TÓPICO do "GABANÇO"... (rir, rir e rir)

Engraçado, aconteceu-me precisamente o mesmo.

Ia no Gti, atras de uma Passat PD130. Familiar, iamos numa viagem, que infelizmente era para assistir a um funeral de amigo em comum.

Iamos nos belos dos 200 em recta, ele sempre na minha frente, não iamos a esticar, apenas ritmo acelarado porque iamos atrasados, até porque duvido que o pd130 dê mais que 200. Até aqui tudo bem. Passamos a 25 Abril, e naquela subida bem puxadote (não sei como se chama, Monsanto? Iamos pela Saída que nos leva a Cascais...) Ia a subi-la e consegui meter 4º ( aquela ***** parece tem iman, o carro agarra ao chão e por mais que acelere parece que não sai do sitio, fonix), lá consegui meter a 5º, já ele ia na 6º, faixa do meio e ia eu a seguir a Passat. Ele mete 5º e ultrapassa. Eu feito galifão pensei que a minha 5º respondia bem.... mas lá me esqueci que ele tem.. Turbo pois claro. Meti 4º e nada. Meti 3º e pata a fundo e lá me aproximei e finalmente consegui chegar ao pé dele.

Portanto, duvido imenso que o 1.5 115cv não deixe fugir o FR, ainda para mais aos 200 e em subidas.... eu com o meu mexido vi-me à rasca... Claramente aqueles 1.9 TDI são um mimo, a força em baixas e o turbo... muito bom.

Mas ninguem me tira o prazer do GTI !! [:D][:)]

Exactamente, era isso que estava a transmitir também. Os PD são bastante fortes em reprises. E sim os PD130 dão mais que 200km/h, até porque a essa velocidade a rotação vai por volta das 3900 rpm, ainda com sumo para dar e encostar ponteiro nos 220km/h e passar um bocado a descer.

Termo de comparação: Peugeot 407 2.0hdi (carro) 2 pessoas.
Audi A3 2.0tdi e duas pessoas.
Começamos a subir os cabos d'avila e ele a minha frente, a meio se ele se desviasse eu passava.
Achei estranho, não sabia que aquele motor era assim tão morto.
Embalamos ao mesmo tempo e cheguei a 170 lá a cima.

Esse A3 tem o motor podre.

Admissão e escape?[:D]

Bem melhor, como sabes, 1.3 8 válvulas single cam:

Componentes internos revistos
Filtro de caixa com puxada de ar ao para-choques
Admissão do Saxo Cup
Colectores 4-2-1 xpto (já não sei precisar)
Linha e panela final do Saxo Cup
Uma afinadela de electrónica

A nível de chassi tem o eixo traseiro do 106 GTI e um setup de suspensão que não me recorda agora, mas curva que se dana.

Tem na boa mais de 120 cavalos, ou 130 [;)]

É um relato honesto. O pessoal que se gaba até entendo. Têm gosto no carro que possuem (completamente legítimo) e então romanceiam os acontecimentos.

Vejo muitos relatos não só de hondas, dos donos a dizerem que fazem isto e aquilo, anda não sei quanto, e no dia a dia em pequenas picardias de auto estrada dá bem para ver que aquilo é mais treta que andamento.

Depende, não tenhas dúvidas que um Civic VTI anda pra caraças e esgota bem a quinta velocidade para além dos 220 reais, os 7,7 segundos 0-100 não deixam dúvidas da sua performance, mas isso não tem nada a ver com o 1.5 em questão, nem primo, e quem acha que são motores minimamente parecidos não conhece o D15 nem o conceito para que foi concebido. O Civic VTI tem um verdadeiro motor de corrida.

Ou mais [:D]
Tenho dois Civics com esse motor e sou o primeiro a dizer que têm um andamento francamente honesto, são capazes de andar lado a lado com Golfs IV PD110 e PD115, e com o HDI 112, mas não mais que isso, a caixa longa prejudica a performance, não são carros para esse tipo de andanças

Pessoal aqui vai atrás do Leons FR e o crl, uma vez brinquei com um XSI com uns toques (120 cavalos á vontade) quando meteu para terceira já eu tinha desistido [:D]

Aqui é o tópico do gabanço, o que acabaste de dizer, é off-topic. [:D][:D]

Bem melhor, como sabes, 1.3 8 válvulas single cam:

Componentes internos revistos
Filtro de caixa com puxada de ar ao para-choques
Admissão do Saxo Cup
Colectores 4-2-1 xpto (já não sei precisar)
Linha e panela final do Saxo Cup
Uma afinadela de electrónica

A nível de chassi tem o eixo traseiro do 106 GTI e um setup de suspensão que não me recorda agora, mas curva que se dana.

