Tópico do Detalhe

Tenho um detalhista conhecido, ainda não fui ver a casa nova que ele abriu aqui na cidade, já tem 3 espaços abertos e tem valores a partir dos 75€ para o serviço descrito. E vai subindo em patamares vários, sobretudo dependendo da qualidade da cera aplicada no final do serviço.

O carro em questão é um Polo de 2002. Foi-lhe feito um polimento há cerca de 2 anos dado que em termos de aspecto, a pintura estava como nova. A pintura mantém-se óptima. O trabalho de riscos foi um arrumador que já tem fama de fazer isso na zona onde ela deixa o carro. Apesar de ser um carro de 2002, é carro de garagem e era quase só carro de fim de semana. Vai com 90.000km desde que foi adquirido novo e sempre foi cuidado e bem tratado.

O interior, apresenta desgaste nos plásticos e os tecidos das portas já pedem substituição, mas fora isso, está cuidado, não é carro de fumador, o tecto foi limpo há uns tempos e está com bom aspecto. Não seria um trabalho muito exigente.

Se o objetivo é lavar o carro como um todo, uma embalagem dessa dimensão tem pouca utilidade. Acho que a utilização de espuma é vantajosa para lavar o carro inteiro.

Com uma embalagem dessa dimensão, enquanto estás a tratar de um painel, já os 2 ou 3 anteriores em que colocaste a espuma secaram.

Servirá para limpar cofres de motor, uma ou outra jante, mas de resto não vejo (eu não vejo, não quer dizer que não exista, claro) grande utilidade.

A ideia seria servir de pré-lavagem para dissolver a sujidade nas zonas mais sujas.

A espuma nem secou de um momento para o outro, simplesmente o champô revelou-se pouco eficaz para o pretendido.

Claro, que foi preciso dar bastante ao gatilho em zonas mais extensas.

Acho que novamente não leram o que escrevi, pois nunca foi ponderado utilizá-la para lavar o carro inteiro. Como tinha referido, apenas em zonas mais restritas.

Última edição:
Fui hoje a um detalhista e fiquei um bocado admirado com os valores praticados: 75€ para detalhe interior, 150€ para detalhe exterior. No caso, seria para o carro da minha mãe. Riscaram o mesmo e pelo que ele me disse não dá para corrigir só com detalhe, dado que o risco é fundo e chega à chapa. [s)] Também faz restauro de plásticos e quando lhe falei dos plásticos da consola central disse que ali não dava bem para resolver, dado que costuma restaurar os botões e naquele caso os botões estão bons, o material envolvente é que descascou. Pensei que fosse tudo dentro do mesmo género e a admiração maior foi já ter seguido vários trabalhos dele e ver coisas feitas com muita qualidade. No entanto, os preços pareceram-me um pouco altos para a minha zona. Aquele seria uma vantagem porque é a cerca de 500 metros de casa.

De qualquer forma, se tem de se pintar, vai ter de se pensar numa pintura completa, dado que foi capô, porta da frente e de trás, existem umas falhas de tinta no parachoques da frente e no de trás. Não me parece justificar pintar à peça.
Um detalhe com correção, num país qualquer desenvolvido, é coisa para ascender a 3000€.
150€ é extremamente barato, até em Portugal. E duvido imenso que fique alguma coisa de jeito, no que diz respeito à correção (se é que esta é feita por esse preço.)

Como tinha referido, apenas em zonas mais restritas.
Em zonas localizadas, usa-se APC numa concentração mais forte ou um desengordurante cítrico.

Última edição:
Ainda há uns dias vi num grupo da audi um fulano que tinha levado o carro a uma dessas pessoas assim ao desbarato para limpar a pele dos bancos, resultado, a pele ou plastico ficaram cozidos, com bolhas etc.

Ainda há uns dias vi num grupo da audi um fulano que tinha levado o carro a uma dessas pessoas assim ao desbarato para limpar a pele dos bancos, resultado, a pele ou plastico ficaram cozidos, com bolhas etc.
São espertos que nem sabem o que estão a fazer. Provavelmente usou algum detergente demasiado forte e lixou aquilo tudo.

São 3 casas abertas com marcações a terem de distar 3 a 4 semanas. Não me parece que uma casa incompetente tivesse negócio e crescimento. Só experimentei um detalhe simples uma vez com ele, outro colega levou lá também o carro e ambos ficamos satisfeitos com o serviço.

A ideia seria servir de pré-lavagem para dissolver a sujidade nas zonas mais sujas.

A espuma nem secou de um momento para o outro, simplesmente o champô revelou-se pouco eficaz para o pretendido.

Claro, que foi preciso dar bastante ao gatilho em zonas mais extensas.

Acho que novamente não leram o que escrevi, pois nunca foi ponderado utilizá-la para lavar o carro inteiro. Como tinha referido, apenas em zonas mais restritas.

Eu li, mas não fui claro, confesso.

O que eu disse é que podias utilizar em alguns contextos, mas dificilmente para situações mais complicadas, o que coloca em questão (para mim, reforço) a sua utilidade.

A espuma é boa para usar como método, pouco abrasivo, de pré-lavagem, mas pouco indicada para "trabalhar" zonas mais sujas.

São 3 casas abertas com marcações a terem de distar 3 a 4 semanas. Não me parece que uma casa incompetente tivesse negócio e crescimento. Só experimentei um detalhe simples uma vez com ele, outro colega levou lá também o carro e ambos ficamos satisfeitos com o serviço.
Mas 150€ com correção de pintura?
É que mesmo apenas uma passagem com um all-in-one ainda dá uma bela trabalheira, se for bem feita.

Um condicionador de plásticos/vinil/borracha como o Nextzett Aktiv Autobalsam/CarPro Perl/303 Aerospace, etc.

Naqueles bancos ele pode usar o 1z lederpfledge sem quaisquer problemas

Os meus têm partes claramente de pele sintética (as costas p.ex.), uso esse produto no banco todo e nunca tive quaisquer descoloração ou pior derivado do uso

Só se deve ter o cuidado de nunca mandar o produto directo na pele, deve-se colocar sempre um pouco num pano MF e depois é que esfregas

Última edição:
Olá,

Sabem me indicar um pequeno "kit" para lavagem exterior, e interior(plasticos)?
Como existe tanta coisa no mercado fico um bocado perdido em relação ao que escolher..
O carro em questão é um corsa c, dai também não querer algo muito caro.

O que comprei para começar uma lavagem mais criteriosa no novo veículo [:D]

IMG-20201021-125157.jpg

Anexos

• IMG-20201021-125157.jpg
    IMG-20201021-125157.jpg
    76,9KB · Visualizações: 0
Voltar
Superior