!!

Eu tenho XT e não faço a minima ideia se fazem ou não ....Alguma maneira de testar?

Eu qd preciso de "mandar 2 abaixo" (mudanças!!! porque com a idade duas não é para todas as voltas) dou 2 vezes ao polegar.....!!!

Eu por vezes sem querer (porque estou habituado aos SLX da Believe), faço um pouco mais de força com o polegar e meto logo duas mudanças... Experimenta a fazer isso da próxima vez, vais ver que mesmo com a tua idade ainda consegues meter "duas abaixo".

Nos XTR é assim: Um toque e sobe uma ou duas. Se pressionar mais o manipulo (nota-se que vai um pouco mais além) entram várias mudanças.

Nos XT não dá. Para baixar ou subir 2 só com 2 toques. Eu tinha os SL-M770 9V e não dá. O Traveller na nova Cube tem os SL-M770 10V e também não dá. Só os novos XT SL-M780 é que dão.

Shimano XT picks up the multiple-release trigger feature that XTR has hoarded for years. It's shown here with the optional I-spec option for mounting on the same perch as a brake lever.

SL-M780-IL-e1302748331594-1024x604.jpg

in: Shimano M780 | The Straight Dirt | MountainBike.com

Os meus X9 reduzem e aumentam até 4 velocidades(ou 5 não estou certo) de uma vez, dá muito jeito essa redução :) é estranho o material XT não ter essa função :(

Como é que se faz isso? É deixar lá o dedo e pedalar?

Pelo que leio, o meu antigo X7 tb dava para fazer isso.

Última edição:
Nos XTR é assim: Um toque e sobe uma ou duas. Se pressionar mais o manipulo (nota-se que vai um pouco mais além) entram várias mudanças.

Nos XT não dá. Para baixar ou subir 2 só com 2 toques. Eu tinha os SL-M770 9V e não dá. O Traveller na nova Cube tem os SL-M770 10V e também não dá. Só os novos XT SL-M780 é que dão.

Asseguro-te que isso acontece nos meus, por vezes meto duas abaixo (mais leves) sem querer bastando para tal fazer um movimento um pouco maior com o polegar [;)] vai na volta faço tanta força no manípulo que aquilo corre a cassete toda [:D]

Como é que se faz isso? É deixar lá o dedo e pedalar?

Pelo que leio, o meu antigo X7 tb dava para fazer isso.
Se carregares levemente na patilha, faz um click e sentes que passa para o carreto seguinte, mas se pressionares a patilha com mais força passam mais, basta fazeres mais força, experimenta :)

x9_triggershifter_large.jpg

Última edição:
edununo pelo que percebo o multi-release é para meter duas mudanças mais "pesadas" e não duas mais "leves"...

Nos XTR dá para 2 mais pesadas e também 2 mais leves. Isto é o multi-release. Nos XT não consegui meter 2 mais leves de uma só vez.

Tens aqui as specs:

Product

Sobre o Multiple Release:

Multi Release allows multiple gear shifting from both levers with one sweep from either lever, further adding to the speed at which you can go up or down the cassette or chainset

Não sei se é falta de afinação ou não, mas os meus Deore se eu pressionar mais a patilha com o polegar, também reduz logo 2 ou 3 velocidades de uma só vez.

Também tenho XT. Para cima colocas uma de cada vez, para baixo podes fazer reduções de 4 mudanças de cada vez.

Problemas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
fui com a minha esposa a uma loja Specialized comprar umas luvas para mim, porque as outras estão esfarrapadas, e o dono da loja propôs-me um negócio para ela.
comprar a Specialized Myka FSR tamanho 15, igualzinha a esta do link, que é do ano passado, por 969€ e trocava os v-brake por travões de disco hidraulicos shimano deore brancos e ainda dava 400€ pela Specialized Hardrock Pro da minha esposa, e agora ficámos a pensar....
Specialized Bicycle Components : Myka FSR

ela gostava de ter uma FS e agora com esta oferta, nem sabe o que fazer.
o que não gosto na bike é que depois fica com os aros para v-brake, apesar de ter os cubos preparados para disco, e a pedaleira é uma octalink.
se calhar temos que negociar essa parte.
acham bom negócio?

Também tenho XT. Para cima colocas uma de cada vez, para baixo podes fazer reduções de 4 mudanças de cada vez.

Acabei de experimentar

Devo esclarecer que para mim as mudanças sobem quando passam das mais pesadas ás mais leves

Tenho XT 10 v e parece que tem 3 posições ....se for empurrando o polegar até ao final do curso do manipulo ouço 3 clicks

1º click sobe um carreto
2º click , fazendo mais força e levando o polegar até ao final do manipulo sobe 2 carretos de uma vez
3º click sobe mais um carreto

Ou seja 3 clicks 3 carretos.....mas vou continuar a testar

As coisas que se aprendem neste forum.

Ah bom, pensava que era eu que estava a ficar maluco [:D] E no caminho de casa experimentei com os manípulos SLX e também é possível, mas só mete duas mudanças mais leves e preciso de correr o curso todo da patilha com o polegar.

mmao talvez seja interessante o negócio. Mais um bocado negociavas também a troca da RS Tora por uma Suntour Epicon, ficava com melhor comportamento e mais leve.

Então afinal o que é o Multiple Release que a Shimano afirma só existir nos XTR?
Malta temos mesmo que marcar um encontro e esta é uma dúvida a tirar. ;)

Um abraço a todos.

mmao talvez seja interessante o negócio. Mais um bocado negociavas também a troca da RS Tora por uma Suntour Epicon, ficava com melhor comportamento e mais leve.

primeiro tenho que tentar negociar as rodas e a pedaleira.
já pensei em trocar as rodas da hardrock com as que a myka tem e fazer o mesmo com a pedaleira

Voltar
Superior