Tópico do BTT

Pois eu ando com Racing Ralph Evo atras e Rocket Ron Evo à frente. Provavelmente ando a furar como um louco pelos motivos que mencionas.

Eu não disse que furei,se furei o liquido resolveu,disse que trilhei várias vezes até que um dia fiz um corte e tive que chamar a assistencia!!
Até o cheguei a por na frente,mas num passeio em Castro Daire,a descer com muita pedra trilhou!
Em piso com pedras e com alguma velocidade e em que o rider e a bike não sejam leves,em minha opinião,esse pneu não presta!
A primeira vez que trilhei foi num saltito de 30 ou 40 centimetros para uma zona relvada numa praia fluvial,fiquei parvo!!!

Para o tipo de BTT que faço e aonde o faço,volto a repetir,os Evo nem dados!

Boas pedaladas!

As trilhadelas não estão associadas a pressões demasiado baixas? :confused:

Eu usei durante uns 500 ou 600kms os RoRo + RaRa Evo que vinham de origem na Cube com câmaras Slime e nunca tive problemas nenhuns, quer com trilhadelas quer com furos ou cortes. Só não arrisquei convertê-los para as rodas tubeless com receio que saltassem fora do aro. Mas depois dos Maxxis talvez arrisque, caso não os venda entretanto. Se o RoRo do tonyV aguenta com o trato do UK, de certeza que aguentam na minha cube. [:D]

PS: usava 2.1 bar à frente e 2.3 bar atrás. [;)]

PMAT,as pressoes que tinha eram demasiado altas,bem mais altas que tu usavas,acredita!

Mas também podia ser que aquele pneu viesse com defeito,como se calhar também o Smart Sam Performance dobravel que é quase impossivel mete-lo e tira-lo do aro!

Cada vez mais me convenço que pneus e furos, cada caso é um caso. Hoje andei em Sintra, sem me preocupar com raizes, restos de eucaliptos e pinheiros e muita pedra em descidas rápidas. Foi uma volta com estradões, singles (trilhos das pontes) e muita pedra solta (zona da peninha). Furos...hoje nem vê-los.

Deixo o track para quem quiser ver.

Mountain biking Workout | Endomondo

Eu não disse que furei,se furei o liquido resolveu,disse que trilhei várias vezes até que um dia fiz um corte e tive que chamar a assistencia!!
Até o cheguei a por na frente,mas num passeio em Castro Daire,a descer com muita pedra trilhou!
Em piso com pedras e com alguma velocidade e em que o rider e a bike não sejam leves,em minha opinião,esse pneu não presta!
A primeira vez que trilhei foi num saltito de 30 ou 40 centimetros para uma zona relvada numa praia fluvial,fiquei parvo!!!

Para o tipo de BTT que faço e aonde o faço,volto a repetir,os Evo nem dados!

Boas pedaladas!

Lá está, fico assustado porque eu estou a pensar usar a mesma configuração...
Mas eu uso câmaras (sim, porque gosto!) e pressões altas, porque com uns nobi nick quando é para rolar parece que temos uma mula a puxar no sentido contrário.

Queria algo que rolasse melhor, mas não me deixasse mal a descer em pedra grande solta e lama. Sugeriram que deixasse as câmaras e que baixasse as pressões, mas fica-me mais caro...já estou confuso no que fazer e daqui a nada ando com sliks! [:D]

Lá está, fico assustado porque eu estou a pensar usar a mesma configuração...
Mas eu uso câmaras (sim, porque gosto!) e pressões altas, porque com uns nobi nick quando é para rolar parece que temos uma mula a puxar no sentido contrário.

Queria algo que rolasse melhor, mas não me deixasse mal a descer em pedra grande solta e lama. Sugeriram que deixasse as câmaras e que baixasse as pressões, mas fica-me mais caro...já estou confuso no que fazer e daqui a nada ando com sliks! [:D]

Kenda Karma...
Vais é ficar com quase 600g em cada pneu, se fores para os arame...

já fiz negócio com as rodas ztr alpine e já as montei na specialized, só que tive ir à sportzone comprar duas câmaras de ar com as valvulas presta, para acabar de montar as rodas
comprei as câmaras de ar slime que parecem ser um pouco pesadas, mas mesmo assim, consegui baixar a bike da fasquia dos 14kg.
ficou a pesar 13,83kg contra os quase 14,50kg que tinha.
agora ficava bem na roda traseira, uma cassete igual à minha, sram pg90, para combinar com os cubos vermelhos
amanhã tiro as fotos da praxe para verem

Desculpem a minha ignorância, mas o que é trilhar? :sh)
Tanto falam aqui em furos, que hoje quando ia dar uma volta tinha uma roda vazia, tirei o pneu e era o espinho enorme, não o consegui tirar todo, ficou um bocadinho dentro do pneu, mas acho que não ficou nenhuma ponta que possa furar de novo, vamos la ver.
Hoje na sportzone tive a ver câmaras de ar com liquido anti furo (válvula presta), e encontrei uma a 12€ e outra a 4€, como já vi que há aqui pessoal que compra lá, qual aconselham?

