TÓPICO do "GABANÇO"... (rir, rir e rir)

Para o civic 1.5 chega o PD130 quanto mais o PD150.

Eu não percebo os vossos carros, andam sempre muito. No dia a dia nunca vi nenhum honda a dar-me "na cabeça" nem sequer a conseguir acompanhar-me.

Ou mais [:D]
Tenho dois Civics com esse motor e sou o primeiro a dizer que têm um andamento francamente honesto, são capazes de andar lado a lado com Golfs IV PD110 e PD115, e com o HDI 112, mas não mais que isso, a caixa longa prejudica a performance, não são carros para esse tipo de andanças

Pessoal aqui vai atrás do Leons FR e o crl, uma vez brinquei com um XSI com uns toques (120 cavalos á vontade) quando meteu para terceira já eu tinha desistido [:D]

Tenho dois Civics com esse motor e sou o primeiro a dizer que têm um andamento francamente honesto, são capazes de andar lado a lado com Golfs IV PD110 e PD115, e com o HDI 112, mas não mais que isso, a caixa longa prejudica a performance, não são carros para esse tipo de andanças

Pessoal aqui vai atrás do Leons FR e o crl, uma vez brinquei com um XSI com uns toques (120 cavalos á vontade) quando meteu para terceira já eu tinha desistido [:D]
Admissão e escape?[:D]

É um relato honesto. O pessoal que se gaba até entendo. Têm gosto no carro que possuem (completamente legítimo) e então romanceiam os acontecimentos.

Vejo muitos relatos não só de hondas, dos donos a dizerem que fazem isto e aquilo, anda não sei quanto, e no dia a dia em pequenas picardias de auto estrada dá bem para ver que aquilo é mais treta que andamento.

Bem, considero que é uma desvantagem porque reprisar desde baixas rotações com uma caixa longa, vantagem não é certamente [;)]
Além do mais, como não tinhas referido a que velocidade/rotação iniciaste a reprise, é natural que tenha dito aquilo, certo?

Só agora é que referiste o que está a bold... e aí claro, se já vai em rotações altas, a história é outra!

Nisso eu concordo, ter uma caixa longa é desvantagem quando se começa em baixas rotações.
Mas o caso do Civic vs Leon não foi comigo, eu apenas segui o raciocínio.. Se o a 4ª do civic corta aos 200, e tento em conta que toda a gente diz que os Hondas tem a potência bem lá em cima, seria ai uma vantagem vs o Leon que podia ir em 6ª a rotação baixa.

Nisso eu concordo, ter uma caixa longa é desvantagem quando se começa em baixas rotações.
Mas o caso do Civic vs Leon não foi comigo, eu apenas segui o raciocínio.. Se o a 4ª do civic corta aos 200, e tento em conta que toda a gente diz que os Hondas tem a potência bem lá em cima, seria ai uma vantagem vs o Leon que podia ir em 6ª a rotação baixa.

Lado a lado um Civic 1.5i 115cv e um Leon FR 2.0 TDi 170cv a 100km/h e o civic em 4ª e o leon em 6ª queres uma aposta que mesmo assim o civic fica para trás?

Lado a lado um Civic 1.5i 115cv e um Leon FR 2.0 TDi 170cv a 100km/h e o civic em 4ª e o leon em 6ª queres uma aposta que mesmo assim o civic fica para trás?

Não preciso de apostar nada porque sei que fica. Mesmo que fosse o de 150cv, ficava.
Não há que ter ilusão.. Agora, o Leon podia ir muito devagar em 6ª e o Civic ir em 3ª, e então talvez fosse possivel o civic acompanhar bem, mas se assim não for..

Não preciso de apostar nada porque sei que fica. Mesmo que fosse o de 150cv, ficava.
Não há que ter ilusão.. Agora, o Leon podia ir muito devagar em 6ª e o Civic ir em 3ª, e então talvez fosse possivel o civic acompanhar bem, mas se assim não for..

Deve ter sido disso , obvio que o civic fica para tras aos 100 em 4ª e carregar a fundo . Se for em 3ª ai deve ser um pouco diferente , 3ª até aos 160 e depois 4ª até aos 210 que é quando corta . Aliado a um baixo peso até dá para fazer suar alguns .

1.9 tdi 110cvs pelo menos acompanho os bem e em ponta até passo . Isto claro até aos 210 em 4ª , depois podem la ir á vontade [:)]

Deve ter sido disso , obvio que o civic fica para tras aos 100 em 4ª e carregar a fundo . Se for em 3ª ai deve ser um pouco diferente , 3ª até aos 160 e depois 4ª até aos 210 que é quando corta . Aliado a um baixo peso até dá para fazer suar alguns .

1.9 tdi 110cvs pelo menos acompanho os bem e em ponta até passo . Isto claro até aos 210 em 4ª , depois podem la ir á vontade [:)]

Só me custa a digerir essa tremenda facilidade em chegar aos 210.. O meu tem mais 15cv, tem mais binário, menos peso e caixa mais curta e apesar de em plano dar os 220, não é à toa que lá chego..

Só me custa a digerir essa tremenda facilidade em chegar aos 210.. O meu tem mais 15cv, tem mais binário, menos peso e caixa mais curta e apesar de em plano dar os 220, não é à toa que lá chego..

