Tópico do BTT

Perdi a cabeça e passei de uma GIANT ATX 840 com mais de 10 anos para:

img0708pq.jpg

Bem.. a diferença é abismal. Tudo parece mais fácil :|

senhorpedro, essas pressões não são um exagero?

No meu caso, e sou um peso pesado, ando com 2.1bar à frente e 2.3bar atrás.. [;)]

Sei que depende do gosto pessoal e estilo que cada um, mas não perdes aderência nas curvas? :confused:

É capaz de ser excessiva, é. Até pq eu não peso assim tanto.
Não perco aderência. Ou pelo menos nunca me falhou a roda. O único senão é mesmo o conforto e a tal sensação de rigidez excessiva. Hoje vou diminuir-lhe a pressão e experimentar assim.

Estive a ver! Não tive os meus 15 segundos de fama.. [:D] Os prós andam pa caraças!!!

E antes esteve a dar a reportagem da taça de DHU de Crestuma que aconteceu no mesmo dia e um de dois amigos meus apareceu durante uns segundos a dar calor (Scott FR verde fluorescente). apr:)

Podiam também fazer uma reportagem da Avalanche Licor Beirão da Lousã, parece que foi a loucura!! [;)]

Hoje fui dar uma volta nova para a serra da agrela. Um amigo meu tirou o track da net, ao que parece aquilo foi cenário de uma prova.

Já não andava de bicla a algum tempo... Fiquei todo partido e ainda por cima o percurso não era para meninos. Tinha muita pedra solta, muitas subidas e descidas técnicas.

GPSies.com GPS - btt - Percurso BTT Serra da Agrela - 4825-046 Santo Tirso, Agrela, Porto

Em suma foram 30 km´s de muita dureza, onde se juntou muita fome, muita sede e uma câmara furada.

Duas fotos da última volta do fds.

Uploaded with ImageShack.us

Paragem para atestar a bolsa que vinha muito leve, antes de iniciar as subidas e encontro imediato com este dócil gigante.

Já começou o far-west (aka caça) nas nossas matas.

RIDER, hoje levei o sportstracker ligado e estive agora a analisar a altimetria daquela subida da barragem... Em cerca de 2km, sobe-se nessa zona cerca de 200m. Já não se vêem as fitas.

Last edited:
Aquela não é a de 10V, é a antiga de 9V.

Por acaso até é a de 10V.
É a XT M770-10.

1271327661646-hkmdi6fi22yl-500-90-500-70.jpg

A XT M770-9V é parecida.

2u6jm74.jpg

A de cima (a M770-10) tem o simbolo Dynasys. É o sistema de 10V da Shimano.

dyna-sys__shimano.image_.-Article-Single-image.dash.277.175.gif

Como tal tem os pratos 42/32/24.

A M770 de 9v tem o sistema Hyperglide da Shimano e tem pratos 44/32/22.

A nova XT a M780 também é Dynasys.

xt-crank-black.jpg

Falando em pedaleiras e afins... hoje houve situações em que, a pedalar em força, a sentiam-se uns estalos bastante audíveis e a pedaleira cedia quando isso acontecia. O que é que pode ser? Corrente, cassete ou pedaleira? A cassete e a corrente já devem estar a pedir substituição...

Falando em pedaleiras e afins... hoje houve situações em que, a pedalar em força, a sentiam-se uns estalos bastante audíveis e a pedaleira cedia quando isso acontecia. O que é que pode ser? Corrente, cassete ou pedaleira? A cassete e a corrente já devem estar a pedir substituição...

Ao final de quanto tempo (km's) devemos mudar corrente e cassete ?

Duas fotos da última volta do fds.

Paragem para atestar a bolsa que vinha muito leve, antes de iniciar as subidas e encontro imediato com este dócil gigante.

Já começou o far-west (aka caça) nas nossas matas.

RIDER, hoje levei o sportstracker ligado e estive agora a analisar a altimetria daquela subida da barragem... Em cerca de 2km, sobe-se nessa zona cerca de 200m. Já não se vêem as fitas.

Aquilo é uma subida do carago!
Deste fim de semana a 15 dias tou pensar ir a Mangualde pedalar,para ir outra vez ao posto de vigia,depois eu aviso!

Hoje fomos quase até Vila Nova de Paiva,foram 70 kms,1100 metros de acumulado,com cerca de 80% de asfalto!

Vou-me aventurar a fazer a revisão á minha Fox,já encomendei os retentores,esponjas,oleo para a camara de ar e oleo para suspensão,pelo que vi nos videos,não me parece dificil!

O barulho na tua pedaleira pode ser falta de lubrificação nos pedais,no eixo pedaleiro,na corrente ou algum prato desapertado,pode ser muita coisa!

Aquilo é uma subida do carago!
Deste fim de semana a 15 dias tou pensar ir a Mangualde pedalar,para ir outra vez ao posto de vigia,depois eu aviso!

Hoje fomos quase até Vila Nova de Paiva,foram 70 kms,1100 metros de acumulado,com cerca de 80% de asfalto!

Vou-me aventurar a fazer a revisão á minha Fox,já encomendei os retentores,esponjas,oleo para a camara de ar e oleo para suspensão,pelo que vi nos videos,não me parece dificil!

O barulho na tua pedaleira pode ser falta de lubrificação nos pedais,no eixo pedaleiro,na corrente ou algum prato desapertado,pode ser muita coisa!

Ok. Então depois diz qlq coisa...
É inclinação e a um dado momento, o piso.
Quanto à pedaleira, vou rectificar o aperto dos pratos mas não deve ser disso... Digo eu. Aponto mais para a corrente.
Eu faço mais 200km e tb levo a suspensão à revisão.

Last edited:
Ao final de quanto tempo (km's) devemos mudar corrente e cassete ?

Depende do uso, dos cuidados, etc.

Na minha opinião, deves comprar uma ferramenta que mede o estiramento da corrente, quando atingir 1% de alongamento, está na altura de mudar a corrente.

Quanto à cassete, deve durar pelo menos 2 mudas de corrente, mas depende muito do uso, cuidados, etc, ou seja, não é uma ciência exata :)

chain_wear.jpg

tool-measures-chain-wear-cyclo-tool.jpg

Last edited:
Back