Tópico do Detalhe

Não, nada disso. Só alguns cuidados na lavagem (à mão, luva, etc), mas de resto nada além da tal cera.

Andei a pesquisar e malta fala bem do combo Shampoo Einzett Raindance + Cera Rápida Einzett Raindance LackFinish (Que por sinal, são bastante baratos, 8 e 9 Euros.)

A cera ainda não experimentei, apesar de o modo de aplicação ser bastante curioso, aplicas ainda com a viatura molhada e enxaguas no final. O Shampoo uso e gosto. Não faz espuma como a malta está habituada, mas o resultado final é bastante agradável.

Andei a pesquisar e malta fala bem do combo Shampoo Einzett Raindance + Cera Rápida Einzett Raindance LackFinish (Que por sinal, são bastante baratos, 8 e 9 Euros.)

A cera ainda não experimentei, apesar de o modo de aplicação ser bastante curioso, aplicas ainda com a viatura molhada e enxaguas no final. O Shampoo uso e gosto. Não faz espuma como a malta está habituada, mas o resultado final é bastante agradável.

A minha ideia é melhorar (se possível) a proteção e duração. Do que vi, brevemente, não penso que a LackFinnish seja uma melhoria em relação à AquaWax... talvez tenha um preço mais simpático, mas sendo essa a única vantagem, não seria motivo para mudar.

Em todo o caso, obrigado na mesma. [;)]

A minha ideia é melhorar (se possível) a proteção e duração. Do que vi, brevemente, não penso que a LackFinnish seja uma melhoria em relação à AquaWax... talvez tenha um preço mais simpático, mas sendo essa a única vantagem, não seria motivo para mudar.

Em todo o caso, obrigado na mesma. [;)]

Já agora, qual é o feedback que dás da AquaWax?

Experimenta a Soft99 Luxury Gloss ou a Meguiar’s – Ultimate Quik Wax. As ceras da Soft99 têm fama de ser bastante duráveis.

Deixa lá ver se eu me faço entender ..

Não me estou a ver de seis em seis meses, refém do carro, a perder um dia inteiro a descontaminar, e a passar ceras e selantes, e daqui uns anos uma polidela para eliminar swirls e riscos. Cada um é como cada qual.

Mas confesso que me continua a fazer alguma espécie, a "facilidade" com que se mexe na pintura e no verniz a cada 6 meses/1 ano, mesmo em carros novos, com descontaminações com Clay Bar e Polimento ..

Estas mexidas todas no verniz e na pintura, a longo prazo, não poderão ser prejudiciais, à custa da protecção e/ou aspecto da máquina ?

E pergunto isto como um leigo que quer tratar bem as suas máquinas, e está a tentar perceber até que ponto todo este trabalho poderá ou não ser compensador, face a uma pessoa que apenas lave bem o seu carro com luvas e bons produtos de limpeza associados luvas e panos, e passe uma cerazita liquida em todas as lavagens, e seja uma viatura de garagem ... No fundo, se os meios justificam os fins, por assim dizer.
Vou dar a opinião de um iniciante:

Se queres proteger a proteção contra raios UV, contaminação, terás que retirar a sujidade e essa contaminação e selar a pintar e prevenir que mais contaminação se acumule.

Ou seja, podes sem dúvida lavar, aplicar uma cera líquida e terás bons resultados, mas a pintura não está protegida, sim irá demorar mais para degradar o clear coat (verniz) mas não vai evitar isso ao máximo.

Não tens de ficar refém ao carro, há uma noção, que para tratar do carro tens de perder meia semana. Sim, se queres ficar em modo profissional, colocar o carro em aspecto show-off, terás de perder umas valentes horas.

Se queres cuidar minimamente, de forma relaxada, uma tarde basta. E com a durabilidade dos produtos actuais, consegues manter perto de 1 ano a proteção.

Primeiro que tudo não tens de passar sempre a clay bar. Tens 2 forma de contaminação: química e mecânica. Mecânica terás de usar a clay bar, que hoje em dia até já tens mitts e esponjas com clay bar que duram mais e são mais fáceis de usar. Química, podes usar um descontaminante férreo ou tar and glue removal. Passar a clay bar, demoras na casa dos 50 minutos, com o tempo, menos, e só se usa quando há contaminação, logo, irá depender da proteção que metas, da manuntenção etc.

Se não tiveres grandes marcas de swirl e riscos mais leves, podes não polir, irá depender do que queres, e do estado da pintura.

Aplicar uma cera e selante, é coisa que demora 2-3h, dependendo do que usas.

Isto para algum nível aceitável de proteção.

Claro, se não queres trabalho, lavar e aplicar uma cera líquida, não irás ter os melhores resultados, a pintura não está bem protegida, mas sempre é melhor, de longe, que ir aos rolos.

