Opinião pessoal, começa com o mais básico, ou seja, lavagem e cera líquida. Depois vais vendo se estás satisfeito ou se precisas de mais.
Quanto aos produtos que uso, ora:
Primeiro que tento, tenho de dizer que lavo os carros numa garagem sem acesso a água, daí que, alguns produtos, não são os normais ou mais comuns do mundo do detalhe. Vou meter pela ordem do que faço:
Exterior:
Jantes:
(1)Pulverizador com um bocado de shampoo da Sonax.
361 da Sisbrill para aplicar por cima.
2 escovas da ValetPro (1 para o pneu e outra para as jantes).
(2) Pulverizador só com água para tirar o máximo que consigo.
Panos microfibras do mais barato, para limpar pneu e jante.
Nextzett Colortec (só uso quando vou às lavagens a pressão, devido ao cheiro forte e facilidade de tirar das jantes).
Pneu:
Ecotouch Tyre como condicionador. Aplico 1 vez para efeito mate, se aplicar 2 vezes, fica wet look, mas não aprecio muito.
Lavagem/Secagem:
Duragloss Rinseless&Wax (como não tenho acesso a água para usar pressão, uso o método No Rinse).
1 pano microfibras de pelo longo da Nextzett.
1 toalha Waffle para secagem.
Vidros:
Nextzett Screen Scheibenklar II
Pano microfibras normal.
Repelente para vidros:
CarPro FlyBy30
Plásticos:
CarChem Rubber & Vinyl
Cera Líquida:
Soft99 Luxury Gloss
Interior:
361 Sisbrill como "APC" (tenho também o Nextzett Blitz como APC para diluir).
Nextzett Plastik Reing
2 pincéis da Work Stuff
Quero testar o CarChem Rubber Vinyl para condicionar o interior para testar visto que dá para plástico, borracha etc para interior e exterior.
Para tapetes e estofos o 361 também da, assim como o tecto. Apesar dos meus carros, nisso, não terem grande a fazer.
Agora, o que já comprei, mas ainda não usei:
Clay Bar da Work Stuff Spot (media, 100g).
Polish N°2 da Nextzett (dá para pintura e faróis).
Wax N°4 da Nextzett, é uma cera líquida mas para aplicar a mão ou com máquina, não é spray.
Depois claro, microfibras (15 salvo e a aumentar), aplicadores tanto em microfibras como em poliespuma, aplicador para polish/compound e ceras, escovas para a carpete/tapete.
Ainda tenho de comprar o Menzerna Powerlock como selante, removedor de marcas de água para vidros, um produto melhor para plásticos e mais durável (se calhar, irá ser, o Nextzett Vinyl Gel ou Auto Finess Revive).
Acrescento que de vez em quando, mais no inverno por causa das lamas e sujidade a chuva, vou às lavagens a pressão (aka Elefante Azul), mas somente passo o carro por agua, aí, uso o Colortec para as jantes.
Onde tudo foi comprado: a loja do detalhe, encontra vantagem, detail care, Norauto (tudo o que é Nextzett provém de lá, agora já vendem produtos da Meguiar... Lá me vou perder... [

]).