Tópico do BTT

Diz que tenho deixar o dedo na manivela da mudança até a corrente estar toda encaixada no carreto maior , isso é mesmo assim?
Eu levo o manipulo até ao fim e largo, suponho que devia ser assim e não ficar lá com o dedo
Na minha antiga também tinha que o fazer... mas era uma bike com 12 anos, com material de origem! :sh)

Aproveitando, os meus travões, mas mais o da frente, quando travo mais a fundo vibram... como se estivesse com a pastilha a tocar nos raios do disco!
Já aconteceu a alguém, como resolveram?
Já pensei em meter umas anilhas finas no parafuso que une a maxila ao quadro de modo a levantar mais um pouco a mesma, deste modo as pastilhas iriam subir...
Acho que li algo assim em tempos no btt.net.:confused:

Companheiro

Provavelmente também colocaste cabos (e bichas) novos...

Shôr edununo

Um abraço

ny12xx

Desculpa mas estás a discutir o que não tem discussão[:p]

A diferença no funcionamento de um desviador traseiro Alivio, Acera para o trio SLX, XT, XTR é notória e evidente com ou sem cabos/bichas novas ou usadas, com ou sem lama, num quadro HT...nem falo num quadro FS, porque acho que preferia andar com SS[:D]

Já faço manutenção às minhas bicicletas e à de outros colegas há uns anos com toda a gama shimano e é indiscutível que uma vez bem afinado um desviador do trio, salvo acidente, não precisa de ser mexido.

Um Acera/Alívio é exactamente o contrário. Uma vez bem afinado, terás de lhe fazer ajustes de vez em quando, muitas vezes na mesma volta se esta for em BTT e basta por exemplo um pequeno salto, um bocado de pó, lama ou simples acto de tirar a roda para mudar um furo e já tens uma ou outra mudança outra vez a bater na "trave".

Na minha antiga também tinha que o fazer... mas era uma bike com 12 anos, com material de origem! :sh)

Aproveitando, os meus travões, mas mais o da frente, quando travo mais a fundo vibram... como se estivesse com a pastilha a tocar nos raios do disco!
Já aconteceu a alguém, como resolveram?
Já pensei em meter umas anilhas finas no parafuso que une a maxila ao quadro de modo a levantar mais um pouco a mesma, deste modo as pastilhas iriam subir...
Acho que li algo assim em tempos no btt.net.:confused:

Em principio os calços devem estar alinhados pela aresta exterior do disco, de forma a proveitar todo o raio e face do mesmo, se tiveres de usar anilhas não há problema.

Companheiros

Não batam mais no ceguinho!!!

Vou deixar-me de discussões sobre BTT's por estes lados...

Já demonstrei o meu ponto de vista noutro sítio.

Um abraço

ny12xx

Companheiros

Um abraço

ny12xx

Não estou a bater no ceguinho[;)]

Só não compreendo a tua opinião e posição perante uma ideia contrária da maioria dos utilizadores...não costumo andar no outro sítio, mas não me parece que a opinião seja diferente perante a realidade.

Companheiros

Um abraço

ny12xx

Eu só agora me dei ao trabalho de reler o que foi escrito. Pensa o que quiseres, mas por alguma razão uns são mais caros, mais leves e mais resistentes que outros.

XT leva a porrada que quiser e é raro precisar de afinação. Mas se preferes Alivio vai em frente.....cada um sabe de si.

Tb há quem diga que Skoda e Audi é a mesma coisa!

luis biclas; said:
Tanto os shifters 9V com o desviador de 8V, como o desviador de 8V consegue meter 9 mudanças, tens é de o ter muito bem afinado.
Falo por experiência própria, recentemente troquei a minha transmissão Alivio por uma SLX, e tive o desviador (Alivio 8V) a funcionar com os manipulos 9V e com cassete de 9V, e tive ainda o desviador SLX a funcionar com os manipulos Alivio.

luis biclas; said:
Eu confirmo duplamente aquilo que escrevi anteriormente, funciona perfeitamente.
Desta vez a experiência foi na bike da minha mulher, trazia Acera 8V, meti-lhe shifters SLX a trabalhar com desviador Acera, e a seguir vai levar uma cassete e corrente Deore 9V.

ny12xx; said:
Durante muito tempo utilizei shifters LX e desviador Alivio.

