Tópico do EBAY

Boa tarde

Fiz uma compra de 37€ no DX que chegou de Singapura a Lisboa dia 26 pelos CTT. Agora na pesquisa de objectos aparece que no dia de hoje foi seleccionado para inspecção pela alfandega.

Como se desenrola o processo a partir de agora?
:confused:

Boa tarde

Fiz uma compra de 37€ no DX que chegou de Singapura a Lisboa dia 26 pelos CTT. Agora na pesquisa de objectos aparece que no dia de hoje foi seleccionado para inspecção pela alfandega.

Esperas cerca de 1 mês pela carta (que é quando entra em depósito). Depois disso envias os documentos que te pedem e esperas que a encomenda te chegue a casa (mais 1/2 semanas).

Agora quando contactas o vendedor o ebay abre logo case.

Não.
Isso só acontece se seleccionares no assunto "item not received". Por isso escolhes "outros". Gosto de respeitar o trabalho dos vendedores e então até prova clara de fraude ou risco de não receber a encomenda não abro case sem primeiro contactar o vendedor por este meio.

Obrigado aos dois pelas respostas. É a minha primeira compra de fora da UE.[;)]

O limite de isenção de taxas é 43 euros, portanto, a não ser que seja contrafação ou outro material ilegal, não pagas taxas, como disse o felyzardo.
Depois de entrar em depósito, se quiseres acelerar o processo poderás deslocar-te pessoalmente à alfandega, levas os tais documentos e trazes a encomenda na hora.

Boa tarde

Agora, eles vão verificar os artigos, e, se houver lugar a pagamento de taxas, enviam-te uma carta a pedir documentação, etc; se não, enviam a encomenda normalmente.

Esperas cerca de 1 mês pela carta (que é quando entra em depósito). Depois disso envias os documentos que te pedem e esperas que a encomenda te chegue a casa (mais 1/2 semanas).

Podem não pedir documentos; podem apenas verificar a encomenda e esta seguir normalmente...

Esperas, vai demorar mais, mas não tens de pagar nada.
Como é que sabes?!:confused::sh)
Adivinhas?

O limite de isenção de taxas é 43 euros, portanto, a não ser que seja contrafação ou outro material ilegal, não pagas taxas, como disse o felyzardo.
Depois de entrar em depósito, se quiseres acelerar o processo poderás deslocar-te pessoalmente à alfandega, levas os tais documentos e trazes a encomenda na hora.

A partir de 22€, pode ter que pagar IVA...

Não.
Isso só acontece se seleccionares no assunto "item not received". Por isso escolhes "outros". Gosto de respeitar o trabalho dos vendedores e então até prova clara de fraude ou risco de não receber a encomenda não abro case sem primeiro contactar o vendedor por este meio.

Obrigado, isso não sabia.
Como o caso que tenho tido é o artigo não ter chegado, e escolhe essa opção, abria case automático.

Por acaso ontem abri um case porque um artigo não chegou ao fim de 45 dias e o vendedor fez logo refund.

Pela experiencia que tenho ... nao se paga se o valor nao exceder os 40 e poucos € abaixo disso nunca paguei ... e tenho mais de 150 compras no ebay.

A partir de 22€, pode ter que pagar IVA...

Outra vez essa conversa? Abaixo dos cerca de 43 euros não paga nem IVA nem taxas alfandegárias (fora casos excepcionais como perfumes, tabaco, bebidas alcoólicas).

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 1186/2009, do Conselho, de 16 de Novembro de 2011.

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Site da DGAIEC - Descrição Encomendas Postais e Contrafacção

TÍTULO III - Remessas de valor insignificante

Artigo 22º -
DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO

1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão isentas as importações de mercadorias que sejam objecto de remessas cujo valor global não exceda (euro) 22.

2 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder o montante mencionado no número anterior, o IVA não é aplicável quando o valor a cobrar seja igual ou inferior a (euro) 10.

CIVA - REGIMES ESPECIAIS - DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO - ARTIGO 22.º

Faz lá as contas relativamente ao que está a negrito e vê que valor dá.

Pela experiencia que tenho ... nao se paga se o valor nao exceder os 40 e poucos € abaixo disso nunca paguei ... e tenho mais de 150 compras no ebay.

Pois os tais 43€*0,23= 9,89€ de IVA.

O que me lixa é que são umas luzes para as bicicletas e respetivas pilhas e já só chegam no Outono.[s)]

Obrigado, isso não sabia.
Como o caso que tenho tido é o artigo não ter chegado, e escolhe essa opção, abria case automático.

Por acaso ontem abri um case porque um artigo não chegou ao fim de 45 dias e o vendedor fez logo refund.

Nesses casos o que eu normalmente faço é: envio uma mensagem ao vendedor pelo tal meio explicando a situação e pedindo que me faça full refund até à véspera da data limite para abertura de case. Se não o fizer, aí sim, sou obrigado a abrir. [;)]
Recentemente tive mesmo de abrir 2 casos, em que não obtive resposta do vendedor, e o próprio customer suport reembolsou-me o valor total (ebay buyer protection). Não há razão para alguém ainda ter receio de comprar algo por lá.

Não é o mais comum (ainda por cima se o valor declarado for mesmo os 37 euros), mas sim pode acontecer.

Já me aconteceu muitas vezes!

Li na net que quando Iva é inferior a 10€ não cobram. É falso?

Pois... depende...

Também é a experiência que tenho!
Em ~10 anos de Ebay e >1000 compras fora da EU!

Outra vez essa conversa? Abaixo dos cerca de 43 euros não paga nem IVA nem taxas alfandegárias (fora casos excepcionais como perfumes, tabaco, bebidas alcoólicas).

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 1186/2009, do Conselho, de 16 de Novembro de 2011.

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

TÍTULO III - Remessas de valor insignificante

Artigo 22º -
DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO

1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão isentas as importações de mercadorias que sejam objecto de remessas cujo valor global não exceda (euro) 22.

2 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder o montante mencionado no número anterior, o IVA não é aplicável quando o valor a cobrar seja igual ou inferior a (euro) 10.

CIVA - REGIMES ESPECIAIS - DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO - ARTIGO 22.º

Faz lá as contas relativamente ao que está a negrito e vê que valor dá.

Mas qual conversa?!:confused::sh)

Se queres ser rigoroso, podias colocar tudo:
"Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro)."

Última edição:
A alfândega tem sérios problemas de funcionamento.
1º exemplo:
zua.png

2º exemplo:
zfpa.png

3º exemplo:
0gx5.png

Não.

Eu selecionei: "item not as described" e o caso também me parece que abriu automaticamente. A minha intenção era falar diretamente com o vendedor. Durante o processo até parecia que estava a falar com duas pessoas diferentes.

Pessoal, já aqui vendeu alguma coisa pelo ebay? Como foi com o pagamento?

Eu tinha a minha conta paypal associada e já a usei para fazer algumas compras, sempre sem problemas, o pagamento foi sempre imediato.

Agora fiz uma venda, no ebay aparece que o comprador marcou o item como "payment sent", isto já ontem, mas ainda não me aparece nada no paypal. É normal demorar?

Voltar
Superior