No meu caso, ainda só aplico cera líquida depois da lavagem, mas já tenho material para descontaminar, polir e encerrar (tudo a mão). Posso dizer quanto demorei, mas não estou a contar com 1 dia [:D]

Tópico do Detalhe

Vou dar a opinião de um iniciante:

Se queres proteger a proteção contra raios UV, contaminação, terás que retirar a sujidade e essa contaminação e selar a pintar e prevenir que mais contaminação se acumule.

Ou seja, podes sem dúvida lavar, aplicar uma cera líquida e terás bons resultados, mas a pintura não está protegida, sim irá demorar mais para degradar o clear coat (verniz) mas não vai evitar isso ao máximo.

Não tens de ficar refém ao carro, há uma noção, que para tratar do carro tens de perder meia semana. Sim, se queres ficar em modo profissional, colocar o carro em aspecto show-off, terás de perder umas valentes horas.

Se queres cuidar minimamente, de forma relaxada, uma tarde basta. E com a durabilidade dos produtos actuais, consegues manter perto de 1 ano a proteção.

Primeiro que tudo não tens de passar sempre a clay bar. Tens 2 forma de contaminação: química e mecânica. Mecânica terás de usar a clay bar, que hoje em dia até já tens mitts e esponjas com clay bar que duram mais e são mais fáceis de usar. Química, podes usar um descontaminante férreo ou tar and glue removal. Passar a clay bar, demoras na casa dos 50 minutos, com o tempo, menos, e só se usa quando há contaminação, logo, irá depender da proteção que metas, da manuntenção etc.

Se não tiveres grandes marcas de swirl e riscos mais leves, podes não polir, irá depender do que queres, e do estado da pintura.

Aplicar uma cera e selante, é coisa que demora 2-3h, dependendo do que usas.

Isto para algum nível aceitável de proteção.

Claro, se não queres trabalho, lavar e aplicar uma cera líquida, não irás ter os melhores resultados, a pintura não está bem protegida, mas sempre é melhor, de longe, que ir aos rolos.

No meu caso, ainda só aplico cera líquida depois da lavagem, mas já tenho material para descontaminar, polir e encerrar (tudo a mão). Posso dizer quanto demorei, mas não estou a contar com 1 dia [:D]

Antes de mais agradeço o tempo que dispensaste para dar a tua opinião.

Eu ainda estou a tentar perceber se é todo um processo pelo qual vou querer passar, ou se simplesmente passo à frente e lavo e encero com cera rápida.

Não que não goste do detalhe automóvel, que efetivamente gosto, mas gostava de ter tempo livre para dedicar a todo este cuidado. Acabo sempre a fazer contas ao preço de todos os produtos x tempo dispendido, e dou por mim a pensar que pago um detalhe profissional exterior por ano e fico com uma coisa feita em condições.

As viaturas em causa também têm uma vida tranquila de garagem, nada de extraordinário. Uma delas só sai de casa ao fim de semana. Não sei se não estarei a levar a coisa ao extremo e uma lavagem a sério com produtos de qualidade e uma cerazita líquida não dê conta do recado.

Posso perguntar quais foram as tuas escolhas para os produtos de detalhe?

Um abraço.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Last edited:
Opinião pessoal, começa com o mais básico, ou seja, lavagem e cera líquida. Depois vais vendo se estás satisfeito ou se precisas de mais.

Quanto aos produtos que uso, ora:

Primeiro que tento, tenho de dizer que lavo os carros numa garagem sem acesso a água, daí que, alguns produtos, não são os normais ou mais comuns do mundo do detalhe. Vou meter pela ordem do que faço:

Exterior:

Jantes:

(1)Pulverizador com um bocado de shampoo da Sonax.
361 da Sisbrill para aplicar por cima.
2 escovas da ValetPro (1 para o pneu e outra para as jantes).
(2) Pulverizador só com água para tirar o máximo que consigo.
Panos microfibras do mais barato, para limpar pneu e jante.
Nextzett Colortec (só uso quando vou às lavagens a pressão, devido ao cheiro forte e facilidade de tirar das jantes).

Pneu:

Ecotouch Tyre como condicionador. Aplico 1 vez para efeito mate, se aplicar 2 vezes, fica wet look, mas não aprecio muito.

Lavagem/Secagem:

Duragloss Rinseless&Wax (como não tenho acesso a água para usar pressão, uso o método No Rinse).
1 pano microfibras de pelo longo da Nextzett.
1 toalha Waffle para secagem.

Vidros:

Nextzett Screen Scheibenklar II
Pano microfibras normal.

Repelente para vidros:

CarPro FlyBy30

Plásticos:

CarChem Rubber & Vinyl

Cera Líquida:

Soft99 Luxury Gloss

Interior:

361 Sisbrill como "APC" (tenho também o Nextzett Blitz como APC para diluir).
Nextzett Plastik Reing
2 pincéis da Work Stuff

Quero testar o CarChem Rubber Vinyl para condicionar o interior para testar visto que dá para plástico, borracha etc para interior e exterior.