Quanto melhor o shifter, melhor o funcionamento do desviador (o inverso não é muito perceptível).

Desde que o desviador não tenha folgas, tão bem funciona um Deore como um XTR; o mesmo já não se pode dizer dos shifters.

Na Shimano, 7v + 8v + 9v têm o mesmo rácio (shifter/desviador) mas 10v já não funciona com nenhum dos anteriores (nem o shifter nem o desviador).

Tudo isto só se aplica ao desviador traseiro porque o dianteiro é sempre compatível (7v + 8v + 9v + 10v + Shimano + SRAM + ...)

Um abraço

ny12xx

ny12xx; said:
Companheiro

Para que o desviador traseiro funcione bem necessitas que os seguintes componentes estejam a funcionar bem (ou sem anomalias):

Shifter
cabo
bicha/s
dois terminais por cada segmento de bicha
desviador sem folgas
roldana superior do desviador
(acho que não me estou a esquecer de nada)

Se algum destes componentes estiver com um comportamento "menos bom", o funcionamento da transmissão traseira não será o melhor.

Um abraço

ny12xx

Companheiros

Eu não disse: "um amigo disse-me que o primo do vizinho lhe disse que X shifter funcionava bem com Y desviador".

Quem me conhece, sabe que tenho por hábito fundamentar (ou pelo menos tentar) as minhas afirmações.

Habitualmente, o pessoal pensa que subindo de gama vai ter um producto com um funcionamento melhor, mas nem sempre é o caso...

Continuo a defender os €€€€€ em detrimento dos gramas, logo, se o funcionamento é igual, vou para o mais barato.

Tb há quem diga que Skoda e Audi é a mesma coisa!

Os mecânicos dizem que sim...

Um abraço

ny12xx

Diz que tenho deixar o dedo na manivela da mudança até a corrente estar toda encaixada no carreto maior , isso é mesmo assim?
Eu levo o manipulo até ao fim e largo, suponho que devia ser assim e não ficar lá com o dedo

como é que mudam a mudança á frente? :confused:

Sabes que isto de mudanças não é uma ciência exacta, já agora, que corrente estás a usar?

Se tens de manter o dedo, então está mal afinado, ao manteres o dedo mantens tensão na linha e o desviador mais 'alto', nem que seja por um mm, o suficiente para dar tempo à corrente 'entrar'. Não devias ter de manter o dedo. Isso acontece com todas as rodas, ou com alguma em especial?

isto é a teoria deles para depois de mudarem pedaleira, desviador e corrente .. o problema se manter.

A corrente era a de origem, mas agora está lá uma nova que não sei qual é.

Mas a teoria deles cai por terra, quando ao trocar do carreto maior á frente para o do meio no domingo passado, me falhou 2 ou 3 vezes.

pena que não pesco nada de mecanica de bicicletas, os gajos dizem coisas que eu nem sei se fazem sentido..

Companheiros

Eu não disse: "um amigo disse-me que o primo do vizinho lhe disse que X shifter funcionava bem com Y desviador".

Quem me conhece, sabe que tenho por hábito fundamentar (ou pelo menos tentar) as minhas afirmações.

Habitualmente, o pessoal pensa que subindo de gama vai ter um producto com um funcionamento melhor, mas nem sempre é o caso...

Continuo a defender os €€€€€ em detrimento dos gramas, logo, se o funcionamento é igual, vou para o mais barato.

