Tópico do Detalhe

Nunca se usa isso... Nem fairy, nem nada do género, na pintura ou plásticos/metais exteriores de um carro.
Têm químicos que são demasiado potentes e que danificam as superfícies.
Creio que não leste o que eu escrevi.

Aproveitei apenas a embalagem e utilizei uma mistura com água e champô automóvel.

Dizem que não se deve utilizar visto que tem um pH superior a 7.

Uma familiar minha, já com alguma idade, num carro preto com riscos profundos , resolveu passar graxa dos sapatos para tentar corrigir.

Claro que aquilo ficou uma porcaria , e já tem alguns anos na pintura. Nas lavagens nada sai.

Estava a pensar remover com acrysol. Será que resolve ?

Creio que não leste o que eu escrevi.

Aproveitei apenas a embalagem e utilizei uma mistura com água e champô automóvel.

Dizem que não se deve utilizar visto que tem um pH superior a 7.
Ahhh! Por embalagem percebi que tinhas usado literalmente o produto...

Uma familiar minha, já com alguma idade, num carro preto com riscos profundos , resolveu passar graxa dos sapatos para tentar corrigir.

Claro que aquilo ficou uma porcaria , e já tem alguns anos na pintura. Nas lavagens nada sai.

Estava a pensar remover com acrysol. Será que resolve ?
Acrysol ou alcool isopropílico diluído 1:1.
Clay bar também deverá conseguir remover algo.

Se tudo falhar, nada como um pano com algum polish e dar ao braço.

Última edição:
Boa tarde, sempre lavei os meus carros apenas com shampoo normal de supermercado, mas adquiri um carro e pretendo com este iniciar-me no mundo do detalhe, isto para o ter sempre lavado a brilhar e acima de tudo cor, plásticos, jantes etc protegidos, se me poderem ajudar nos produtos mais indicados para as cores do carro em questão.
A pequena ideia com que fiquei é que vou precisar de um champoo para pré lavagem, um champoo para lavagem, um selante, cera, e um quick detail. Depois preciso de um produto para a limpeza das jantes e outro para as selar. Depois preciso igualmente um produto para lavar e selar os vidros. Depois necessito outro produto para dar brilho e proteger os plasticos, borrachas e cromados exteriores.
Depois para o interior preciso igualmente de um produto de limpeza e de um condicionador para todo o interior.
Assim por alto são as ideias com que fiquei do pouco que consegui ler, sei que já imensa variedade de produtos e marcas mas se me poderem ajudar, em qual a ordem correta para fazer o trabalho em condições e que tipo de produtos preciso de facto, e se poderem indicar alguns.
Sei também que para ficar perfeito deveria fazer um polimento para melhorar algumas pequenas imperfeições que já tenha na pintura em um ou outro sítio mas é algo que não me sinto muito a vontade e se conseguir pelo menos manter o estado atual da pintura e proteger o mesmo para mim penso ser o suficiente.
O carro é azul e preto (todo o teto e retrovisores), coloco foto do carro em questão.

Muito obrigado desde já a quem me poder ajudar.

Cumprimentos
Rui
IMG-20201004-WA0016.jpg

Última edição:

A nivel de Ambientadores o que estão a usar ?

Semana passada lavaram-me o carro na BMW e devem ter colocado um spray ambientador que tem um cheiro incrível ... pena nao saber o que é , duvido que o vendam.

Sprays da Chemical Guys ?

Se é muito profundo não há volta a dar, podes dar um retoque mas essas "canetas" são um embuste.
Podes usar é o kit de retoques da marca, é aplicada tinta sobre o risco e disfarça.

esses kits tao bons é para nicadelas, para riscos esquece, eu tenho 1 e pintar um risco com um pincel ainda se vai ficar a notar mais...

podes elaborar porque a caneta são um embuste?

esses kits tao bons é para nicadelas, para riscos esquece, eu tenho 1 e pintar um risco com um pincel ainda se vai ficar a notar mais...

podes elaborar porque a caneta são um embuste?
Não se usa o pincel. Usas um palito e vais preenchendo o risco, ponto a ponto.
Se quiseres tentar disfarçar ao máximo, sugiro que preenchas o risco um pouco acima da tinta original e com uma lixa 2000 (3000, caso não te sintas à vontade) lixas até ficar plano.
Convém usares água como lubrificante, e não fazer demasiada pressão.
Depois é polir.