Para tapetes e estofos o 361 também da, assim como o tecto. Apesar dos meus carros, nisso, não terem grande a fazer.

Agora, o que já comprei, mas ainda não usei:

Clay Bar da Work Stuff Spot (media, 100g).
Polish N°2 da Nextzett (dá para pintura e faróis).
Wax N°4 da Nextzett, é uma cera líquida mas para aplicar a mão ou com máquina, não é spray.

Depois claro, microfibras (15 salvo e a aumentar), aplicadores tanto em microfibras como em poliespuma, aplicador para polish/compound e ceras, escovas para a carpete/tapete.

Ainda tenho de comprar o Menzerna Powerlock como selante, removedor de marcas de água para vidros, um produto melhor para plásticos e mais durável (se calhar, irá ser, o Nextzett Vinyl Gel ou Auto Finess Revive).

Acrescento que de vez em quando, mais no inverno por causa das lamas e sujidade a chuva, vou às lavagens a pressão (aka Elefante Azul), mas somente passo o carro por agua, aí, uso o Colortec para as jantes.

Onde tudo foi comprado: a loja do detalhe, encontra vantagem, detail care, Norauto (tudo o que é Nextzett provém de lá, agora já vendem produtos da Meguiar... Lá me vou perder... [:D]).

Last edited:
Opinião pessoal, começa com o mais básico, ou seja, lavagem e cera líquida. Depois vais vendo se estás satisfeito ou se precisas de mais.

Quanto aos produtos que uso, ora:

Primeiro que tento, tenho de dizer que lavo os carros numa garagem sem acesso a água, daí que, alguns produtos, não são os normais ou mais comuns do mundo do detalhe. Vou meter pela ordem do que faço:

Exterior:

Jantes:

(1)Pulverizador com um bocado de shampoo da Sonax.
361 da Sisbrill para aplicar por cima.
2 escovas da ValetPro (1 para o pneu e outra para as jantes).
(2) Pulverizador só com água para tirar o máximo que consigo.
Panos microfibras do mais barato, para limpar pneu e jante.

Pneu:

Ecotouch Tyre como condicionador. Aplico 1 vez para efeito mate, se aplicar 2 vezes, fica wet look, mas não aprecio muito.

Lavagem/Secagem:

Duragloss Rinseless&Wax (como não tenho acesso a água para usar pressão, uso o método No Rinse).
1 pano microfibras de pelo longo da Nextzett.
1 toalha Waffle para secagem.

Vidros:

Nextzett Screen Scheibenklar II
Pano microfibras normal.

Repelente para vidros:

CarPro FlyBy30

Plásticos:

CarChem Rubber & Vinyl

Cera Líquida:

Soft99 Luxury Gloss

Interior:

361 Sisbrill como "APC" (tenho também o Nextzett Blitz como APC para diluir).
Nextzett Plastik Reing
2 pincéis da Work Stuff

Quero testar o CarChem Rubber Vinyl para condicionar o interior para testar visto que dá para plástico, borracha etc para interior e exterior.

Para tapetes e estofos o 361 também da, assim como o tecto. Apesar dos meus carros, nisso, não terem grande a fazer.

Agora, o que já comprei, mas ainda não usei:

Clay Bar da Work Stuff Spot (media, 100g).
Polish N°2 da Nextzett (dá para pintura e faróis).
Wax N°4 da Nextzett, é uma cera líquida mas para aplicar a mão ou com máquina, não é spray.

Depois claro, microfibras (15 salvo e a aumentar), aplicadores tanto em microfibras como em poliespuma, aplicador para polish/compound e ceras, escovas para a carpete/tapete.

Ainda tenho de comprar o Menzerna Powerlock como selante, removedor de marcas de água para vidros, um produto melhor para plásticos e mais durável (se calhar, irá ser, o Nextzett Vinyl Gel ou Auto Finess Revive).

Dass. Passas uma semana a lavar o carro!

Feedback da cera Soft99?

Já agora, qual é o feedback que dás da AquaWax?

Experimenta a Soft99 Luxury Gloss ou a Meguiar’s – Ultimate Quik Wax. As ceras da Soft99 têm fama de ser bastante duráveis.

Vou-te ser sincero. Tenho alguma dificuldade em avaliar a performance da AquaWax por falta de comparação... em termos de look, não acho nada de especial. Em termos de durabilidade, nas zonas menos castigadas (tejadilho, capô, parte superior das laterais), parece-me que ainda aguenta bem mais de 1 mês. Já nas zonas mais expostas (embaladeiras, para-choques traseiro, etc) parece-me que se vai embora rapidamente e não me parece que a protecção seja fantástica.

