Tópico do BTT

O dark mind e o Nosalvation não vão poder ir , e eu nessa data não sei se poderei ir .O que sugeria era para que podessemos ir todos ,fosse no final de Setembro ou no inicio de Outubro.Mas vou fazer os possiveis para tentar ir .Cumps.

citação:Originalmente colocada por jose ferreira

O dark mind e o Nosalvation não vão poder ir , e eu nessa data não sei se poderei ir .O que sugeria era para que podessemos ir todos ,fosse no final de Setembro ou no inicio de Outubro.Mas vou fazer os possiveis para tentar ir .Cumps.

Por mim tudo bem mas pode sempre acontecer que no fim de Setembro os que já manifestaram disponibilidade para ir no inicio de Setembro não possam...o que não é o meu caso![8D]
Mas acho que será melhor.

Último domingo de Setembro???

Para mim, penso estar sempre disponível, excepto durante talvez 2 semanas em Agosto.

Digam em que datas podem, os que estão interessados em participar ;)

Temos que ponderar bem o local, visto que Sintra é espectacular, mas também tem alguma exigência fisica, e parece que alguns utilizam a bicicleta esporádicamente. Sempre vão ser +- 35km de puro BTT, e em Sintra é quase sempre a subir ou a descer.

Começem a ir aos treinos ;)

Marquem para o final de Setembro ,que eu vou falar com os meus amigos para ver quem quer ir, e quantos querem ir.Penso que nesta altura todos nós já acabamos as férias.Sugeria que se começasse na barragem da Mula porque há muitos mais lugares para estacionar os carros, e sempre se pode acabar a manhã a fazer as pontes.

Marquem para o final de Setembro ,que eu vou falar com os meus amigos para ver quem quer ir, e quantos querem ir.Penso que nesta altura todos nós já acabamos as férias.Sugeria que se começasse na barragem da Mula porque há muitos mais lugares para estacionar os carros, e sempre se pode acabar a manhã a fazer as pontes.

Em relação aos lugares de estacionamento, tens razão ;) mas em relação ao trilho das pontes, tanto faz se começas o passeio na barragem ou na Lagoa Azul :), é uma questão de fazer a ligação da barragem para a lagoa azul no fim do passeio ;)

PC , vais lá estar amanha? Eu estarei ,começo as 9 horas e se quiseres aparecer , a minha bike é uma Specialized fsr xc pro ,e costumo deixar o carro debaixo das àrvores.Aparece para irmos dar uma volta,e trocar-mos opinioes sobre o proximo passeio.Cumps.

PC , vais lá estar amanha? Eu estarei ,começo as 9 horas e se quiseres aparecer , a minha bike é uma Specialized fsr xc pro ,e costumo deixar o carro debaixo das àrvores.Aparece para irmos dar uma volta,e trocar-mos opinioes sobre o proximo passeio.Cumps.

Estava a pensar passar por lá. Digo passar, porque moro em Lisboa (Marvila) e como não tenho carro, tenho que pedalar até lá, ou seja, nunca estou lá às 9 :)

Mas se vires um gajo numa BH Expert Team Disc toda cinzentinha posso ser eu [8D]

Um bom passeio ;)

Afinal sempre passei por lá [8D].

Depois de levantar o rabinho da cama ás 7h e pouco e de preparar toda a logistica, acabei por sair de casa por volta das 7h45m.

Primeira nota negativa, o forte vento que se fazia sentir, vi logo que a coisa não ia ser fácil, mas optei por ir à mesma. Normalmente de manhã o vento não costuma estar tão forte, e este aspecto é muito importante, visto que tenho que fazer alguns (bastantes) km em estrada e o vento não ajuda nada [xx(]

Mas a coisa nem correu mal de todo, vento quase sempre lateral até Carcavelos, tendo apanhado sempre vento de frente a partir daí, ou seja, mais ou menos 12km até ao objectivo.