Última edição:
Não se usa o pincel. Usas um palito e vais preenchendo o risco, ponto a ponto.
Se quiseres tentar disfarçar ao máximo, sugiro que preenchas o risco um pouco acima da tinta original e com uma lixa 2000 (3000, caso não te sintas à vontade) lixas até ficar plano.
Convém usares água como lubrificante, e não fazer demasiada pressão.
Depois é polir.
Esquece, ele está à espera de aprovação para a caneta lol.

Fui hoje a um detalhista e fiquei um bocado admirado com os valores praticados: 75€ para detalhe interior, 150€ para detalhe exterior. No caso, seria para o carro da minha mãe. Riscaram o mesmo e pelo que ele me disse não dá para corrigir só com detalhe, dado que o risco é fundo e chega à chapa. [s)] Também faz restauro de plásticos e quando lhe falei dos plásticos da consola central disse que ali não dava bem para resolver, dado que costuma restaurar os botões e naquele caso os botões estão bons, o material envolvente é que descascou. Pensei que fosse tudo dentro do mesmo género e a admiração maior foi já ter seguido vários trabalhos dele e ver coisas feitas com muita qualidade. No entanto, os preços pareceram-me um pouco altos para a minha zona. Aquele seria uma vantagem porque é a cerca de 500 metros de casa.

De qualquer forma, se tem de se pintar, vai ter de se pensar numa pintura completa, dado que foi capô, porta da frente e de trás, existem umas falhas de tinta no parachoques da frente e no de trás. Não me parece justificar pintar à peça.

Após alguns testes, consegui colocá-lo a produzir espuma com alguma consistência.

Como é óbvio, não será o mais indicado para áreas grandes. No entanto, para peças ou zonas específicas do automóvel pode ter alguma utilidade.

Se o objetivo é lavar o carro como um todo, uma embalagem dessa dimensão tem pouca utilidade. Acho que a utilização de espuma é vantajosa para lavar o carro inteiro.

Com uma embalagem dessa dimensão, enquanto estás a tratar de um painel, já os 2 ou 3 anteriores em que colocaste a espuma secaram.

Servirá para limpar cofres de motor, uma ou outra jante, mas de resto não vejo (eu não vejo, não quer dizer que não exista, claro) grande utilidade.

A nivel de Ambientadores o que estão a usar ?

Semana passada lavaram-me o carro na BMW e devem ter colocado um spray ambientador que tem um cheiro incrível ... pena nao saber o que é , duvido que o vendam.

Sprays da Chemical Guys ?

Tipicamente são empresas subcontratadas que fazem esses serviços e usam produtos comprados a granel (recipientes de 30L, por exemplo).

Não perdes nada em perguntar ao rececionista da BMW se podes saber qual o produto, ou pedir para falar com alguém responsável por essa área das lavagens/limpezas.

Chemical Guys uso o New Car Smell há muitos anos, mas obviamente não tem qualquer aroma a carro novo. Mas cheira bem. :)

Fui hoje a um detalhista e fiquei um bocado admirado com os valores praticados: 75€ para detalhe interior, 150€ para detalhe exterior. No caso, seria para o carro da minha mãe. Riscaram o mesmo e pelo que ele me disse não dá para corrigir só com detalhe, dado que o risco é fundo e chega à chapa. [s)] Também faz restauro de plásticos e quando lhe falei dos plásticos da consola central disse que ali não dava bem para resolver, dado que costuma restaurar os botões e naquele caso os botões estão bons, o material envolvente é que descascou. Pensei que fosse tudo dentro do mesmo género e a admiração maior foi já ter seguido vários trabalhos dele e ver coisas feitas com muita qualidade. No entanto, os preços pareceram-me um pouco altos para a minha zona. Aquele seria uma vantagem porque é a cerca de 500 metros de casa.

De qualquer forma, se tem de se pintar, vai ter de se pensar numa pintura completa, dado que foi capô, porta da frente e de trás, existem umas falhas de tinta no parachoques da frente e no de trás. Não me parece justificar pintar à peça.

Que carro/tablier é esse?

Não acho nada caro.

Um detalhe em condições dá bastante trabalho.

Eventualmente 50e para o interior, mas também depende da dimensão e sujidade do interior.

O exterior não está caro, a não ser que seja um Smart. [:D]

Referia-me ao exterior apenas. Preços de interiores não conheço.

€150 num carro que não será novo e terá diversas mazelas parece-me bastante competitivo.

Voltar
Superior