A aplicação é, no entanto, extremamente simples. Ainda com o carro molhado borrifas e só depois secas com uma toalha microfibras e já está. Mais simples que isto, é pedir muito [:D]
Como estamos a falar de uma cera líquida, que nem tem propriamente tempo de cura, também me parece que pedir muito mais pode ser exagero.

Fiquei curioso com a Meguiar's, mas a aplicação já seria sempre um nadinha mais complicada porque envolve mais um passo. (NOTA: em termos de detailer, enquadro-me dentro do mais preguiçoso que há [:D])

O que recomendam Luva Pêlo de Ovelha ou Luva de Micro-Fibra?

Sei que a durabilidade é menor em Pêlo de Ovelha, mas será mais seguro para a pintura que a Luva de Micro-Fibra?

Dass. Passas uma semana a lavar o carro!

Feedback da cera Soft99?

[:D]

Só lavagem, passos em média, 1h e pouco. Se aspirar, vai para 2h e pouco. Faço semanalmente, ou estico se tiver algo a tratar.

A cera gosto, dá bom brilho e boa durabilidade em termos de repelência, passado 3 semanas, ou pouco mais, continuo a notar que tenho repelência a água, agora com a chuva.

A duração do produto em cima, também é bom, já fiz, mais de 10 lavagens, e ainda tenho grande parte do produto. Dou uma borrifadela no pano que uso para aplicar o produto, depois uma borrifadela por painel, e 4 no capot, um pano para aplicar e outro para retirar o excesso e "puxar lustre".

Sempre sem aplicar forca, assim que se aplica o pano tem alguma dificuldade em deslizar, quando passo o segundo pano, até escorrega, a pintura fica bastante suave.

Comparar com outros produtos é difícil porque não usei mais nenhuma cera líquida em spray.

Vou-te ser sincero. Tenho alguma dificuldade em avaliar a performance da AquaWax por falta de comparação... em termos de look, não acho nada de especial. Em termos de durabilidade, nas zonas menos castigadas (tejadilho, capô, parte superior das laterais), parece-me que ainda aguenta bem mais de 1 mês. Já nas zonas mais expostas (embaladeiras, para-choques traseiro, etc) parece-me que se vai embora rapidamente e não me parece que a protecção seja fantástica.

A aplicação é, no entanto, extremamente simples. Ainda com o carro molhado borrifas e só depois secas com uma toalha microfibras e já está. Mais simples que isto, é pedir muito [:D]
Como estamos a falar de uma cera líquida, que nem tem propriamente tempo de cura, também me parece que pedir muito mais pode ser exagero.

Fiquei curioso com a Meguiar's, mas a aplicação já seria sempre um nadinha mais complicada porque envolve mais um passo. (NOTA: em termos de detailer, enquadro-me dentro do mais preguiçoso que há [:D])

Espreita esta. Anunciam 180 dias, já ganhas o tempo que perdes na aplicação.

https://www.encontravantagem.com/product/soft99-fusso-coat-speed-barrier-cera-liquida/

[:D]

Só lavagem, passos em média, 1h e pouco. Se aspirar, vai para 2h e pouco. Faço semanalmente, ou estico se tiver algo a tratar.

A cera gosto, dá bom brilho e boa durabilidade em termos de repelência, passado 3 semanas, ou pouco mais, continuo a notar que tenho repelência a água, agora com a chuva.

A duração do produto em cima, também é bom, já fiz, mais de 10 lavagens, e ainda tenho grande parte do produto. Dou uma borrifadela no pano que uso para aplicar o produto, depois uma borrifadela por painel, e 4 no capot, um pano para aplicar e outro para retirar o excesso e "puxar lustre".

Sempre sem aplicar forca, assim que se aplica o pano tem alguma dificuldade em deslizar, quando passo o segundo pano, até escorrega, a pintura fica bastante suave.

Comparar com outros produtos é difícil porque não usei mais nenhuma cera líquida em spray.

Obrigado pelo feedback.

Um abraço.

Amigos para remover riscos finos dos plásticos interiores do carro. Só se vem com embate de luz muito forte ou de ceros ângulos. Meguiars plastx, 3m plastic polish etc... resulta?

Estava virado para o meguiars.

Boa noite, vou aproveitar o tópico para tirar a seguinte duvida:

O meu carro, foi para pintar, devo esperar cerca de 2/3 meses para aplicar selante e cera, correcto?

Durante esse tempo de espera não aconselham a aplicar algum produto para proteger a pintura ou limito-me a lavar apenas o carro?

Vi este shampoo em promoção no continente, será que presta usar como snow foam? Para lavar uso o sonax gloss shampoo, este pelo menos é mais barato e assim poupo o sonax só para a lavagem.
media.jpeg

Back