Venho desenterrar este tópico.
Eu sempre tive (desde os 18 anos) colesterol elevado. Quando um gajo é novo todos desvalorizamos, o médico e nós. [

]
Agora com mais idade começa a "preocupar" um pouco.
Eu sei que os valores que tenho são de família, já há muitas gerações que há colestrol elevado.
Mas "chateia-me" a conversa sempre do "Uii tão alto, tens de comer menos fritos"... Não como fritos em casa, e tenho diversos cuidados. Claro que tenho os meus exageros, mas nada que explique valores que tenho.
Por exemplo tenho uma dieta 90% igual à minha mulher e ela tem metade do meu colestrol... Os 10% de diferença até são mais a meu favor que dela. [

]
Como fastfood 1 ou 2 vezes por ano. Etc.
Mas o médico empurra sempre para a medicação. Diz que não é um valor normal e que tenho de ser medicado ou deixar totalmente de comer carnes vermelhas e gorduras.
Nos dias de hoje tenho lido que o melhor é a relação entre os dois. Lembro-me que há uns anos isso vinha nas análises, mas a ultimas que fiz não têm a relação.
Isto proque em termos de HDL tenho sempre valores altos e o LDL apesar de estar muito alto a relação está em níveis "normais".
Para além da conversa de sempre (que tem 100 anos...) de comer menos carnes vermelhas, comer menos gorduras, há algo que se possa fazem sem ser medicação?