TÓPICO do "GABANÇO"... (rir, rir e rir)

Para fazer uma média de 232 Km/h, a velocidade máxima tem de ser razoavelmente superior a isso! [;)]

Não necessariamente, mas na prática acaba por ser verdade.

O que eu disse é que penso que nem 232 ele dava de ponta. Por isso é impossivel fazer a média de 232 pq, como dizes, precisaria de ir pontualmente a cima disso para compensar sempre que vem a baixo.

E quando estava um amigo meu a teimar que o Focus (1.8 TDdi) dele dava 220km/h de ponteiro, em terreno plano???

Eu a dizer-lhe que era impossivel, que sabia bem o que o carro era capaz e o que não era.

Mas o rapaz não desistia e vinha com bocas tipo: "o teu não está esticadinho. Deves estar com problemas.."

Tanto é que eu resolvo perguntar-lhe: " e a que rotação vais quando estás nos 220km/h?"

Ao que ele responde: "Sei lá... Prái a 6000RPM"

Foi a risota geral.[8b]

Última edição:
E quando estava um amigo meu a teimar que o Focus (1.8 TDdi) dele dava 220km/h de ponteiro, em terreno plano???

Eu a dizer-lhe que era impossivel, que sabia bem o que o carro era capaz e o que não era.

Mas o rapaz não desistia e vinha com bocas tipo: "o teu não está esticadinho. Deves estar com problemas.."

Tanto é que eu resolvo perguntar-lhe: " e a que rotação vais quando estás nos 220km/h?"

Ao que ele responde: "Sei lá... Prái a 6000RPM"

Foi a risota geral.[8b]

é como o meu colega a dizer que o mondeo 1.8TD estava a 210 km/h a quase 6000 RPM :sh)

Repondendo à tua pergunta, quando o gasóleo entra no cilindro, mistura ar/combustível é detonada através da compressão e com algum calor residual (daí as velas de incandescência para arranques a frio). A taxa de compressão tem que ser alta pois só assim há inflamação do combustível. Por causa das pressões elevadas da compressão, as peças mecânicas têm que ser reforçadas para segurar tais cargas: as bielas são maiores, as cambotas são mais reforçadas e pesadas e os pistões maiores. Tudo isto significa maior massa em movimento, logo é mais difícil obter RPMs elevadas, daí se obter maior binário e potência a mais baixa rotação do que um motor a gasolina.
Ainda o facto da gasolina ser mais volátil do que o gasóleo, faz com que queime a temperaturas mais elevadas e tenha uma ignição mais rápida, daí consiga fazer mais rotações por minuto.

tks [;)]

dei quase 240 de ponteiro no xantia a descer a A5 na zona de monsanto [:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

e ontem deixei um boxter ficar mal no arranque em 1ªa fundo..........e eu ia de scooter![:)] [:)] [:)] [:)]

Bom, tambem me posso gabar de ter derrubado uma vedação na minha warrior 350 e a moto ter ficado a trabalhar na boa. Apenas eu e a vedação é k sofremos.... (como devem imaginar, uma pancada frontal de moto4, a zona das virilhas "encaixa" no volante....)

E nesse mesmo dia ia tendo um acidente porque estava um porco com mais de 250kg no meio da estrada (no mato) onde eu ia a passar....

Bom, tambem me posso gabar de ter derrubado uma vedação na minha warrior 350 e a moto ter ficado a trabalhar na boa. Apenas eu e a vedação é k sofremos.... (como devem imaginar, uma pancada frontal de moto4, a zona das virilhas "encaixa" no volante....)

E nesse mesmo dia ia tendo um acidente porque estava um porco com mais de 250kg no meio da estrada (no mato) onde eu ia a passar....

Qual é que é a parte do gabanço??

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Um amigo meu comprou uma carrinha Opel Astra 1.7 TD de 1996 com 290 mil kms em cima, e com orgulho abre o capot para mostrar me o motor que estava "como novo"! Pergunto lhe acerca das revisoes e ele responde me, foi feita há dias!
Saco da vareta do óleo e o óleo todo queimado ( mais escuro era impossivel), e pg lhe? Ai é? E ele..entao nao ves que o oleo ta novo.. pretinho? Hahaha

Um amigo meu comprou uma carrinha Opel Astra 1.7 TD de 1996 com 290 mil kms em cima, e com orgulho abre o capot para mostrar me o motor que estava "como novo"! Pergunto lhe acerca das revisoes e ele responde me, foi feita há dias!
Saco da vareta do óleo e o óleo todo queimado ( mais escuro era impossivel), e pg lhe? Ai é? E ele..entao nao ves que o oleo ta novo.. pretinho? Hahaha

Revisões baratas!!! [:)] [:)] [:)] [:)]

[:)][:)][:)][:)][:)]

desculpa lá mas a explicação das massas serem maiores e daí não se obter mais rmp de um motor diesel é treta. Não sabes nitidamente do que falas.

A explicação real dás no fim sem te aperceberes. Um motor a gasolina tem elevadas rpm porque a gasolina queima rápidamente. Um motor diesel tem uma queima muito lente devido ao gasóleo e por isso a pontencia começa a baixar a altas rotações.

Voltar
Superior