Tópico do BTT

Pessoal,uma ajuda.

Há tempos comprei um elo rápido para a corrente, de modo a não ter que andar sempre a descravar a corrente quando a quero tirar para limpar.
Comprei um para 8v porque é o numero de mudanças que tenho.

Ora na semana passada como estava de chuva entreti-me a instalar aquilo.

Ponto 1: depois de aberta a corrente, instalo o elo e ele não se fecha facilmente. Não deslisava sober ele mesmo para fechar. Pensei que se calhar precisava de alguma força, e o que fiz foi travar a bike e fazer peso num dos pedais de modo a esticar a corrente para o elo encaixar. Encaixou.

Hoje ia para abrir a corrente e tá quieto... aquilo não sai nem por nada... desconfio que vou ter que o descravar e comprar outro novo. Aquilo não tem ciência nenhuma, é do mais simples de usar que pode haver, mas parece que tem cola e não desliza para sair.

Ponto 2: Sendo o elo de 8v, será que a corrente, que veio de fábrica, não é de 8v? A corrente é uma suntour kmc se não me falha a memória.

Acabei por lavar a bike sem tirar a corrente, e no fim tentei de novo... nada! [8b]

Tens alicate próprio para descravar? O elo solta-se dos dois lados ou só de um?

Tens alicate próprio para descravar? O elo solta-se dos dois lados ou só de um?

Creio que te referes a esta ferramenta, é com ela que abro a corrente para limpar.
79174-3310.jpg

O elo é um SRAM. É como se não fosse suficientemente largo, e os elos da corrente não encaixam bem nas ranhuras dos pinos.
sram-power-link-1-6-8-speed-chain-fast-link.jpg

Será que o SRAM não é compatível com a minha suntour?

Last edited:
Creio que te referes a esta ferramenta, é com ela que abro a corrente para limpar.

O elo é um SRAM. É como se não fosse suficientemente largo, e os elos da corrente não encaixam bem nas ranhuras dos pinos.

Será que o SRAM não é compatível com a minha suntour?

Estava a falar de um alicate para elos rápidos, tipo este.

Será que o elo rápido é para uma corrente de 9v? Tens a certeza que é para 6/7/8v?

Desses não tenho... mas supostamente um elo rápido não deve ser de fácil utilização, sem ferramentas?

Sim na embalagem dizia que é de 8v.

Devia ser, eu tenho o alicate para não andar a engonhar.

Tira uma foto para a malta ver, embora ache estranho isso estar tão apertado.

O elo fora da corrente tem a mesma largura, já conseguiste comparar?

Devia ser, eu tenho o alicate para não andar a engonhar.

Tira uma foto para a malta ver, embora ache estranho isso estar tão apertado.

O elo fora da corrente tem a mesma largura, já conseguiste comparar?

A ver se depois tiro, mas pela foto não se deve conseguir ver grande coisa.

Para mim, o elo deve ser uns décimos de milímetro mais estreito do que deveria, e deve ter entrado à pressão. Antes de o colocar na corrente, aquilo encaixava e desencaixava facilmente com a mão. Quando puder até vou tentar com um alicate de pontas finas a ver se o consigo tirar.

Enquanto uns andam [:p] outros fazem manutenção a elas. Hoje foi dia de trocar as pastilhas dos travões dianteiros da Believe. Não faço a mínima ideia de quantos km's fizeram mas estavam nas últimas.

Aqui a comparação das novas vs usadas:

Foto1229.jpg

Enquanto uns andam [:p] outros fazem manutenção a elas. Hoje foi dia de trocar as pastilhas dos travões dianteiros da Believe. Não faço a mínima ideia de quantos km's fizeram mas estavam nas últimas.

Aqui a comparação das novas vs usadas:

View attachment 120122

Costumas mudar assim?

Eu acho que ainda as usava um bocado mais, normalmente é até bater na mola..

Back