Depois da parte da manhã ter ido em "visita de estudo" até à Póvoa Stª Iria (onde apanhei umas subidas que me deixaram com a lingua de fora), optei por ir fazer da parte da tarde o reconhecimento do percurso do "nosso" passeio no Jamor.
Optei por realizar a parte inicial por Lisboa antiga. Para quem conhece, fui sempre pela rua que vai do Poço do Bispo em Marvila, Beato, Xabregas até Stª Apolónia.
Aqui optei por subir uma autêntica parede que vai dar ao local da feira da ladra e ao Panteão Nacional. Continuei a subir até à Igreja de S. Vicente de Fora. Como habitualmente sempre que venho por aqui, meti-me por ruas a ruelas com o objectivo de ir dar ao Castelo de S. Jorge.
Aqui, quase a chegar ao Castelo, algo que não aparece nos postais de Lisboa. Como é possivel tão perto de um local como o Castelo, existirem locais com este nível de degradação (não tirei foto ao pior). Se repararem bem, a turista até está a confirmar no mapa o local
A entrada das muralhas do Castelo
Mas eu optei por iniciar aqui a minha descida. Pouco depois de iniciar essa descida, encontro isto. Parece que são os restos de mais um prédio degradado de Lisboa, mas não é
Aparentemente é algo do tempo de Cristo [:0]
E quem disse que não existem "single-tracks" em Lisboa? Aqui está um. Sim, porque temos que circular entre a linha do eléctrico e o passeio. Sair daí é queda quase certa nos carris
Foto da minha "companheira" em plena Lisboa
E o que me dissem do detalhe da fachada desta igreja em plena rua da Alfândega quase a chegar à praça do Comércio?
Dados históricos do local
Aqui já em plena zona ribeirinha de Belém, junto à torre com o mesmo nome
Ao chegar a Algés, saimos do alcatrão, e começamos a dar uso aos pneus de terra [8D]
Parte do trilho que de certeza que vai desaparecer com as marés vivas do próximo Inverno

Infelizmente, as nossas máres vivas não têm raparigas de bikini a correr pela praia agarradas ao artefacto que salva-vidas
Já em plena sombra nos trilhos do Jamor, tenho uma pequena surpresa na primeira subida (de muitas). Não é que estava um pequeno curso de água a correr, que até fazia uma pequena cascata

Não sei qual a origem da água, mas pelo cheiro não era de esgoto
Aspecto de um trilho pelo meio dos pinhais
Aqui uma das descidas que me metem mais respeito. Não pelo piso, mas sim pela inclinação. Aqui a minha técnica é, bloquear a roda de trás, controlar a velocidade com o travão da frente, e rezar durante a descida

Atenção que para alguns de vocês esta descida não vai ser nada de mais, mas para mim e depois de ter deslocado recentemente
um ombro, qualquer descida um pouco mais técnica, é como se fosse o maior "drop" do mundo
aqui a transição entre a parte sul e norte, com direito a passagem na entrada principal do estádio. aqui ainda tive uma pequena "conversa" com 3 caninos que embirraram comigo. Algo que umas pedras e uma pontaria quase certeira, resolveram
Parte inicial da descida que vamos fazer aqui nesta zona do Jamor. A principal dificuldade é o piso, que está muito "sujo" (vegetação e um piso um pouco solto).
Continuação da descida. Inicialmente fazia esta parte em sentido contrário, mas da maneira como está o piso, se for a subir, vou a empurrá-la, para isso prefiro descer
Como tudo o que desce tem que subir, aqui começa a subida (que é um pouco extensa e inclinada) sempre junto á vedação
Aqui a contemplar a parte final da subida, depois de a mesma ter sido vencida [8D]
Depois de subir um bom bocado, temos uma parte mais rápida com descidas e partes planas
Aqui em plena paragem para abasteçimento liquido
A caminho da descida final. Aqui os que tiverem bicicletas com guiadores mais largos (como eu tenho), vão ter alguma dificuldade em passar
Inicio da descida final. Esta sequência de descidas é muito engraçada
Continuação da descida
Idem aspas aspas
Continuação da descida já nas matas da parte de baixo da estádio (depois de atravesar-mos a estrada)
parte final da descida
A caminho de casa, parei na praia de Algés, para abasteçimento sólido e para descansar os olhos com as belezas naturais da zona

(estou-me a referir ao que está à direita de bicicleta, mas para quem preferir o sexo masculino pode olhar para a esquerda da imagem). Peço desculpa pela qualidade da imagem, mas foi o que se arranjou [8D]
Aqui a bike em plena praia de Algés com vista para a Trafaria
Quando estava a chegar à zona das Docas, pensei, é melhor tirar outra foto à bicicleta visto que tinha tirado ainda poucas. Quanto a mim esta foi a melhor foto que tirei até hoje. Não sei se era da luz ou da camada de pó que a bicicleta tinha, mas não consigo deixar de apreciar esta fotografia. [8D]
Digam lá se ela não é toda boa? Estou a falar da bike, pois claro
E foi assim o resumo de mais um dia bem passado aqui para os lados de Lisboa