Tem na boa mais de 120 cavalos, ou 130 [;)]
Assim já se deve mexer bem :) mas já não entra na categoria "uns toques", já é um belo trabalho. :)

Depende, não tenhas dúvidas que um Civic VTI anda pra caraças e esgota bem a quinta velocidade para além dos 220 reais, os 7,7 segundos 0-100 não deixam dúvidas da sua performance, mas isso não tem nada a ver com o 1.5 em questão, nem primo, e quem acha que são motores minimamente parecidos não conhece o D15 nem o conceito para que foi concebido. O Civic VTI tem um verdadeiro motor de corrida.

Mas digo-te uma coisa, mesmo os VTI nunca levei avanço de nenhum. 160 cv vs 177 cv claro que não é justo mas nunca levei avanço de um desses hondas v-tecs tão endeusados.

Que GTI tens?

Essa subida é jeitosa, principalmente para quem vem da ponte mas qualquer carro com 110/120cv se safa bem a subir aquilo em 4/5ª. (ou 5ª/6ª dependendo se tem 5 ou 6.)

Safa consoante. Depende muito do carro. Se tem turbo, faixa da rotação, a mudança metida, peso........

Corolla Gti.

Mas digo-te uma coisa, mesmo os VTI nunca levei avanço de nenhum. 160 cv vs 177 cv claro que não é justo mas nunca levei avanço de um desses hondas v-tecs tão endeusados.

True. Sempre ouvi falar tanto deles, babava-me completamente.... adquiri um, mais o Gti e... bem são bons 1600cc ambos, mas não são afinal aqueles supra sumos que fazem parecer. Pensava eu que com os 160cv e os 1xx de um e outro ia dar luta a tudo e a todos mas... lixei-me [:D] (só mesmo o Gti porque tem uns toques).

E não não é culpa da caixa, motor pifado ou do condutor. Sempre foram bem explorados. [;)]

O VTI tem as performances normais de um motor de 160cv, mas com a característica de na altura não haver nada com 100cv/l atmosférico no mercado.

E tem ainda a vantagem, que apesar de toda a rotação que faz, ainda ter muitas unidades a rolar com centenas de milhares de km's, quando muitos outros com 100.000km já se babarem todos de óleo.

E fazem bem em picarem-se com os motores diesel modernos aqui descritos. Não o façam é muitas vezes porque os VTI não tem muita capacidade de reboque.

O VTI tem as performances normais de um motor de 160cv, mas com a característica de na altura não haver nada com 100cv/l atmosférico no mercado.

E tem ainda a vantagem, que apesar de toda a rotação que faz, ainda ter muitas unidades a rolar com centenas de milhares de km's, quando muitos outros com 100.000km já se babarem todos de óleo.

E fazem bem em picarem-se com os motores diesel modernos aqui descritos. Não o façam é muitas vezes porque os VTI não tem muita capacidade de reboque.

Fazem muita rotação que não se traduz em andamento. Ás 3500 rpm vou a andar mais que um VTI a gritar às 7 mil rotações.

Depois, será que os VTI são o supra sumo da fiabilidade como os pintam?

Pelo que tenho visto não é bem assim, avariam como os outros.

A rotação traduz-se no andamento de um 1.6 com 100cv/l. Tem que fazer rotação para ter potencia. E a 30 anos atrás quem é que tinha motores assim? Ninguém. Os diesel para terem 160cv tinham que ter quase o dobro da cilindrada. A concorrência com 1.6 fazia 110-120cv.

E quanto a fiabilidade, tomara os diesel que por aqui se falam terem metade. Não haviam cabeças de motor rachadas, correntes de distribuição que davam o berro, embraiagens a tremer, MAF's avariadas, etc.

Se bem mantidos, não andando a estragar mecânica ao corte como certos meninos gosta, não puxando a frio e fazendo a manutenção correcta duram mesmo muito.

Depois muito dono tipico destes carros é muito desgastante para a mecânica, mesmo falando em pessoal inteligente e bem formado têm uma maneira de ver as coisas bem agressiva, de que o carro é para se usar sem limitações e nem estas pequenas obrigações respeitam. Pra ser sincero este pessoal tem o meu respeito, mais do que aquele pessoal "coninhas" que têm estes carros para olhar pra eles.

Não me digas que andas a perder tempo picando-te com VTI's que, alguns já contam com quase 20anos e muitos já rolaram perto de 200 mil km's?

[:D][:D]

Voltar
Superior