O dele para dar 210 já se vai a borrar todo, não tenhas duvidas disso. E se aparece uma subida baixa logo a velocidade.

What ? Define o termo borrar , pois dá os 210 que é o corte , este carro quanto mais rpm mais ele pede .

A subir vai sempre a desenvolver a 4ª demora mas chega aos 190 .

A tua noção de subida deve ser diferente da minha. Numa boa subida o PD130 com pata a fundo não passa dos 190km/h, e vai lá o honda atmosférico e com menos cilindrada fazer igual. Está bem.

Quanta mais rotação mais pede? Então porque tem corte? Se não o tivesse fazia umas 10 mil rotações não?

Esquece lá isso, o meu primo tem um civic de 2005 (salvo erro) com o típico motor honda gasolineiro e também tem a mesma conversa. Numa viagem em família ele queria mostrar a máquina e tentava ultrapassar-me, bastante puxar em 6ª que lá ficava para trás.

Além disso já andei várias vezes com ele, o som é bonito e tal, mas andamento esquece.

Engraçado, aconteceu-me precisamente o mesmo.

Ia no Gti, atras de uma Passat PD130. Familiar, iamos numa viagem, que infelizmente era para assistir a um funeral de amigo em comum.

Iamos nos belos dos 200 em recta, ele sempre na minha frente, não iamos a esticar, apenas ritmo acelarado porque iamos atrasados, até porque duvido que o pd130 dê mais que 200. Até aqui tudo bem. Passamos a 25 Abril, e naquela subida bem puxadote (não sei como se chama, Monsanto? Iamos pela Saída que nos leva a Cascais...) Ia a subi-la e consegui meter 4º ( aquela ***** parece tem iman, o carro agarra ao chão e por mais que acelere parece que não sai do sitio, fonix), lá consegui meter a 5º, já ele ia na 6º, faixa do meio e ia eu a seguir a Passat. Ele mete 5º e ultrapassa. Eu feito galifão pensei que a minha 5º respondia bem.... mas lá me esqueci que ele tem.. Turbo pois claro. Meti 4º e nada. Meti 3º e pata a fundo e lá me aproximei e finalmente consegui chegar ao pé dele.

Portanto, duvido imenso que o 1.5 115cv não deixe fugir o FR, ainda para mais aos 200 e em subidas.... eu com o meu mexido vi-me à rasca... Claramente aqueles 1.9 TDI são um mimo, a força em baixas e o turbo... muito bom.

Mas ninguem me tira o prazer do GTI !! [:D][:)]

Última edição:
Termo de comparação: Peugeot 407 2.0hdi (carro) 2 pessoas.
Audi A3 2.0tdi e duas pessoas.
Começamos a subir os cabos d'avila e ele a minha frente, a meio se ele se desviasse eu passava.
Achei estranho, não sabia que aquele motor era assim tão morto.
Embalamos ao mesmo tempo e cheguei a 170 lá a cima.

Engraçado, aconteceu-me precisamente o mesmo.

Ia no Gti, atras de uma Passat PD130. Familiar, iamos numa viagem, que infelizmente era para assistir a um funeral de amigo em comum.

Iamos nos belos dos 200 em recta, ele sempre na minha frente, não iamos a esticar, apenas ritmo acelarado porque iamos atrasados, até porque duvido que o pd130 dê mais que 200. Até aqui tudo bem. Passamos a 25 Abril, e naquela subida bem puxadote (não sei como se chama, Monsanto? Iamos pela Saída que nos leva a Cascais...) Ia a subi-la e consegui meter 4º ( aquela ***** parece tem iman, o carro agarra ao chão e por mais que acelere parece que não sai do sitio, fonix), lá consegui meter a 5º, já ele ia na 6º, faixa do meio e ia eu a seguir a Passat. Ele mete 5º e ultrapassa. Eu feito galifão pensei que a minha 5º respondia bem.... mas lá me esqueci que ele tem.. Turbo pois claro. Meti 4º e nada. Meti 3º e pata a fundo e lá me aproximei e finalmente consegui chegar ao pé dele.

Portanto, duvido imenso que o 1.5 115cv não deixe fugir o FR, ainda para mais aos 200 e em subidas.... eu com o meu mexido vi-me à rasca... Claramente aqueles 1.9 TDI são um mimo, a força em baixas e o turbo... muito bom.

Mas ninguem me tira o prazer do GTI !! [:D][:)]

Que GTI tens?

Essa subida é jeitosa, principalmente para quem vem da ponte mas qualquer carro com 110/120cv se safa bem a subir aquilo em 4/5ª. (ou 5ª/6ª dependendo se tem 5 ou 6.)

Termo de comparação: Peugeot 407 2.0hdi (carro) 2 pessoas.
Audi A3 2.0tdi e duas pessoas.
Começamos a subir os cabos d'avila e ele a minha frente, a meio se ele se desviasse eu passava.
Achei estranho, não sabia que aquele motor era assim tão morto.
Embalamos ao mesmo tempo e cheguei a 170 lá a cima.

A3 - 1320kgs + 150kgs (2 pessoas)
140 cvs

407 - 1567kgs + 150kgs (2 pessoas)
136cvs

Kg/Cv
A3 - 10,50 kgs
407 - 12,63 kgs

Muito mau era se o A3 não chegasse para o 407, uma vez que tem uma relação peso-potência claramente favorável.

Voltar
Superior