Tópico do BTT

Por vezes é algo complicado afinar a posição das maxilas mas depois de feito é raro o raspar.
Já tive uns Deore 596 e não notei muitas diferenças nesse aspecto.
A chiadeira é um facto mas, curiosamente só com discos Formula. Com os XTR ou Quad não chiam.

É verdade, quando molhados toda a gente sabe que estou a chegar [:)]
Mas gosto da estética, peso e eficácia dos rotores formula. Como costumo limpá-los com desengordurante próprio para discos minimizo muito a chiadeira [;)]

cumps

Posso? [:D] Formula, vários anos de uso, nada de problemas. Shimano Deore, ainda dentro da garantia (felizmente), tinha uma fuga num dos "bombitos" do travão traseiro. De um momento para o outro perdeu o óleo quase todo!!! Quando fui a uma loja, referiu-me que não era o primeiro travão Shimano a ver com esse problema, especialmente XT. Vale o que vale [;)]

E não, não é por os bombitos estarem todos saídos, isto aconteceu com as pastilhas e a pinça no sitio, ou seja, a "morderem" os discos [;)]

Não passa de uma opinião pessoal, tal como a minha. [:D]

Mas eu já referi que prefiro Magura para travões.

É verdade, quando molhados toda a gente sabe que estou a chegar [:)]
Mas gosto da estética, peso e eficácia dos rotores formula. Como costumo limpá-los com desengordurante próprio para discos minimizo muito a chiadeira [;)]

cumps

Amanhã vou experimentar os RX com uns avid G2, ambos de 160. Se gostar mantenho-os por mais uns tempos e vou ver se arranjo uns HS1.
Quanto a afinações, os meus foram extremamente fáceis de afinar com o velho truque de apertar os parafusos enquanto as pinças mordem o disco. Não falha. Nisso são bem melhores que os XTR que, por serem IS, tinha de meter anilhas entre os apoios e o quadro na pinça de trás.

Amanhã vou experimentar os RX com uns avid G2, ambos de 160. Se gostar mantenho-os por mais uns tempos e vou ver se arranjo uns HS1.
Quanto a afinações, os meus foram extremamente fáceis de afinar com o velho truque de apertar os parafusos enquanto as pinças mordem o disco. Não falha. Nisso são bem melhores que os XTR que, por serem IS, tinha de meter anilhas entre os apoios e o quadro na pinça de trás.

É esse mesmo truque que se usa para alinhar, bem simples e rápido [;)]
É claro que para a malta que nao sabe ou não quer mudar um pneu em casa e vai a correr para o mecânico da loja por tudo e por nada, fazer isso é sinal de falta de fiabilidade [:D]
Não estou a dizer que todos devemos ser capazes de sangrar os travões mas basta olhar para uma vídeos que já se aprende umas coisinhas boas para manutenção e a carteira [:cool:]

Agora deixem-me sonhar com uns R1 racing metalizados e como justificá-los à Maria [:)]

Cumps

Também quero cá deixar a minha posta! [:D]

Uso uns Formula Oro k18, já têm uns aninhos portanto, e até agora nada a apontar.

Ao contrario do que eu próprio esperava, tem sido extremamente fiáveis. Nunca foram sangrados nem precisaram de qualquer peça.
É trocar pastilhas e rolar basicamente. [;)]

Já que estão a falar de travões, uma pergunta curiosa: quais é que recomendariam para quem não se quer dar ao trabalho de se preocupar com manutenção (o equivalente ciclista de "é só meter gasolina e andar")? V-brakes, disco mecânicos ou disco hdráulicos?

Entre formula ou Shimano vou para Shimano.

Em termos de manutenção os Shimano são mais interessantes, modularidade e estética (discutível) também.

Depois a procura de peças é mais fácil e há sempre quem tenha e com mais variedade.

No caso do Ruc e falando unicamente em estética, os Formula adequam-se mais à imagem da bicicleta dele. Em termos de travagem não fica a perder para os SLX.

O que eu acho interessante é certas entradas "contra" Formulas, apregoando os Shimano como progressivos[:cool:]

Caso para dizer que poderia dizer o mesmo dos Shimano face aos Hope[:D]

Quanto aos endureiros, se andam com shimano é por uma razão muito simples » preço/potência de travagem (sem "ice techs"[:p]) e na versão SLX.

