Tópico do Colesterol

Já agora, sendo um pouco mais especifico:

- Colesterol Total - 262 - Há um ano atrás - 210
- HDL - 48 - Há um ano atrás - 38
- Triglicéridos - 70 - Há um ano atrás - 106

Há de se corrigir o colesterol total (que realmente está alto, espera-se abaixo de 200 mg/dL, porém existe uma faixa limítrofe de até 239 mg/dL, embora eu considere qualquer valor acima dos 200 mg/dL deletério ao organismo). O HDL ainda assim está numa faixa "normal" (40-60 mg/dL), porém com a realização de exercícios físicos há de se aumentar o HDL. Valores de LDL são preocupantes se estiverem altos (é o colesterol "ruim", que é absorvido pelas células endoteliais dos vasos sanguíneo, formando a placa de ateroma nas paredes dos vasos). Uma dica, embora seja calórica (portanto com contra-indicação relativa aos obesos), é o consumo de azeite de oliva que ajuda a aumentar os níveis de HDL.
Os triglicérides estão com valores ótimos (abaixo dos 150 mg/dL), indicando uma boa educação no consumo de massas (pães, biscoitos, lasanhas, macarrão, grão de bico, batata, farinha de trigo e mandioca...)!

Mas achas que isto se poderá "resolver" a médio prazo simplesmente com exercicio fisico ?

Mais um a contribuir para este tópico, recebi hoje as análises:

Para variar colesterol elevado...

Colesterol Total: 218 mg/dL Valores normais: 120-160 para a minha idade (30)

Colesterol HDL: 43.0 mg/dL Valores de referência: 35-60 está numa zona de baixo risco, o ideal seria mais de 55 mg/dL

Colesterol LDL: 144 mg/dL Valor de referência: menor que 130

Triglicéridos: 145 mg/dL Valores de referência: 44-234 para o grupo da minha idade.

Resumindo: Tudo o resto está dentro dos valores normais, menos esta secção [:D] do colesterol.......

Agora estou a tomar uns comprimidos de Omega 3, vamos lá ver depois os resultados.

Mas achas que isto se poderá "resolver" a médio prazo simplesmente com exercicio fisico ?

Já agora respondo eu à tua pergunta:

Podes baixar com o exercicio físico, mas não esperes milagres.
Falo por mim porque exercicio físico é uma das coisas que sempre fiz e olha para os meus valores de colesterol.
Outra coisa importante, primeiro tenta baixar o colesterol através da alimentação, só depois começa com a actividade física, pois em esforço poderás sentir-te mal com essa dose de colesterol que tens.

Bem eu ja tive o Trigliceridios a 400 mas o colesterol estava bom
De certeza que a analise estava errada!

Mais um a contribuir para este tópico, recebi hoje as análises:

Para variar colesterol elevado...

Colesterol Total: 218 mg/dL Valores normais: 120-160 para a minha idade (30)

Colesterol HDL: 43.0 mg/dL Valores de referência: 35-60 está numa zona de baixo risco, o ideal seria mais de 55 mg/dL

Colesterol LDL: 144 mg/dL Valor de referência: menor que 130

Triglicéridos: 145 mg/dL Valores de referência: 44-234 para o grupo da minha idade.

Resumindo: Tudo o resto está dentro dos valores normais, menos esta secção [:D] do colesterol.......

Agora estou a tomar uns comprimidos de Omega 3, vamos lá ver depois os resultados.

Eu quando tinha 30, a minha médica disse-me que o máximo aceitável era 200...

Eu de colestrol estou bom, o mesmo já não se pode dizer dos triglicerídeos.

Nas ultimas análises tinha 370, e já cheguei a ter 700 :(.

É genético, a minha mãe também tem problemas com os triglicerídeos.

Eu quando tinha 30, a minha médica disse-me que o máximo aceitável era 200...

Eu sempre tive colesterol (também devido a parte genética), logo o máximo que conseguirei reduzir serão 20% do que tenho neste momento, isto tendo uma alimentação cuidada e tomando comprimidos especificos para o efeito.

Fui fazer as análises anuais que faço sempre...

Normalmente os niveis de colesterol vêm na casa dos 200 - 208, nos anos anteriores...

Este ano vêm-me a 295...

Fui em jejum, tal como mandaram...

A diferença de a um ano para cá é que tenho feito menos exercicio, mas também praticamente deixei de comer fritos / carne de porco...

O resto mantive na mesma, como alternadamente peixe e carne, variado, muita fruta, até os sumos em casa são naturais, feitos por mim...

Raramente bebo bebidas alcoólicas...

Ha algum sitio onde possa fazer análises só ao colesterol, para tirar as teimas ?

Como uns dias anteriores até abusei um bocado nos chocolates...

Parece-me estranho um valor tão elevado...

Nem a minha sogra, com problemas crónicos de colesterol, o tem tão elevado...

Queria repetir. Dá nas farmácias ?

Eu tb fiz analises ao colesterol e recebi os resultados ontem:

O Colesterol total esta em 148, o valor desejavel é abaixo de 200.

E os trigliceridos em 124, o valor normal é abaixo de 150.

Fiquei satisfeito com o resultado, tendo em conta que praticamente nao tenho feito desporto, tou a pensar em deixar de tomar o comprimido prai durante 3 meses e depois fazer analises... se os valores continuarem bons deixo de tomar.

Mas existem aqueles que têm o colestrol hereditário... Nestes casos a única solução para baixar são os comprimidos...

As bebidas alcoolicas tem colesterol? ouvi dizer que o vinho tinto era bom para baixar o colesterol, será que é treta ou tem algo de verdade?

bem a pessoa que me contou tambem diz que o colesterol é problema psicológico para um gajo se preocupar.[:D]

Também recebi as minha análises à uns dias.

Colesterol Total: 200
Triglicéridos: 75

Tenho 26 anos, o colesterol começa a ficar no nivel alto acopncelhado.
Outra coisa é o ácido Úrico, está-me alto 7,7 sendo o maximo aconselhado 7,2

Que dizem, cortar na cervejinha né?
:(

Last edited:
Atenção que a maior parte do colesterol existente no sangue não resulta da absorção dos alimentos, é produzido pelo corpo, principalmente no fígado.

Assim, as dietas, apesar de importantes, não são garantia nenhuma.

As farmácias têm uns testes rápidos muito eficientes. E basta uma gota de sangue...
Obrigado .

Quando dizes eficientes, são mesmo de confiança ?

É que ja me disseram varias vezes que para análises ao colesterol as maquinas têm de ser muito bem calibradas para sairem valores correctos...

O meu da última vez andava à volta dos 200!

Sei que devia ser um pouco mais baixo! Não sou de grandes abusos, mas também não sou santo!

Que se dane! Só tenho mesmo uma vida! Com valores altos ou baixos... um dia quinamos todos!!!

O meu da última vez andava à volta dos 200!

Sei que devia ser um pouco mais baixo! Não sou de grandes abusos, mas também não sou santo!

Que se dane! Só tenho mesmo uma vida! Com valores altos ou baixos... um dia quinamos todos!!!
Os meus niveis também deveriam ser abaixo dos 200, e andavam sempre na casa dos 202 / 208, mas os médicos sempre me disseram que andarem ligeiramente acima hoje em dia podia-se considerar normal, dada a vida sedentária e stressada que levamos...

Back