Um abraço

ny12xx

O problema no que dizes, é só um. A maioria (utilizadores, mecânicos, forúns da especialidade, crítica da especialidade, revistas, etc) diz: "value for money" = SLX. Isto vai uns anos, e a gama continua com o título[;)]
Propões que Alivio/Acera é igual ao resto apenas pela tua experiência, o que convenhamos é uma amostra muito pequena. Se funciona contigo e/ou estás satisfeito como funciona, ninguém te está a pedir para mudares.

O funcionamento não é o mesmo nas mais diversas condições, a fiabilidade não é definitivamente a mesma, a necessidade de afinação à posteriori é uma realidade, a facilidade de afinação inicial com ou sem cabos/bichas xpto é bem diferente.

Nunca tive desviadores com folgas (novos, usados ou gastos[:p]), até porque pessoalmente chegou-me a experiência com um alívio novo sem folgas...mas também não tive muitos meses para a ganhar.

isto é a teoria deles para depois de mudarem pedaleira, desviador e corrente .. o problema se manter.

A corrente era a de origem, mas agora está lá uma nova que não sei qual é.

Mas a teoria deles cai por terra, quando ao trocar do carreto maior á frente para o do meio no domingo passado, me falhou 2 ou 3 vezes.

pena que não pesco nada de mecanica de bicicletas, os gajos dizem coisas que eu nem sei se fazem sentido..

O desviador da frente é na minha opinião o mais difícil de afinar porque normalmente não tem uma posição fixa de aperto como o de trás (já existem alguns quadros que têm, mas não é o teu caso).

Normalmente o problema é a posição do desviador no quadro.

Como já disseram se continua igual pergunta na tua zona por um bom mecânico e leva lá a bicicleta.

Eh pá, então se calhar vou-me ficar pela berg...
O problema é que o que os gajos têm usado um padrão de cores que eu acho mto parolo. Pelo que vi, não têm nada assim mais discreto, com eu gosto...
Eu tenho mandado vir pelo ebay e sinceramente são mais que suficientes e por um preço 3x menor.
Men Cycling Underwear Gel 3D Padded Bike Bicycle Pants Black 5 Size | eBay Estes para andar por baixo de outros.

BIKE MENS PADDED LYCRA CYCLING SHORTS S/M/L/XL/XXL | eBay Estes para andar sem mais nada.

Como a minha bike foi para o mecânico por causa do desviador traseiro , tive de tirar do baú a da minha mulher.
já deve ter uns 6 ou 7 anos e está em boas condições.

Há pouco :

d9hk.jpg

mn3d.jpg

Fez hoje mais kms que em toda a sua vida até hoje [:D].
Foi também dia de fazer a rodagem aos calções da Cofides . 5* , tenho o nalgueiro impec [:D]. Foram cerca de 2 horas de voltinhas e nunca se queixou com dores apr:).

Nao consigo entender porque é que o pessoal continua a achar que com uma BTT e dois sets de rodas/pneus tem toda a polivalència.....afinal uma bike e um par de rodas/pneus chega[:cool:]

Na minha, com shifters Deore, para subir de 1 para 2, dou apenas um toque.
De 2 para 3 já tenho de dar um toque um bocadinho mais prolongado, mas nada de mais.

A descer, 3->2->1, basta um toquezinho.

Não percebi a parte de te dizerem para não pedalares. :confused:
Se não houver rotação da pedaleira, não vejo como a mudança possa entrar. :confused:

Companheiros

Um abraço

ny12xx

Tive, não há muito tempo, uma Cube de BTT adaptada para estrada em que tinha um manipulos XT 9V (oferecidos) e um desviador Alivio 2012, já de 9V a trabalharem em conjunto. Como era só para estrada, não ia apanhar grande sujidade e lá pensei que o Alivio chegasse. Asneira! Nos 1ºs 100 ou 200kms, estava tudo afinadinho mas depois disso tinha de estar a afinar constantemente. Fartei-me e coloquei um SLX de 9V. Remédio santo. Nada a ver. Mais suave, preciso e fiável.

Há diferenças e disso não tenho dúvidas.

Back