Afinal sempre passei por lá [8D].
Depois de levantar o rabinho da cama ás 7h e pouco e de preparar toda a logistica, acabei por sair de casa por volta das 7h45m.
Primeira nota negativa, o forte vento que se fazia sentir, vi logo que a coisa não ia ser fácil, mas optei por ir à mesma. Normalmente de manhã o vento não costuma estar tão forte, e este aspecto é muito importante, visto que tenho que fazer alguns (bastantes) km em estrada e o vento não ajuda nada [xx(]
Mas a coisa nem correu mal de todo, vento quase sempre lateral até Carcavelos, tendo apanhado sempre vento de frente a partir daí, ou seja, mais ou menos 12km até ao objectivo.
Acabei por chegar a Sintra à barragem do rio da mula eram 9:35 com 45km feitos a uma média de 25km/h. Nada mau tendo em conta o vento
Estranho, foi estarem tão poucos BTTistas em Sintra [:0]. 4 carros na Lagoa Azul e talvez 20 na barragem. Durante todo o percurso na serra, não vi mais de 15 BTTistas. Caso para perguntar, onde andam os BTTistas da região de Lisboa?
Panorâmica da subida que me esperava
Aspecto do tipo de caminhos que me iam levar até aos 4 caminhos
Chegado aos 4 caminhos, optei por não parar (mais uma vez, nenhum BTTista, só dois carros de bombeiros parados à sombra), e continuei a subir até à Cruz Alta.
Vista da Cruz Alta para o sitio de onde parti, Se olharem com atenção, no centro da imagem dá para ver a barragem da Mula
O porquê do nome. Homenagem a uns bombeiros que morreram neste local a combater um fogo.
Daqui continua-se a subir (nunca mais acaba a subida [

]) com uma vegetação ainda mais luxuriante. É impressionante o verde que caracteriza esta parte de Sintra [8D]
Chegado ao parque das merendas, onde finalmente se começa a descer, tentem adivinhar por onde é o caminho
Inicio do trilho, que identifico com o nome de "fofinha". Nunca lá fui ao chão, mas quem caiu, diz que o piso é fofo
Parte final do trilho. É pena, mas na foto não dá para ter noção da inclinação [8)]
Depois de fazer mais uns Kms com uma vegetação densa, onde os óculos de lentes escuras, acabam por ser menos indicados, chegamos a um sitio onde a paisagem muda por completo, e temos água até onde a vista alcança
O Cabo da Roca lá ao fundo
Como já se fazia tarde (eram 10h45m) optei por seguir para casa, via praia do Guincho, e aproveitar o vento favorável para me levar até casa mas por estrada. O meu objectivo lá ao fundo.
Em plena praia do Guincho para comer um pouco de chocolate e um pêssego
A serra por onde andei. Adeus até à próxima [^]
E aproveitar a paisagem, não é todos os dias que se tem o prazer de comer um pêssego com esta vista [8D]
A partir daqui foi sempre por estrada até casa. Queria agradecer ao FDP de um Citroen AX branco, que me passou a escassos cm do guiador depois do Estoril [8]. Mais um exemplo do civismo que reina nas nossas estradas.
Para evitar azares, a partir daí fui sempre no meio da minha faixa de rodagem, obrigando a quem quizer passar a fazê-lo pela faixa da esquerda.
O passeio ficou ainda marcado pelo muito trânsito desde Caxias até Alcântara, tudo porque toda a gente se lembrou de ir ver os veleiros que estavam a sair de Lisboa. Escusado será dizer a confusão que se gerou quando milhares de pessoas tentam ir da carro para o mesmo local [xx(]
"Resultado" final
Quase 110km percorridos
A uma média de 22.8km/h
Com um tempo total em cima da bike de quase 5h
Quem daqui tiver vontade de conhecer estes trilhos, que levante o braço [8D]