Tópico do BTT

Há algum inconveniente em usar pneus UST com câmaras?
Isto pq há um anuncio no OLX de dois maxxis ignitor UST, a bom preço, de Viseu. E eu andava a procura de dois ignitor para combinar com os meus rendez. A minha ideia era comprar os ignitor em kevlar, mas se não houver muita diferença para UST se calhar ficava com estes. Estão praticamente novos. O anuncio é este: Vendo 2 pneus Maxxis Ignitor UST Tubeless 26*1.95 - Viseu - Sporting Goods - Bicycles

Bem, como os UST por si só já têm as paredes laterais mais grossas, ao usares câmara de ar poderás, no final, obter um conjunto que não prima pelo conforto, mas só isso. De resto, nada a apontar.

Há algum inconveniente em usar pneus UST com câmaras?
Isto pq há um anuncio no OLX de dois maxxis ignitor UST, a bom preço, de Viseu. E eu andava a procura de dois ignitor para combinar com os meus rendez. A minha ideia era comprar os ignitor em kevlar, mas se não houver muita diferença para UST se calhar ficava com estes. Estão praticamente novos. O anuncio é este: Vendo 2 pneus Maxxis Ignitor UST Tubeless 26*1.95 - Viseu - Sporting Goods - Bicycles

Mal não faz, mas vais andar com muito peso nas rodas sem necessidade.
Os meus Schwalbe são UST mas como não tenho rodas convertidas ando com camaras.

Acho que não são UST Tubeless mas sim Tubeless ready. ;) O Rocket Ron que tenho neste momento montados são Tubeless Ready.

Sim tinha cera :(, terá sido disso? Lubrifiquei a corrente, mas não chegou aos travões.

Se tinha cera então é disso. Tenta desengordurar o melhor possível os discos e pastilhas.

Na minha BH só limpo a corrente, pratos e cassete com produto próprio. O resto é limpo só com água e nada mais. Afinal aquilo é para se sujar!

Last edited:
Para desengordurar as pastilhas tenho que as tirar, e como nunca fiz, tenho medo de fazer asneira.
Ela entretanto tb vai para a revisão, pode ser que consigam fazer alguma coisa.
Ela depois da lavagem ficou como nova, isso ficou, mas depois as consequências não foram as melhores.

Pois, tb tinha a noção de que o peso poderia andar por esses valores.
Por falar nisso, estive a pesquisar o peso do set de pneus que tenho e até me assustei...

Karma arame, 2.0 - 590g
Rendez kevlar, 2.10 - 535g

O que quer dizer que rodas (1960g) + pneus (na melhor das hipoteses 1070g) + câmaras de gel (não faço ideia do peso mas aponto para mais de 300g cada uma) + discos avid G2 de 160mm (212g par) = 3800 e tal gramas. :sh)

Pois é isso mesmo...

Então mas UST não é Tubeless ?

UST é tubeless, agora as marcas criaram foi os Tubeless Ready que na prática são pneus normais mas que podem funcionar sem câmara de ar desde que se utilize liquido anti-furo. Os UST não necessitam de liquido anti-furo para vedar. A vantagem dos Tubeless Ready é o menor peso, ao que os UST contrapõem como vantagem a maior robustez.

Universal System Tubeless (UST), originally developed by Mavic, Michelin and Hutchinson[7] for mountain bikes is the most common system of tubeless tires/rims for bicycles.[8] The main benefit of tubeless tires is the ability to use low air pressure for better traction without getting pinch flats because there is no tube to pinch between the rim and an obstacle.[7] Some cyclists have avoided the price premium for a tubeless system by sealing the spoke holes with a special rim strip and then sealing the valve stem and bead seat with a latex sealer.[7] However, tires not designed for tubeless application do not have as robust a sidewall as those that are.[7]
The drawbacks to tubeless tires are that they are notorious for being harder to mount on the rim than clincher tires,[7] and that the cyclist must still carry a spare tube to insert in case of a flat tire due to a puncture

Bicycle wheel - Wikipedia, the free encyclopedia

senhorpedro se estás com preocupações de peso, não te metas a utilizar pneus UST, os Ignitor que estavas a ver pesam na melhor da hipóteses cerca de 660grs cada Ignitor

UST é tubeless, agora as marcas criaram foi os Tubeless Ready que na prática são pneus normais mas que podem funcionar sem câmara de ar desde que se utilize liquido anti-furo. Os UST não necessitam de liquido anti-furo para vedar. A vantagem dos Tubeless Ready é o menor peso, ao que os UST contrapõem como vantagem a maior robustez.

