TÓPICO do "GABANÇO"... (rir, rir e rir)

Se fosse a tua mulher que capotasse na ponte devido a estes anormais já não usavas tanta ironia. Como não me aconteceu a mim desejo apenas que lhes apliquem a lei.

Devem acontecer mais acidentes por culpa do pessoal que anda nos copos e depois conduz do que devido a isso. Não estou a defender ninguem mas existem actualmente causas mais graves que provocam acidentes. Aliás isso do "Street Racing" já quase nem existe. Foi na altura em que os jovens andavam todos malucos com a velocidade furiosa [:D].

Grande parte desses "projectos" são para uso no dia a dia de pessoas que gostam de ter um carro que anda bem. E isso é tão grave como ter um (por ex.) Bmw 320d que dá 230 km/h. Tanto um como outro é uma "arma" que pode matar pessoas se for utilizado de forma irresponsavel. Neste sentido aquilo que afirmaste teria mais lógica assim : Se alguem fosse apanhado a fazer corridas / andar em excesso de velocidade (algo mesmo exagerado) aí sim poderiam tomar essas medidas.

My 2 cents e já estamos a sair do assunto do tópico.

Estes carros profileram pelas nossas estradas por alguns motivos.

Destaco a concorrência não fazer melhor na altura. Meter um motor "bom" numa lata de atum chamada de Ibiza e está a combinação feita.

Há casos perdidos de zés do boné e outros azeiteiros em todo o lado, mas os dos TDI's são mesmo os piores, a esses desejo uma inspecção B e uma multa severa que os faça passar a ser pessoas decentes.

Estes carros profileram pelas nossas estradas por alguns motivos.

Destaco a concorrência não fazer melhor na altura. Meter um motor "bom" numa lata de atum chamada de Ibiza e está a combinação feita.

Qualquer motor a gasolina com algum cariz performante, igualmente turbinado a fazer menos bar que esses TDI's dá um arreio descomunal
O motor a diesel nas mesmas circunstancias tem muito menos potencial que um motor a gasolina, logo não é por aí

A questão destes zés é a seguinte, carros a gasolina turbo com alguma leveza são caros e não estão ao seu alcance, por isso a concorrencia destes Ibizas é tudo atmosférico e com mais idade, Civic's, Cup's e GTI's, etc
O material para ganhar 30 cavalos num motor atmosférico fica caríssimo e tem que ser bem escolhido, num motor turbo não, é chegar dar aumento do débito de combustível e meter o turbo a fazer mais pressão, que qualquer repro á martelo faz esses 30 cavalos sem dificuldade

Daí a boa reputação destes chassos, apesar do bloco 1.9 aguentar muitíssima porrada

Para fundamentar, a diferença de potencial de um motor a gasolina e um motor diesel em igual circunstancia é que pegando num motor muito famoso como o 1.9 TDI PD130 tem menos potencia especifica que um Civic VTI 1.6 atmosférico, mas muito mais manobra de ser trabalhado por ser um motor turbo, um motor turbo a gasolina semelhante como o 2.0 20valvulas turbo do Fiat Coupe tem 220 cavalos originais, com a mesma margem de manobra para ser mexido, a diferença de potencial de um para outro em blocos que até são semelhantes, é enorme.
Nem levo a conversa para um 2.0 Turbo de um Lancer Evolution, há preparações a tocar os 500/600 cavalos, uma distancia muito longa para um motor 2.0 turbo-diesel [;)]

Última edição:
Gostava realmente de saber qual o objectivo deste tópico !
Não tenho um TDI, mas gostava de saber qual o problema de certas pessoas andarem e gabarem o seu carro. Se alguém se sente "tocado" com isso, como o que abriu o tópico é sinal de que a dor de cotovelo é imensa senão não se dava crédito algum. Toda a gente defende o que tem de defender nas qualidades mecânicas do seu carro, no meu caso que tenho um Mercedes defendo que e a fiabilidade, pois de facto já tive carros pela familia que passaram a barreira do milhão em condições duras o que me levou a adquirir um também. No caso dos donos dos Alfa Romeo por exemplo dizem que a caracteristica é a beleza do carro e sonoridade do motor etc! Os do grupo VAG dizem que o carro anda bem, aliado a bons consumos, e agora pergunto eu onde está a mentira disto ??
Eu ando regularmente com um 2.0 TDI 140 e num 1.9 tdi reprogramado e o que é certo é que tanto um como outro andam de facto bem, sendo que o reprogramado até poderá dar "corda" a certos carros melhores de origem, mas o que é certo é que está "modificado" para proporcionar ao condutor uma maior segurança nas ultrapassagens e etc ! O mito da reprogramação ser para andar a rebentar o carro em recta já deveria ter passado aos anos. Muita gente gosta de ter o seu carro a andar bem, podem usa-lo no dia a dia e fazer as brincadeiras em locais fechados como agora há o aeródromo de Santarém presumo eu, mas gostava de saber é o que é que isso tem a ver com TDI, pois vê-se aí muito M3, M6, Type R, Porsche 911 a "fazer corridas" na via pública, porque é que os do TDI é que pagam ?

