Tópico do Colesterol

Se bem percebi o alcance deste post e dos links, supostamente deve-se introduzir farmacos e é preferível isso a outras alternativas... certo...?

Percebeste mal, pelo conteúdo e "ideologia" dos teus posts anteriores dificilmente vais (querer) perceber o meu post. Este foi direccionado para a informação responsável num meio de divulgação público.

De facto em muitos é tudo uma questão de hábitos, em muitos outros como bem sabes os hábitos não alteram os valores para eliminar o risco.

O caso descrito a ser verdade é um deles.

Eu só vim aqui gabar-me :sh) [:)]

De qualquer forma, fica aqui um bocado de informação CREDÍVEL E COM BASES CIENTÍFICAS ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA para quem queira pegar nela:

Patient information: High cholesterol and lipids (hyperlipidemia) (Beyond the Basics)

Patient information: High cholesterol treatment options (Beyond the Basics)

Patient information: Exercise (Beyond the Basics)

Patient information: Diet and health (Beyond the Basics)

Há sempre os casos de hipercolestrolémia familiar e nesses casos é mesmo de família [;)]
Home

Eu tenho familiares com valores acima da média e esses casos são crónicos: dizem que comem carne de porco raramente [8b], mas quando comprar queijos de cabra, a compra é feita por encomenda e são logo umas dezenas [:D][8b]

Não percebi a piada...deve ser do colesterol:rolleyes:

Como é que se pode fazer um teste como aquele que o user DocJRA ?

Qual teste ?

Os primeiros 3 valores são a "ficha lipídica" comuns a quaisquer análises que o médico de família passa. Colesterol total, HDL e Triglicerideos.

O IMC é o índice de massa corporal (peso/Alt2). Dá-te uma vaga ideia se andas pelo peso ideal ou não.

Body Fat = % Gordura Corporal e atrevo-me a dizer que arranjas facilmente uma balança que te dê isso numa qualquer worten. Poderá é não ser muito exacto e convém experimentar algumas para dar ideia da média. Como é óbvio, o que ingeriste / eliminaste no próprio dia também faz diferença. Uma coisa é pesar depois de ires ao WC fazer o número 1 e 2 logo pela manhã, outra é depois de almoço e 3 copos de cerveja.

HIV = SIDA ; HVC = Hepatite C ; HVB = Hepatite B. Nada têm a ver com o tópico. Mas convém que estejam negativo à mesma.

[;)]

Desenterraram o meu tópico favorito do gabanço

Clt Total 160
HDL 40
3g 25
IMC 23
Body Fat 9 a 11% (depende da máquina, do que comi / bebi, etc)
HIV / HVC / HVB Negativo (o que também é importante) [:D]

Só tenho cuidado com o que vai para o prato e faço desporto. Não há cá suplementos, produtos dietéticos ou restrições ao nível da quantidade.

Relativamente ao tópico em si, estou farto de dizer sempre a mesma lenga-lenga para doentes e família, com efeitos práticos 0. Já para não falar das desculpas do costume:

"Ai sr. dr, não come doces, fritos, ..., ..... Isto já é de família.... Pois, tenho de confessar que abusei na semana antes" - depois vamos a ver e realmente têm toda a razão. É de família, é. Não é é familiar. Ou seja, toda a família come as mesmas porcarias às mesmas refeições, todo o santo ano, e quando não o fazem é porque estão a comer algo ainda pior fora de casa.

Alias, este é o exemplo perfeito dos 10 ou 15 familiares com quem convivo mais de perto. Todos tomam medicação e todos andam entre os 200 e os 250 CLT, mas se lhes pergutarem dizem que comem bem e fazem ginásio.

Acontece é que isto é uma perfeita mentira.

Estando nós todos juntos na mesma refeição o prato deles nada tem a ver com o meu, seja por estar submerso em molho, por comerem a carne sem tentarem dissecar a gordura que escapou, por acompanharem a refeição com pão branco, por beberem 1/2 garrafa de vinho cada e digestivo a seguir, por devorarem as batatas fritas quando eu nem lhes toco, etc....

Depois o ginásio também tem muito que se lhe diga. Uns vão para a passadeira / bicicleta e elíptica andar mais devagar do que quando estão à rasca para ir ao WC, outros vão para as aulas de ioga/pilates/balance fingir que fazem alguma coisa, e depois ainda há quem vá 1h para estar 15m a vestir-se, ir andar 5 e correr 15m (a 8 ou 9km/h) seguido de 20 sauna e mais 10 para tomar banho e voltar a trocar de roupa. Tudo isto nunca mais de 3 dias por semana.

Eu, infelizmente, sou um dos que por mais cuidados que tenha, isto só lá vai com medicação.

O meu pai, medicado com Crestor, sem fumar e beber, passou uns quantos meses sem comer fritos, guisados, queijos, enchidos, sobremesas e porcarias afins.
A comer peixe cozido e grelhado, carnes brancas e muitos vegetais todos os dias e mesmo assim, viu-se aflito para ter o "mau colesterol" abaixo dos 200.

Fruto de algum desleixo no passado, antes dos 60 foi sujeito a:
4 bypasses; uma operação à aorta abdominal; e por último a uma angioplastia às artérias carotídeas no pescoço.

Os hábitos de alimentação e o desporto ou a ausência dele não justificam tudo.

Como já referiram, um bom suplemento de omega 3 pode ajudar.. Mas bom.. não é daqueles dos "supermercados" que têm não sei quantas gramas por cápsula e depois têm quantidades reduzidas de EPA e DHA que é o que de facto mais interessa.Existe outro suplemento menos falado que o Omega 3 mas que têm tido grande sucesso na redução do colesterol: Policosanol (extracto de cana do açucar). Apesar de haverem testes que não comprovam a eficácia (como em tudo) existem outros que demonstram a mesma e existem por aí muitas opiniões positivas em relação ao mesmo. 10 a 20mg por dia.

