Tópico do Colesterol

Omega

Well-known member
:rolleyes:
Pois .....

Como é que anda o vosso colesterol ?
O meu anda pelos 260 ......:(

O que fazer para o baixar ?

Evitar gorduras, fritos, carnes vermelhas...

Preferir legumes, carne de aves, peixe, frutas...

Experimenta um chá de folha de marmeleiro ou de folha de abacate. Conheço quem o tomou durante uns meses, complementado com umas caminhadas diárias e desceu de 240 para 170. Vai a uma ervanária. É muito melhor do que o raio dos comprimidos que os médicos receitam...

Felizmente, eu não preciso, as últimas análises há cerca de um mês denunciaram um colesterol de 129...

Experimenta um chá de folha de marmeleiro ou de folha de abacate. Conheço quem o tomou durante uns meses, complementado com umas caminhadas diárias e desceu de 240 para 170. Vai a uma ervanária. É muito melhor do que o raio dos comprimidos que os médicos receitam...

Felizmente, eu não preciso, as últimas análises há cerca de um mês denunciaram um colesterol de 129...

Bem .... 129 é excelente!!!!!

Que idade tens ?

caminhadas e controlo na alimentação sim...

ervanárias[:vm)] e afins é fugir como o diabo da cruz....

È inacreditável ouvir alguém sugerir que as mixordias sem qualidade nenhuma produzidos por sabe-se lá quem, podem sequer se comparadas a produtos devidamente testados certificados e controlados[8b]:sh)...

Eu já estive na tua situação.

Há uns 5 anos tinha 260 de colestrol, após as análises de rotina a médica proíbiu-me de comer ovos. E assim fiz. Além deste único cuidado que tive, passei a consumir becel pro active (eles afirmam que baixa o colestrol) o que é certo é que uns meses depois estava nos 200 e mantive-me por lá até às últimas análises que fiz há pouco mais de um ano.

Para começar, tens que tomar algum cuidado com a alimentação. Corta os ovos e pelo que dizes gorduuras e fritos já eram. Depois se tiveres tempo e paciência... exercício físico.

O meu na ultima vez tava em 150. Fumador sem fazer dieta nenhuma, como uma tablete de pantagruel por semana, pelo menos. Mas...ginásio 4x por semana e tá resolvido!

Eu fumador, sedentaríssimo, como todos os dias batatas fritas, não como fruta :sh) , abuso de doces... colesterol 155.

a unica explicação são as cápsulas de Omega3...

ja tive os 230 agora não sei em quanto está pois já há um ano que não vou tirar análises mas de vez em quando tomo danacol para fazer baixar o colesterol,não sei até que ponto isso faz ou não efeito,quando ao becel ou outros da mesma raça ouvi dizer que com o tempo essas manteigas começam a dar cabo dos ossos se é verdade não sei.

Nas minhas últimas análises tinha o meu a 126.

Tenho algum cuidado com a alimentação, mas nada de exagerado, como de tudo um pouco. Musculação 3x por semana, btt ao fim de semana quando calha... lol e depois a correria do dia-a-dia. [;)]

Eu já estive na tua situação.

Há uns 5 anos tinha 260 de colestrol, após as análises de rotina a médica proíbiu-me de comer ovos. E assim fiz. Além deste único cuidado que tive, passei a consumir becel pro active (eles afirmam que baixa o colestrol) o que é certo é que uns meses depois estava nos 200 e mantive-me por lá até às últimas análises que fiz há pouco mais de um ano.

Para começar, tens que tomar algum cuidado com a alimentação. Corta os ovos e pelo que dizes gorduuras e fritos já eram. Depois se tiveres tempo e paciência... exercício físico.

Bem ovos ainda não me tinha lembrado ....

Também como queijo magro, ou na falta dele meio-gordo....
Bebo leite de soja,como iogurtes de soja, pão integral ......:(

Pois bem, lendo os tópicos dou meu relato: meu colesterol total anda na casa dos 140 mg/dL, sendo a fração HDL (colesterol "bom") quase o dobro do LDL (colesterol "ruim").
Segredo: alimentação regrada e exercícios físicos. Embora a pouca idade (28 anos lol) contribua.
Nos casos de hipercolesterolemia (atenção não só ao valor do colesterol total, bem como suas frações HDL e LDL), associados à outras comorbidades (hipertensão arterial e diabetes mellitus, principalmente), necessitam da restrição da alimentação gordurosa e exercícios físicos, bem como em casos refratários às mudanças dos hábitos de vida, utilização de antilipêmicos como a sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina... (mais modernas e mais caras).
Atenção: alimentação gordurosa não se resume aquele churrasquinho com gordura aparente, nem o bolinho de bacalhau frito! Lembrem-se que o ovo (gema) e derivados do ovo (doces portugueses em geral, especialmente os deliciosos pastéis de nata!) tem alto valor de colesterol. Lembrem-se que a manteiga também contribui para o aumento do colesterol, assim como os queijos amarelos (ex.: mussarela, queijo prato, queijo de ovelha - Serra da Estrela, hummmm), frituras em geral (carnes vermelhas principalmente, salgadinhos...) ajudam a elevar os níveis lipêmicos.
Portanto, restrição dietética e exercícios físicos regulares (recomendo aos meus pacientes pelo menos 1h de caminhada diária, nem que faça 6 sessões de 10 minutos, mas ao menos caminhem).
Quanto a terapia medicamentosa (que será adjuvante às melhorias nos hábitos de vida), são as estatinas as principais drogas para redução dos níveis lipêmicos. A mais obsoleta (antiga) é a sinvastatina. Porém há outras alternativas como a atorvastatina e a mais moderna rosuvastatina. A diferença é como ir de Lisboa ao Porto, mas de Clio, Passat e Série 7: todos levaram ao Porto, mas cada um com um grau de eficiência (e preço) relativo à classe em que se encontra.
Os efeitos adversos mais comuns das estatinas, em especial as mais antigas são dores musculares e alterações em enzimas hepáticas (por isto que devemos sempre controlá-las com exames bioquímicos).
Por fim, não sei se em Portugal o acesso à medicina pública é como cá no Brasil, onde os médicos de família já existem em todas as regiões, eu mesmo atuo em São Paulo, mas vale uma consulta para prevenção dos eventos cardiovasculares e ateromatosos (bem como surgimento de diabetes mellitus tipo II) que inevitavelmente ocorrerão associados aos altos níveis de colesterol e triglicérides!
Desculpem o testamento mas espero tê-los alertado dos riscos!

Já agora, sendo um pouco mais especifico:

- Colesterol Total - 262 - Há um ano atrás - 210
- HDL - 48 - Há um ano atrás - 38
- Triglicéridos - 70 - Há um ano atrás - 106

A última vez que fiz análises (sensivelmente há coisa de 4 meses) tinha o colesterol alto.
A médica aconselhou-me a ter uma alimentação mais cuidada (ou seja, deixar de comer tanto McDonald's [:p] ), como tenho uma Miocardiopatia Hipertrófica... Os riscos de ter um problema mais grave de saúde por causa do colesterol alto são muito mais elevados.

A última vez que fiz análises (sensivelmente há coisa de 4 meses) tinha o colesterol alto.
A médica aconselhou-me a ter uma alimentação mais cuidada (ou seja, deixar de comer tanto McDonald's [:p] ), como tenho uma Miocardiopatia Hipertrófica... Os riscos de ter um problema mais grave de saúde por causa do colesterol alto são muito mais elevados.

E ainda mais amigo RDSBorges, associa-se à hipertensão arterial, que é a principal causa de hipertrofia do miocárdio!

Back