Acabei por chegar a Sintra à barragem do rio da mula eram 9:35 com 45km feitos a uma média de 25km/h. Nada mau tendo em conta o vento ;)

23jul200600001bg5.jpg

Estranho, foi estarem tão poucos BTTistas em Sintra [:0]. 4 carros na Lagoa Azul e talvez 20 na barragem. Durante todo o percurso na serra, não vi mais de 15 BTTistas. Caso para perguntar, onde andam os BTTistas da região de Lisboa?

Panorâmica da subida que me esperava

23jul200600002dg6.jpg

Aspecto do tipo de caminhos que me iam levar até aos 4 caminhos

23jul200600004ps8.jpg

Chegado aos 4 caminhos, optei por não parar (mais uma vez, nenhum BTTista, só dois carros de bombeiros parados à sombra), e continuei a subir até à Cruz Alta.

Vista da Cruz Alta para o sitio de onde parti, Se olharem com atenção, no centro da imagem dá para ver a barragem da Mula

23jul200600005gn6.jpg

O porquê do nome. Homenagem a uns bombeiros que morreram neste local a combater um fogo.

23jul200600006mz6.jpg

Daqui continua-se a subir (nunca mais acaba a subida [:p]) com uma vegetação ainda mais luxuriante. É impressionante o verde que caracteriza esta parte de Sintra [8D]

23jul200600007gd4.jpg

Chegado ao parque das merendas, onde finalmente se começa a descer, tentem adivinhar por onde é o caminho :)

23jul200600010fa8.jpg

Inicio do trilho, que identifico com o nome de "fofinha". Nunca lá fui ao chão, mas quem caiu, diz que o piso é fofo :D

23jul200600011ys5.jpg

Parte final do trilho. É pena, mas na foto não dá para ter noção da inclinação [8)]

23jul200600012my6.jpg

Depois de fazer mais uns Kms com uma vegetação densa, onde os óculos de lentes escuras, acabam por ser menos indicados, chegamos a um sitio onde a paisagem muda por completo, e temos água até onde a vista alcança

23jul200600013hc7.jpg

O Cabo da Roca lá ao fundo

23jul200600014bj1.jpg

Como já se fazia tarde (eram 10h45m) optei por seguir para casa, via praia do Guincho, e aproveitar o vento favorável para me levar até casa mas por estrada. O meu objectivo lá ao fundo.

23jul200600015hy7.jpg

Em plena praia do Guincho para comer um pouco de chocolate e um pêssego

23jul200600016ml4.jpg

A serra por onde andei. Adeus até à próxima [^]

23jul200600017ra9.jpg

E aproveitar a paisagem, não é todos os dias que se tem o prazer de comer um pêssego com esta vista [8D]

23jul200600019dy0.jpg

A partir daqui foi sempre por estrada até casa. Queria agradecer ao FDP de um Citroen AX branco, que me passou a escassos cm do guiador depois do Estoril [8]. Mais um exemplo do civismo que reina nas nossas estradas.

Para evitar azares, a partir daí fui sempre no meio da minha faixa de rodagem, obrigando a quem quizer passar a fazê-lo pela faixa da esquerda.

O passeio ficou ainda marcado pelo muito trânsito desde Caxias até Alcântara, tudo porque toda a gente se lembrou de ir ver os veleiros que estavam a sair de Lisboa. Escusado será dizer a confusão que se gerou quando milhares de pessoas tentam ir da carro para o mesmo local [xx(]

"Resultado" final

Quase 110km percorridos

23jul200600028ki1.jpg

A uma média de 22.8km/h

23jul200600029so5.jpg

Com um tempo total em cima da bike de quase 5h

23jul200600030sj3.jpg

Quem daqui tiver vontade de conhecer estes trilhos, que levante o braço [8D]