Last edited:
:rolleyes:
Pois .....

Como é que anda o vosso colesterol ?
O meu anda pelos 260 ......:(

O que fazer para o baixar ?

Bem ... passado este tempo todo tem vindo a baixar .... pouco! 225 em meados deste mês...

Por isso a partir de hoje: Sinvastatina Alter!

Bem ... passado este tempo todo tem vindo a baixar .... pouco! 225 em meados deste mês...

Por isso a partir de hoje: Sinvastatina Alter!

Ui queria evitar isso.
Lá para Novembro tenho a consulta anual e se não tiver reduzido lá levarei com medicamentos...

Não li a thread toda e isto já foi certamente mencionado, mas:

"BMI"
= é uma farsa, erróneo, desatualizado. Esqueçam isto.

"Colesterol faz mal"
= Uma conclusão baseada na errada "lipid hypothesis" empurrada por interesses políticos nos anos 60 (nos Estados Unidos, pois claro) cujas recomendações resultaram numa das maiores catástrofes da saúde do "primeiro" mundo (resultou na recomendação para comermos ~200g de hidratos por dia e o minimo de gordura possivel).

subam o HDL, esqueçam o LDL. O que causa danos nas artérias é uma dinâmica entre inflamação + pouco HDL + Oxidação. Os danos são exacerbados se a esta dinâmica juntarmos um LDL baixo.
A historia de como esta pandemia se criou é bem resumida num documentário engraçado chamado "fat head" de 2009.

Last edited:
Ontem fui buscar as minha análises e tive estes resultados:

Colesterol Total: 188 - Nível Desejado

Colesterol HDL: 38 - Risco moderado

Colesterol LDL: 138 - Risco Moderado

Eu sei que o HDL é o bom colesterol (e está abaixo do que devia) e o LDL é o mau colesterol (que está acima do que devia)...

Mas o Total (nivel desejado) não é o "resumo" dos outros dois??? :confused:

Em 2009 andava um pouco sedentário... não tinha propriamente muita gordura (é de família [:D]) mas a realidade é que andava a fazer pouco desporto para o que sempre estive acostumado a fazer.

Hoje fui buscar as minhas análises, nos ultimos 2 anos voltei em força ao desporto, judo, corrida, btt, surf, musculação, etc etc. Em relação à alimentação comecei em apostar em comidas rápidas e fáceis de fazer, muito à base de carnes magras, peixes ex. atum e salmão e posso dizer que cortei quase por completo nos fritos em casa mas por vezes marcham umas pizas (e nessas alturas como uma inteira familiar lol), umas boas jantaradas, e todos os dias tomo um ou dois cafés e um pastel de nata ou outra queijada doce qualquer.

Colesterol Total: 143 - Desejável
HDL: 53 - (Desejável a partir de 60... mas tem vindo a subir)
LDL 81 - Optimo

A última vez que medi o nível de gordura há já alguns meses dava 11%... mas chegou a estar em menos de 8% no início do ano, o que também não é saudável.

Triglicéridos - 48 (<150 desejável aqui também melhorei bastante... lembro-me que andava com eles a mais de 200)

Para compensar tamanha saúde acusei Nitritos positivos e vestígios de glicose no exame de urina. :sh) Ou seja devo estar com uma infecção qualquer... Bolas... não se pode ter tudo. :sh)

Last edited:
subam o HDL, esqueçam o LDL. O que causa danos nas artérias é uma dinâmica entre inflamação + pouco HDL + Oxidação. Os danos são exacerbados se a esta dinâmica juntarmos um LDL baixo.
A historia de como esta pandemia se criou é bem resumida num documentário engraçado chamado "fat head" de 2009.

Mas como é que se sobe o HDL?

Em 2009 andava um pouco sedentário... não tinha propriamente muita gordura (é de família [:D]) mas a realidade é que andava a fazer pouco desporto para o que sempre estive acostumado a fazer.

Hoje fui buscar as minhas análises, nos ultimos 2 anos voltei em força ao desporto, judo, corrida, btt, surf, musculação, etc etc. Em relação à alimentação comecei em apostar em comidas rápidas e fáceis de fazer, muito à base de carnes magras, peixes ex. atum e salmão e posso dizer que cortei quase por completo nos fritos em casa mas por vezes marcham umas pizas (e nessas alturas como uma inteira familiar lol), umas boas jantaradas, e todos os dias tomo um ou dois cafés e um pastel de nata ou outra queijada doce qualquer.

Colesterol Total: 143 - Desejável
HDL: 53 - (Desejável a partir de 60... mas tem vindo a subir)
LDL 81 - Optimo

A última vez que medi o nível de gordura há já alguns meses dava 11%... mas chegou a estar em menos de 8% no início do ano, o que também não é saudável.

Triglicéridos - 48 (<150 desejável aqui também melhorei bastante... lembro-me que andava com eles a mais de 200)

Para compensar tamanha saúde acusei Nitritos positivos e vestígios de glicose no exame de urina. :sh) Ou seja devo estar com uma infecção qualquer... Bolas... não se pode ter tudo. :sh)

Como estava a glicemia?

Bebes muita água?

Como estava a glicemia?

Bebes muita água?

Não encontro um campo de Glicemia. Encontro um de Glicose no campo de "Bioquímica", está a 95 mg/dl.. (não sei se é isto)

Bebo alguma água, talvez uns 2 a 2,5 litros por dia.

Last edited:
Back