Desculpem a minha ignorância, mas o que é trilhar? :sh)
Tanto falam aqui em furos, que hoje quando ia dar uma volta tinha uma roda vazia, tirei o pneu e era o espinho enorme, não o consegui tirar todo, ficou um bocadinho dentro do pneu, mas acho que não ficou nenhuma ponta que possa furar de novo, vamos la ver.
Hoje na sportzone tive a ver câmaras de ar com liquido anti furo (válvula presta), e encontrei uma a 12€ e outra a 4€, como já vi que há aqui pessoal que compra lá, qual aconselham?
trilhar é o mesmo que entalar.
trilhar o pneu entre uma pedra e o aro, por ex...
eu uso pneus tubeless e nesse campo não te posso ajudar, porque hoje foi a 1ª vez que comprei camaras de ar com gel e com valvulas presta, porque geralmente compro o gel à parte

KingTDI, essa Zoulou tá muito bem..... apr:)

Em relação ao problema do vedante retentor ter saltado, expus o assunto à regiabike (onde comprei a epicon) mas ainda não me responderam. (Mandei-lhes um mail com fotos). Ainda não me dei ao trabalho de ligar, pois fui a um mecânico que me disse que podia colocar o vedante no sitio e andar, pois foi na bainha esquerda, e essa não tem ar (não tem pipo, nem reparei :sh)) O que ele me disse foi que o ar que ouvi a sair deveria ser vacuo, ou algo do género. as continuo à espera da resposta de regia, que ainda não recebi.

Aqui está uma foto, que ainda não tinha colocado.
retentor.jpg

tendo feito uns 600km com os kenda, hoje vou montar os maxxis. A ideia é ver se noto diferenças e quais...

Alguém tem aquela jogo de ferramentas da decathlon? Sabem se vale alguma coisa? Perdi o meu da berg. :sh)

Boas

Eu já sei que isto já foi respondido 532 vezes nos ultimos 6 meses....mas com quantos km's se deve mandar fazer a revisão da suspensão e amortecedor?

Depende das marcas.
A RS costuma ser às 100h, a DT que tenho é às 200h e sem certezas mas a Fox recomenda às 50h.

Em relação ao problema do vedante retentor ter saltado, expus o assunto à regiabike (onde comprei a epicon) mas ainda não me responderam. (Mandei-lhes um mail com fotos). Ainda não me dei ao trabalho de ligar, pois fui a um mecânico que me disse que podia colocar o vedante no sitio e andar, pois foi na bainha esquerda, e essa não tem ar (não tem pipo, nem reparei :sh)) O que ele me disse foi que o ar que ouvi a sair deveria ser vacuo, ou algo do género. as continuo à espera da resposta de regia, que ainda não recebi.

View attachment 101937

Isso é um bocado estranho, tenho ideia que nas Epicon (tal como nas Axon) é exactamente nessa do lado esquerdo que se coloca o ar, do lado direito tem o bloqueio. Não tens uma tampa de rosca no topo do lado esquerdo e lá por baixo não está o pipo do ar?

EDIT: Achei isso tão estranho que fui ao site da Suntour para confirmar e de facto é como tinha dito:

Right Side
Remote speed-lock w/rebound adjust cartridge

Left Side
Air spring system

SR SUNTOUR Cycling

binary.php

PS: Acho que tens que mudar de mecânico...:rolleyes:

Last edited:
Isso é um bocado estranho, tenho ideia que nas Epicon (tal como nas Axon) é exactamente nessa do lado esquerdo que se coloca o ar, do lado direito tem o bloqueio. Não tens uma tampa de rosca no topo do lado esquerdo e lá por baixo não está o pipo do ar?

EDIT: Achei isso tão estranho que fui ao site da Suntour para confirmar e de facto é como tinha dito:

Right Side
Remote speed-lock w/rebound adjust cartridge

Left Side
Air spring system

SR SUNTOUR Cycling

binary.php

PS: Acho que tens que mudar de mecânico...:rolleyes:
sou da mesma opinião
e epicon da minha esposa tem o cabo do bloqueio do lado direito e a camara de ar com o pipo do lado esquerdo.
é estranho que um mecanico não saiba isso
DSC00029.jpg

Boas

Eu já sei que isto já foi respondido 532 vezes nos ultimos 6 meses....mas com quantos km's se deve mandar fazer a revisão da suspensão e amortecedor?

Para a maioria dos utilizadores, aqueles que não andam sempre a partir, uma vez por ano chega.

Se o pessoal se fosse a reger pelo que a generalidade das marcas dizem, mês sim, mês não, a suspensão ia para a revisão.

Last edited:

View attachment 101937

chama o mecanico de BURRO e mostra-lhe este link...
http://www.srsuntour-cycling.com/dstore/products/Forks/2901/EPICON/SF11-EPICON+RLD+26'+CTS.html

Ou este se for o modelo 2010
http://www.srsuntour-cycling.com/dstore/products/Forks/2622/EPICON/SF9-EPICON+LOD.html

Last edited:
Back