Caro pc :conheço todos esses trilhos,e aquele em que começaste,conheço um outro que vai dar ao mesmo sitio e não é tão ingreme, excepto na parte final,enquanto que por onde foste é sempre a subir .Não nos podemos esquecer que pode haver muitos dos que queiram ir ,tenham dificuldade a subir durante bastante tempo.Para subir á cruz alta costumo ir um pouco por alcatrão, e depois virar á direita e subir até ao marco geodésico.Caro pc ,um dia em bicicleta não chegava para percorrer todos os trilhos que conheço.Quando viste poucos carros na barragem da Mula não te esqueças de ver na parte de baixo da barragem é que eu costumo pôr o carro debaixo das arvores por tras de umas silvas e costuma ficar bastante escondido.No encontro falaremos melhor .Cumps

Olá José,

foi pena a gente não se ter encontrado, mas fica para a próxima ;).

Eu cheguei à barragem por caminhos de terra que vêm dos lados da Lagoa Azul, por isso fui dar à parte de cima da barragem, onde estavam 5 ou 6 carros estacionados. Depois desci e passei na parte de baixo da barragem, onde de facto estavam mais carros estacionados ;)

Daí começei por subir aquela "parede" de cimento, e no topo dessa subida, cortei à direita. Na imagem podes (podem) ver o caminho que levei até ao topo (caminho marcado a vermelho). Este é sempre a subir, mas só em 2 ou 3 sitios é que é mais exigente, porque de resto faz-se bem (isto é relativo :D). Isto até aos 4 caminhos, porque daí até à Cruz Alta, é sempre a "doer".

De todas as maneiras que conheço para subir até aos 4 caminhos, o que marquei no mapa a azul, acaba por ser o mais "fácil". Este começa onde era a antiga escola de condução TT, talvez o conheças também ;)

mapajk1.jpg

No entanto, como já referi num "post" anterior, tenho receio de levar para lá o pessoal, porque de facto Sintra é exigente.
Para quem fez o de Stª Eulália, só para terem uma ideia de comparação, eu classificava o passeio de Stª Eulália com um grau de dificuldade em termos fisicos com um 2, enquanto este de Sintra (ou outro qualquer em Sintra) deve de estar perto do 5.
Quando começei a andar de bicicleta em 2001, orgulhava-me de fazer 30km na Expo [}:)]. Depois convidaram-me para ir a Sintra fazer um passeio de 8km. Pensei para mim mesmo, na boa. Resultado, fiz 4 km's a empurrar a bicicleta e 4 montado nela a descer [8)] [}:)]

Se calhar era melhor organizar outro passeio que fique a meio termo em termos de dificuldade, para ver como se "aguentam" as pernas dos pessoas. Se quizerem fazer um "treino" no Jamor, talvez fosse o ideal. Tal como já referi, o Jamor é uma Sintra em ponto pequeno (volta de 9km), mas é sempre a subir e a descer. Tem a vantagem de que caso alguém não aguente, o carro nunca está muito longe ;)

Digam de vossa justiça

Fiquem bem e boas pedaladas [8D]

Concordo que Sintra para um passeio seria lindo, mas acho que Sintra não é para toda a gente. É capaz de ser muito puxado. Temos que ver algo intermédio, senão vamos andar todos a empurrar a 'bicha'

Eu ontem também fiz a minha loucura, mas mais ao final do dia.
Fui de Massamá até às Docas, num percurso de 45 km.
Encontrei um "cãozito" que corria muito bem, atingiu 35 km/h:D

citação:Originalmente colocada por Iuri

Eu ontem também fiz a minha loucura, mas mais ao final do dia.
Fui de Massamá até às Docas, num percurso de 45 km.
Encontrei um "cãozito" que corria muito bem, atingiu 35 km/h:D

