Tópico do Detalhe

Para lubrificar as dobradiças das portas do carro, WD40, Bala, ou recomendam outra coisa?

A ideia que tenho é que o WD40 (tradicional), tem mais propriedades de limpeza do que lubrificação. Já reparei que se colocar WD40 numa dobradiça que tenha massa consistente que esta fica dissolvida quando leva com o spray em cima.

1710068635617.jpg - Click image for larger version  Name:	1710068635617.jpg Size:	116.6 KB ID:	14425708

Alguém me consegue ajudar qual a melhor forma de eliminar este fungo de vez e que produtos usar?

Limpo e passado uns dias volta ao mesmo (+-5 dias quando está bom tempo), com este tempo úmido é de um dia para o outro que volta.

Já usei a combinação de vinagre em água, APC da 1Z e um limpador de pele da Liqui moly e nada, volta sempre.

Comprei o carro em setembro, e desde ai não consigo remover isto de vez, pouco tempo depois de ter o carro descobri que tinha chocolate derretido (de um gelado, ainda lá estava o papel) no bolso do banco mas já o removi todo por dentro com uns pano embebido em APC da 1Z.

O tecido é pele sintética, por dentro do bolso nas costa da pele é um especie de tecido branco.

Parece que o fungo entranhou de tal maneira no tecido que não desparece.

Attachments

• 1710068635617.jpg
    1710068635617.jpg
    116.6 KB · Views: 0
Tem que ser um produto com propriedades fungicidas.

Água oxigenada (peróxido de hidrogénio), lixívia (hipoclorito de sódio), vinagre branco (ácido acético).

Ainda tens outras soluções comerciais sem cloro, basta procurar no hipermercado ou loja de bricolage.

Só tem atenção em não misturar lixívia com outros químicos, pode produzir produtos tóxicos.

Last edited:
Tem que ser um produto com propriedades fungicidas.

Água oxigenada (peróxido de hidrogénio), lixívia (hipoclorito de sódio), vinagre branco (ácido acético).

Ainda tens outras soluções comerciais sem cloro, basta procurar no hipermercado ou loja de bricolage.

Só tem atenção em não misturar lixívia com outros químicos, pode produzir produtos tóxicos.

Vinagre brancos de limpeza em água já usei diversas vezes e nada, lixivia penso que não posso colocar vai logo comer o tecido.
Comprei num supermercado um desinfetante da sanytol multiusos sem lixivia que dizia eliminar 99% das bactérias e fungos e nada...​
Só faltou a água oxigenada.

Já pensei em mandar fazer uma desinfeção com aquela maquina de ozono, mas também já me disseram que era boa apenas para tirar cheiros, não sei se será assim.

Tens vinagres brancos mais concentrados.

Podes experimentar utilizar sem ser diluído, depois passar com um pano húmido para o remover.

https://www.leroymerlin.pt/produtos...ros/vinagre-branco-14-impact-1l-81990387.html

Também tens estas soluções com cloro.

Podes experimentar numa área reduzida, para ver se produz alterações no tecido.

https://www.uhu.com/pt-pt/produtos/uhu-air-maxr-removedor-de-bolores-e-fungos

Penso que a pele sintética é resistente à descoloração.

Também tens este sem cloro, à base de água oxigenada.

https://www.uhu.com/pt-pt/produtos/uhu-removedor-de-bolores-sem-cloro-garrafa-50

Edit: Ah! Muito importante dar tempo para o produto actuar. Não limpar de imediato.

Last edited:
Como tirar manchas de calcário da pintura?

O carro tem 15 dias e ficou por uma estupidez debaixo de um barracão que com as chuvas ficou a escorrer água com calcário para cima da pintura.

Estava péssimo, lavei muito bem e passei alguma massa de polir (que nada fez) e ficou assim:

5A655685-2761-4EA1-8A13-44BAA9D006F7.jpg

O puxador está especialmente mau.

Que produto devo usar? Já vi que uma solução pode passar por diluir vinagre branco em partes iguais com água , não estraga a pintura?

Last edited:
  • Like
Reactions: nto
Esse nunca utilizei, deve produzir o tal efeito "sangramento".

Eu tinha comprado um no Lidl, barato que para uma jante ligeiramente suja funcionava muito bem.

Nunca mais consegui encontrar, acabei por comprar o De-ironizer da Moje Auto no L'auto por 10 euros.

Vinagre brancos de limpeza em água já usei diversas vezes e nada, lixivia penso que não posso colocar vai logo comer o tecido.
Comprei num supermercado um desinfetante da sanytol multiusos sem lixivia que dizia eliminar 99% das bactérias e fungos e nada...​
Só faltou a água oxigenada.

Já pensei em mandar fazer uma desinfeção com aquela maquina de ozono, mas também já me disseram que era boa apenas para tirar cheiros, não sei se será assim.
Vinagre branco 14% IMPACT

Eu tenho uma coisa destas e já usei nos vidros do carro para tirar a linha de água que estava marcada, não sei se terá impacto na pintura mas nada como usar um pouco numa parte a ver o que faz:Pedra branca de limpeza multiusos STARWAX 375G | Leroy Merlin

Entretanto, noutro fórum encontrei um relato idêntico ao teu e que diz que resolveu com este produto:
Grojet2000 - selante da pintura - a loja do detalhe pt​​

Também tenho um dos carros lá de casa que precisa num ponto, um desses mimos para limpar calcário.

Talvez venha a comprar um dos produtos, para ver.

Alguém me consegue ajudar qual a melhor forma de eliminar este fungo de vez e que produtos usar?

Limpo e passado uns dias volta ao mesmo (+-5 dias quando está bom tempo), com este tempo úmido é de um dia para o outro que volta.

Já usei a combinação de vinagre em água, APC da 1Z e um limpador de pele da Liqui moly e nada, volta sempre.

Comprei o carro em setembro, e desde ai não consigo remover isto de vez, pouco tempo depois de ter o carro descobri que tinha chocolate derretido (de um gelado, ainda lá estava o papel) no bolso do banco mas já o removi todo por dentro com uns pano embebido em APC da 1Z.

O tecido é pele sintética, por dentro do bolso nas costa da pele é um especie de tecido branco.

Parece que o fungo entranhou de tal maneira no tecido que não desparece.

Vi este video https://www.facebook.com/share/v/tCFY1zsWzKY7UKac/ e lembrei-me do DragonH

Tenho um problema nas borrachas exteriores dos vidros que não consigo resolver, já tentei limpar com um acp, também já utilizei um produto para bolor/fungos e não consigo que as borrachas fiquem boas.

Alguma sugestão de como resolver este problema?

Attachments

• photo169995.jpg
    photo169995.jpg
    94.4 KB · Views: 0
  • photo169996.jpg
    photo169996.jpg
    63.7 KB · Views: 0
Em borrachas dos vidros de casa utiliza-se um produto do tipo UHU bolores com cloro.

Aí no carro, teria um pouco de receio em estragar a pintura ou a borracha.

Tenho um problema nas borrachas exteriores dos vidros que não consigo resolver, já tentei limpar com um acp, também já utilizei um produto para bolor/fungos e não consigo que as borrachas fiquem boas.

Alguma sugestão de como resolver este problema?

Tentar com um pano embebido em vaselina líquida. Repetir várias vezes para a borracha absorva bem. Quando vir que o bolor já não aparece, aplicar um selante de borracha/plástico.

Back