Há travões para todos os gostos, neste momento tirando uma ou duas marcas, todas são boas apostas e com o hábito a diferença de progressividade de uns para os outros deixa de ser tão importante.

Os discos que se usam desempenham um papel fundamental. Ontem experimentei os tais G2 da avid com os formula e melhorou em tudo face aos formula que tinha. Estou a pensar seriamente em colocar os HS1 em 180/160. Não que o 160 na frente não chegue (porque chega) mas gosto de ter a segurança que um disco de 180 transmite.

O que eu acho interessante é certas entradas "contra" Formulas, apregoando os Shimano como progressivos[:cool:]

Caso para dizer que poderia dizer o mesmo dos Shimano face aos Hope[:D]

Quanto aos endureiros, se andam com shimano é por uma razão muito simples » preço/potência de travagem (sem "ice techs"[:p]) e na versão SLX.

Há travões para todos os gostos, neste momento tirando uma ou duas marcas, todas são boas apostas e com o hábito a diferença de progressividade de uns para os outros deixa de ser tão importante.

Claro que sim. A malta também refere a shimano como melhor para manutenção e peças porque é líder de mercado. Não há uma única loja que não recomende a marca até em casos onde têm em stock imensas bikes com Avid/Hayes ou outros... Se o mercado não é permeável a outras marcas é lógico que assim aconteça.

Os Hope nunca experimentei, mas aprecio o aspecto quase artesanal deles e tal como os Formula são dos poucos que ainda criam e produzem na Europa :)

Os discos que se usam desempenham um papel fundamental. Ontem experimentei os tais G2 da avid com os formula e melhorou em tudo face aos formula que tinha. Estou a pensar seriamente em colocar os HS1 em 180/160. Não que o 160 na frente não chegue (porque chega) mas gosto de ter a segurança que um disco de 180 transmite.

Os HS1 são sem dúvida a melhor escolha devido á espessura e tipo de furação. Quando trocar os discos formula será também por por esses em 160mm [;)]

cumps

Isto é mesmo cada cabeça sua sentença, andei uns tempos com uns HS1 e acabei por encosta-los e agora estou a usar uns G3 que funcionam bem melhor.

Isto é mesmo cada cabeça sua sentença, andei uns tempos com uns HS1 e acabei por encosta-los e agora estou a usar uns G3 que funcionam bem melhor.

É isso mesmo, aqui não há verdades universais e neste tipo de componentes uns preferem uma coisa outros preferem outra [;)]

No fim o que conta é que isto sirva o seu propósito e nos tire um sorriso durante as pedaladas [kiss]

cumps

Vídeo de uma das partes da minha volta de Sábado na Serra de Sintra, com direito a esbardalhanço!
Foi editado por um amigo meu que é o dono da camara...

Tudo conta nuns travões, pastilhas, discos, medidas dos discos, etc...

Há por aí muita boa gente com travões topo de gama, mas depois para poupar colocam das pastilhas mais rascas que há, afectando logicamente o comportamento.

Ainda me lembro na altura que troquei os Avid HS1 pelos Ashima Ai2, passei de travões para abrandadores.

Vídeo de uma das partes da minha volta de Sábado na Serra de Sintra, com direito a esbardalhanço!
Foi editado por um amigo meu que é o dono da camara...

Que saudades de Sintra! Quem me mandou vir para o país mais plano do mundo [8b]

Tudo conta nuns travões, pastilhas, discos, medidas dos discos, etc...

Há por aí muita boa gente com travões topo de gama, mas depois para poupar colocam das pastilhas mais rascas que há, afectando logicamente o comportamento.

Ainda me lembro na altura que troquei os Avid HS1 pelos Ashima Ai2, passei de travões para abrandadores.

Nesse caso perdeste alguma superfície de contacto o que pode explicar a diferença de travagem.

paulors,

Sintra é só descidas?

No vídeo só vi descidas...

Qual é o melhor sítio para iniciar uma aventura btt em Sintra?

Para começar devagar, devagarinho...

Back