Tópico do Detalhe

O banco de trás do meu Golf foi “vítima” do COVID:

Passo a explicar a brincadeira de mau gosto, abriu-se um frasco de álcool gel dentro de um saco de compras que vinha em cima do banco. Resultado, uma mancha no estofo (tecido). Como é que posso tratar isto? As fotos não demonstram bem o que estou a dizer, mas poderei tentar novamente...
A mancha é provavelmente glicerina seca.
APC e esfregar bem.

Qual é melhor para cockpit?

Lembro-me de ter lido que altuns estragavam os plasticos?

O branco é o arbo, o transparente turtle wax
Nenhum. Sprays à base de silicone são péssimos para os plásticos e resultam em pára-brisas gorduroso.
Compra um bom protector UV/condicionador de plásticos à base água.

Tens o Nextzett Aktiv Autobalsam na Norauto, que é barato e bem melhor que isso.
Se quiseres dar mais, tens o Carpro Perl (necessitas de diluir) ou o 303 Aerospace.

Estou a passar férias numa casa daquelas modernas, que tem um alpendre cuja cobertura é em ferro.

Aquilo é ferro ferrugento e tem umas fissuras de corrosão. Com a chuva, tem caído água que passa através dessas fissuras, para a pintura do carro que está em baixo.

Faz mal? Aparentemente não vejo manchas, mas se for caso disso, antes de regressar para a minha casa, ainda passo aqui pelo jetwash.
No máximo vai contaminar a pintura, mas não a danifica. Até porque o óxido de ferro diluído em água é neutro.

Colocas 25ml de Blitz com 475ml de água destilada num borrifador e ficas com um limpa interiores fantástico, depois condicionado com o aktiv auto balsam e fica como novo.

2h para lavar o carro, continuo lá com algumas cagadelas de mosca que não sairam e tenho algumas pintas de alcatrão.

Ainda não sei como tratar dos bancos em pele.

Volta e meia tenho de andar lá com um pano mf pois ficam cheios de pó, moro no meio do mato, tem as suas desvantagens.

No verão é pó por todo o lado e no inverno é areia por todo o lado.

Iguais a estes

2012_audi_a4_frontseat.jpg

Última edição:
2h para lavar o carro, continuo lá com algumas cagadelas de mosca que não sairam e tenho algumas pintas de alcatrão.

Ainda não sei como tratar dos bancos em pele.

Volta e meia tenho de andar lá com um pano mf pois ficam cheios de pó, moro no meio do mato, tem as suas desvantagens.

No verão é pó por todo o lado e no inverno é areia por todo o lado.

Iguais a estes

2012_audi_a4_frontseat.jpg
Uso a dupla da gliptone para pele(limpeza + condicionador).
O de limpeza não é o mais fácil de utilizar na perspectiva de não se perceber bem se está a actuar.
Já o de condicionar, é top.

Limpar com água, caso não estejam sujos (APC com diluição para interiores, caso haja sujidade,) e carpro perl.
Isso é vinil com uma camada de poliuretano. Não há necessidade de andar a hidratar uma coisa que não existe.

Napa? Por acaso não parece, mas também não sou muito entendido.

Entretanto, estava barato, mandei vir o Meguiar's G17914 e depois de limpar/aplicar, definitivamente ganharam vida... Para além disso, aproveito e já dá para o vectra (esses sim, bancos full couro)

Última edição:
Napa? Por acaso não parece, mas também não sou muito entendido.

Entretanto, estava barato, mandei vir o Meguiar's G17914 e depois de limpar/aplicar, definitivamente ganharam vida... Para além disso, aproveito e já dá para o vectra (esses sim, bancos full couro)
Sim. E os do Vectra também tenho 99,9% de certeza que o são.

Sim. E os do Vectra também tenho 99,9% de certeza que o são.

São pele mesmo, inclusive quartelas das portas. Os encostos de cabeça são napa. Era um extra de 3 ou 4 mil€ na altura... Passados 14 anos, o cheiro está lá.

De qualquer forma, os da frente já foram forrados em material semelhante no assento inferior e 1 lateral, e foi qualquer coisa como 200€ cada, com cunha.

São pele mesmo, inclusive quartelas das portas. Os encostos de cabeça são napa. Era um extra de 3 ou 4 mil€ na altura... Passados 14 anos, o cheiro está lá.

De qualquer forma, os da frente já foram forrados em material semelhante no assento inferior e 1 lateral, e foi qualquer coisa como 200€ cada, com cunha.
Ah, ok ok.

Digo isso porque agora nem os bancos em "pele" do Classe E são mesmo pele verdadeira.

Um amigo meu tinha me dado um produto para aplicar nos bancos em pele, já tinha aplicado uma vez e aquilo até ficou porreiro, agora apliquei novamente e fiquei com os bancos uma desgraça, parece que andei a dar verniz na pele, algumas partes ficaram umas manchas brancas, outras, ficou tipo verniz, a pele a brilhar.
Aos entendidos o que me aconselham?

Mesmo que não seja 100% pele natural, podes usar um condicionador de pele.

Alias, os próprios condicionadores referem que são válidos para peles naturais e sintéticas.

O meu carro tem estofos em pele ártico (sintética) e tecido, e claramente que não vou andar a condicionar a pele com condicionador de plásticos interiores.

Claro que aquilo na prática é plástico, não está em questão, mas desde logo não quero o mesmo acabamento no tablier e nos bancos.

A Sonasol tem alguns produtos com dispensadores que produzem espuma.

Neste caso aproveitei uma embalagem de Sonasol Desengordurante para experimentar com o champô automóvel.

Após alguns testes, consegui colocá-lo a produzir espuma com alguma consistência.

Como é óbvio, não será o mais indicado para áreas grandes. No entanto, para peças ou zonas específicas do automóvel pode ter alguma utilidade.

O produto em questão é este.

2016-01-25-sonasol-desengordurante-jpg.jpg

Cada embalagem tem 750 mL.

Olá a todos.
Começo agora a mergulhar neste mundo do detalhe que nem sequer sabia que existia. Isto é um mundo completamente novo para mim. Tenho comprado produtos para tratamento do carro nos hipermercados mas a partir de agora vou seguir os vossos conselhos. Para começar, venho dizer-vos como costumo lavar o carro: encho um balde com água morna ou pouco quente, molho uma esponja na água e passo no carro. Logo de seguida passo uma camurça fininha (couro) para enxugar a água. Tenho reparado que as cagadelas dos pássaros saem muito mais facilmente com a água morna. Não uso shampoo. Digam-me se tenho feito bem. Obrigado a todos.

Voltar
Superior