[}:)]
Aposto que não o conseguiste passar!:D

Caro PC: quando disseste "panoramica da subida que me esperava "pensei que ias contornar a barragem e ias subir o estradão paralelo ao caminho das pontes .O que assinalaste a vermelho é para mim o menos agressivo (excepto na parte final)e o mais bonito.Quase sempre subo pela estrada de cimento, até aos 4 caminhos mas não costumo subir imediatamente á cruz alta ,ainda damos umas voltas antes de voltar ao convento dos capuchos.É então que subimos até ao marco geodesico que fica num ponto mais alto, do que à cruz mas por outro caminho em que se sobe 1250 metros, sendo menos ingreme.O que assinalaste a azul é talvez o menos ingreme, mas é sempre a subir mas com pouca inclinação.Brevememte vou estar de férias e depois temos que combinar um passeio na serra.Se o passeio for mudado para o Jamor tambem irei porque não o conheço, e gosto de novos desafios.Marquem o passeio para o fim de Setembro,para ver se pode ir o maior numero de participantes.Cumps

Hoje fui para os montes de Barcarena, não sem antes passar pela sagrada mata de Queluz (passo sempre que ando de bicla).

Já para a zona de Barcarena, ia tendo um acidente, caindo despenhado pelo monte abaixo, mas lá consegui agarrar-me a um galho. Foi por pouco.
Depois desci até perto do Cacém e vim a acompanhar o IC19, na zona do alargamento.
Alargaram a faixa mas nem se deram ao trabalho de tirar este BX que assim ficou soterrado...daqui por 1.000 anos um arqueólogo descobrilo-á :D

Essa mata de Queluz parece ser gira ;) mas acho que não me arriscava a passar lá sozinho.

Esse comentário ao BX está :D

A mata é espectacular. Faz lembrar Sintra, tal a concentração de vegetação.
Sempre que lá ando estou sempre de olho no retrovisor...:D

Boas,

tendo em conta que o "sticky" sobre o I Passeio BTT AHO, onde estávamos a começar a combinar o II passeio, foi movido para os eventos http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=82814&whichpage=4

venho colocar aqui um resumo do que já se tinha falado:

II PASSEIO BTT (FÓRUM AHO) dia 24 de Setembro 2006

1ª opção - Serra de Sintra
Distância: 30 a 40Km (depende, pode-se fazer uma "voltinha" de 20km)
Dificuldade (fisica/técnica): 5/3
Local de Inicio: Barragem do rio da Mula
Pontos positivos: Um dos melhores locais para o BTT na região de Lisboa
Pontos negativos: dificuldade física, o que pode tornar o passeio numa experiência dolorosa para alguns. Sempre se pode escolher um percurso menos duro, mas nunca será fácil

2ª opção - Estádio Nacional (Jamor)
Distância: 20 a 30km (no Jamor são +-10km, com a possibilidade de se repetir o percurso)
Dificuldade (fisica/tecnica): 3/3
Local de Inicio: Estação Fluvial de Belem (bons estacionamentos e sempre dá para aquecer as pernas até ao Jamor)
Pontos positivos: Sintra em ponto pequeno (sempre sobe e desce); palco de algumas provas nacionais e internacionais de BTT o que diz do potencial do local
Pontos Negativos: ao ser um local muito pequeno, a volta de BTT nunca é muito grande (+-10km nas matas do Jamor). O que costumo fazer é repetir o percurso.

Tendo em conta que é o II passeio do forum, e como algumas pessoas que demonstraram vontade de participar não utilizam a bicicleta regularmente, na minha opinião o Estádio Nacional - Jamor, penso que seja o local indicado. Penso que assim todos nós iremos apreciar este II passeio do forum.

Fotos dos locais para quem não conhece. As fotos não são grande coisa, foram feitas por mim, mas sempre ficam com uma ideia da paisagem.

Jamor
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=41739&whichpage=15

Sintra
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=41739&whichpage=22

Quem demonstrou interesse/disponibilidade para este passeio:

User (local preferido)
RTC (Jamor)
pc (Jamor)
DêCêIi
edias
Rasteirinho
Nekrofiltik
jose ferreira
Iuri (Jamor)

Espero que mais gente demonstre interesse em participar ;)

Abraços e boas pedaladas

Voltar
Superior