Universal System Tubeless (UST), originally developed by Mavic, Michelin and Hutchinson[7] for mountain bikes is the most common system of tubeless tires/rims for bicycles.[8] The main benefit of tubeless tires is the ability to use low air pressure for better traction without getting pinch flats because there is no tube to pinch between the rim and an obstacle.[7] Some cyclists have avoided the price premium for a tubeless system by sealing the spoke holes with a special rim strip and then sealing the valve stem and bead seat with a latex sealer.[7] However, tires not designed for tubeless application do not have as robust a sidewall as those that are.[7]
The drawbacks to tubeless tires are that they are notorious for being harder to mount on the rim than clincher tires,[7] and that the cyclist must still carry a spare tube to insert in case of a flat tire due to a puncture

senhorpedro se estás com preocupações de peso, não te metas a utilizar pneus UST, os Ignitor que estavas a ver pesam na melhor da hipóteses cerca de 660grs cada Ignitor

Sim sim. Já afastei a ideia... Vou usar os dois rendez ao mesmo tempo.
No entanto não equacionei a compra por uma questão de peso... Parece que o ignitor a frente é um pneu direccional muito bom e queria combina-los com os rendez que são bons roladores.

Last edited:
Tens igualmente estes que parecem ser bons como pneus dianteiros (nunca os experimentei, estou a assumir isso pelo piso que é semelhante aos Ignitor)

Mythos XC II 26 x 2,1" vorne

Relação peso/preço muito interessante.

Já que falaste de camaras de ar com liquido anti-furo, meti estas recentemente na minha Believe. Pesam cerca de 350grs cada (as que lá estavam pesavam cerca de 130grs cada...). Uns tiram peso, eu meto [:D]

foto0226b.jpg

Os Ignitor são pesados e anunciam 660g porém o meu 1.95 LUST pesou apenas 587g.

Tens igualmente estes que parecem ser bons como pneus dianteiros (nunca os experimentei, estou a assumir isso pelo piso que é semelhante aos Ignitor)

Já que falaste de camaras de ar com liquido anti-furo, meti estas recentemente na minha Believe. Pesam cerca de 350grs cada (as que lá estavam pesavam cerca de 130grs cada...). Uns tiram peso, eu meto [:D]

foto0226b.jpg

Eu tenho umas que se vendem na sportzone. São as únicas com liquido para presta que compensam a nível de preço. Havia umas da slime mas custavam o dobro.
Pelos dizeres das embalagens parecem ser chinesas. Até a data, ainda não fiquei apeado com elas.
Tb usei da decathlon na Giant, e não tenho razão de queixa.

foto0226b.jpg

350g é um exagero...a não ser que tenham alguma cobertura de alumínio.
Eu uso marca Decatlhon com 100ml de liquido slime e não chegam a pesar 300g, e em 6000kms que as tenho NUNCA, repito, NUNCA tive um furo que me fizesse parar.

Uso as câmaras de gel da deca e até agora têm-se portado bem.
hoje dei um malho. ao descer um trilho que até nem era nada complicado, apanhei um teia de aranha. ao tirá-la da cara, tirei um mão do guiador, apanhei uma pedra, e espalhei-me. cotovelo direito e joelho esquerdo em ferida, mas superficial. dei com a cabeça no chão, pela marca que vejo no capacete. um gajo facilita e dá nisto...

ElGamal, felizmente o teu encontro com essa pedra só te deram uns riscos no cromado. As melhoras! [;)]

Hoje foi montado o Maxxis Crossmark 2.1 kevlar que tinha parado na roda traseira da Cube. Finalmente vou deixar de estar a olhar para os pneus sempre que faço uma descida com alguma pedra. [:D]

Também aderi ao aumentar o peso da bike! Em vez de estar a 30g do sub12 devo estar a umas 300. [:blush:]

ElGamal, isso é que é chato. Felizmente foi só pele.

Hoje fui dar uma volta com o colega de fórum lpsimaof. Uma boa volta mas ele anda bem mais que eu!!!! No final foram cerca de 38kms e 710m de acumulado.
A repetir.

E qual a diferença entre um tubeless ready e um pneu normal?

Os tubeless ready tem talões como os pneus UST. São mais justos ao aro da roda para evitar perdas de ar por aí.

Tubeless Ready tires are not Tubeless tires. However, they can be converted to a Tubeless tire by adding a sealing fluid. Schwalbe Tubeless Ready tires have a specially formed and coated tire bead. This seals the rim very efficiently and provides safe seating.

in:
Schwalbe - Professional Bikes Tires

Back