Tópico do BTT

Isso é bike para quantos euros?
Um 29er de 9 kg custa uma pipa de massa. Menos de 2500 euros é complicado.

Quando a comprei na altura dei 1000 euros certos, com os upgrades que ja tenho ja deve ter ultrapassado mais de 1000.
No total devo ter gasto mais ou menos o valor que disses-te

Quando a comprei na altura dei 1000 euros certos, com os upgrades que ja tenho ja deve ter ultrapassado mais de 1000.
No total devo ter gasto mais ou menos o valor que disses-te

É de alumínio certo?

Acho complicado uma 29 de alumínio pesar 9 kg.
Que material tens aí colocado?

Desconheço a transmissão da 5.1 mas deve de ser muito estranha para não permitir passar essas velocidades. Basta a pedaleira ter um prato de 42 e a cassete ser de 11 para esses valores de velocidades serem bem superiores.

A cassete não me recordo... nem a pedaleira original, mas tenho a ideia que tinha um prato de 40. No entanto já tinha substituído por uma pedaleira shimano alivio 8v que tem um prato de 42. Talvez o problema fosse mesmo da cassete, ou das pernas! E tinha 21 velocidades e não 18 como postei anteriormente.
Passava dessas velocidades, mas para mim era como um hamster na rodinha... tinha que ir a pedalar muito rápido, não permitindo manter uma pedalada constante acima de 25km/h durante muito tempo. Nas descidas era ainda pior. Ir a descer a 45/50km/h e depois apanhar uma recta, enquanto não fosse a menos de uns 30km/h escusava de pedalar, era como pedalar em "vazio"!

Mas é como disse, nada como fazer uma voltinha igual para perder a "tesão do mijo",até porque continuo a ter uma pedaleira de 42, com uma cassete com mais 3! [kiss]

Há mais pessoal a queixar-se, neste caso com uma de 5.1 de 2013:
Upgrade a rockrider ou nao

É de alumínio certo?

Acho complicado uma 29 de alumínio pesar 9 kg.
Que material tens aí colocado?
ui! uma 29" de alumínio a pesar 9kg...
a única hipótese é o quadro ser levezinho... uma susp levezinha... umas rodas levezinhas... espigão, guiador de carbono levezinho... uns pneus levezinhos. i.e. tudo levezinho

Também me parece que é um peso muito optimista.

A rígida topo de gama da CUBE em carbono, anda pelos 9kg e custa em torno dos 5000€. Acho complicado uma bike de metade do valor pesar o mesmo.

A minha Merida de alumínio era roda 26", tinha rodas Prototype (1300g o par), suspensão Magura Durin Race (1350g), espigão em carbono (170g), guiador ultra leve WCS da Ritchey (140g), transmissão XT com cassete 11-32 (260g), etc... e não conseguia pesar isso.

Last edited:
Também me parece que é um peso muito optimista.

A rígida topo de gama da CUBE em carbono, anda pelos 9kg e custa em torno dos 5000€. Acho complicado uma bike de metade do valor pesar o mesmo.

A minha Merida de alumínio era roda 26", tinha rodas Prototype (1300g o par), suspensão Magura Durin Race (1350g), espigão em carbono (170g), guiador ultra leve WCS da Ritchey (140g), transmissão XT com cassete 11-32 (260g), etc... e não conseguia pesar isso.

A minha Cube 26 com essas mesmas rodas, suspensão DT Swiss de 1250g, full XTR excepção da pedaleira Rotor 3d, pneus leves Rocket Ron de 400, travões R1, guiador Truvative de 110g etc, estava com 8.9kg.

Sim, a minha Merida também andava nos 9kg e tal (9.7kg ou 9.8kg se a memória não me falha), por isso, a tua Cube com melhor material em alguns lados e pneus leves, é perfeitamente possível os 9kg.

Acho é difícil isso numa 29" em alumínio, com um investimento que não parece nada de mais. Mesmo se formos para bikes de carbono, para pesar 9kg, é uma pipa de massa como já disseste anteriormente.

PS: Claro que, pode-se poupar muito nos usados, mas mesmo assim, o material bom e leve usado continua a ser relativamente caro.

Last edited:
Sim, a minha Merida também andava nos 9kg e tal (9.7kg ou 9.8kg se a memória não me falha), por isso, a tua Cube com melhor material em alguns lados e pneus leves, é perfeitamente possível os 9kg.

Acho é difícil isso numa 29" em alumínio, com um investimento que não parece nada de mais. Mesmo se formos para bikes de carbono, para pesar 9kg, é uma pipa de massa como já disseste anteriormente.

PS: Claro que, pode-se poupar muito nos usados, mas mesmo assim, o material bom e leve usado continua a ser relativamente caro.

Boas.

também acho um numero muito optimista ainda mais com esse orçamento... Um quadro 29" em alu nas melhores da hipóteses conseguirá umas 1500gr e não será na specialized de certeza. Mais depressa numa marca mais "artesanal" e exclusiva [;)]

Portanto...

attachment.php

cumps

Usei o exemplo da minha que tinha pouco menos de 9kg era uma 26.
Uma 29 de alumínio teria de ter ainda material mais leve para compensar o resto.

Ontem voltei a pegar na bike uns 2 meses depois, e estava sem travão da frente. :confused:

Carrego na manete e ela encosta ao punho sem travar nem um pouco, aparenta não ter óleo no sistema, o estranho é que não notei vestígios de óleo.

Os travões são uns avid juicy 3, será que é só purgar e colocar óleo novo? Provavelmente devem ter os vedantes já ressequidos…

Os vedantes supostamente deveriam ser resistentes ao óleo, senão estavam serpre a corroer.

Se calhar estão é ressequidos de estar tanto tempo parados, mas achei estranho não ver vestigios de óleo na bike.

Acho que vou-me aventurar a desmontar aquilo... [:blush:]

É preciso fazer isso com todos os travões hidráulicos, após algum tempo sem andar? Os vbrake ou os disco mecânicos não precisam de tanta manutenção?

Back