Depois também gostava de responder aqui ao colega de cima "andantedodia", que lamento a situação da tua mulher, mas caso tivesse sido um 911 Turbo a passar junto a um Ferrari, já não fazia mal ? Nem toda a gente anda sempre a 120 e tu também não deves andar, pelo que o moralismo na internet é algo de fenomenal, mas se a situação da tua mulher se prendeu com certas pessoas a uma maior velocidade, a solução é acabar com eles!! Não haja duvida, só faltava eles serem judeus e tu chamares-te Hitler !! Eu dos meus anos de carta o acidente mais grave que ia tendo foi devido a um camião, ponha-se à estonteante velocidade de 70 km/h, qual é a solução para isso ? Acabar com os camiões? E tu deixas de comer?
Não é mais sensato promover uma maior fiscalização dessas áreas consideradas "de risco" para tentar reduzir a sinistralidade? Quase que aposto contigo que iam tanto dentro "mitras" do ibiza como executivos do Classe E e S5!!
Não, não tenho um TDI e raramente aperto com o carro, mas há situações e situações !! E quem abriu este tópico levou um desterro de um TDI ou gostava de ter um [:D]

Não tenho um TDI, mas gostava de saber qual o problema de certas pessoas andarem e gabarem o seu carro. Se alguém se sente "tocado" com isso, como o que abriu o tópico é sinal de que a dor de cotovelo é imensa senão não se dava crédito algum. Toda a gente defende o que tem de defender nas qualidades mecânicas do seu carro, no meu caso que tenho um Mercedes defendo que e a fiabilidade, pois de facto já tive carros pela familia que passaram a barreira do milhão em condições duras o que me levou a adquirir um também. No caso dos donos dos Alfa Romeo por exemplo dizem que a caracteristica é a beleza do carro e sonoridade do motor etc! Os do grupo VAG dizem que o carro anda bem, aliado a bons consumos, e agora pergunto eu onde está a mentira disto ??
Eu ando regularmente com um 2.0 TDI 140 e num 1.9 tdi reprogramado e o que é certo é que tanto um como outro andam de facto bem, sendo que o reprogramado até poderá dar "corda" a certos carros melhores de origem, mas o que é certo é que está "modificado" para proporcionar ao condutor uma maior segurança nas ultrapassagens e etc ! O mito da reprogramação ser para andar a rebentar o carro em recta já deveria ter passado aos anos. Muita gente gosta de ter o seu carro a andar bem, podem usa-lo no dia a dia e fazer as brincadeiras em locais fechados como agora há o aeródromo de Santarém presumo eu, mas gostava de saber é o que é que isso tem a ver com TDI, pois vê-se aí muito M3, M6, Type R, Porsche 911 a "fazer corridas" na via pública, porque é que os do TDI é que pagam ?

Depois também gostava de responder aqui ao colega de cima "andantedodia", que lamento a situação da tua mulher, mas caso tivesse sido um 911 Turbo a passar junto a um Ferrari, já não fazia mal ? Nem toda a gente anda sempre a 120 e tu também não deves andar, pelo que o moralismo na internet é algo de fenomenal, mas se a situação da tua mulher se prendeu com certas pessoas a uma maior velocidade, a solução é acabar com eles!! Não haja duvida, só faltava eles serem judeus e tu chamares-te Hitler !! Eu dos meus anos de carta o acidente mais grave que ia tendo foi devido a um camião, ponha-se à estonteante velocidade de 70 km/h, qual é a solução para isso ? Acabar com os camiões? E tu deixas de comer?
Não é mais sensato promover uma maior fiscalização dessas áreas consideradas "de risco" para tentar reduzir a sinistralidade? Quase que aposto contigo que iam tanto dentro "mitras" do ibiza como executivos do Classe E e S5!!
Não, não tenho um TDI e raramente aperto com o carro, mas há situações e situações !! E quem abriu este tópico levou um desterro de um TDI ou gostava de ter um [:D]

Bom post.

Podem fechar a thread.

Grande parte desses "projectos" são para uso no dia a dia de pessoas que gostam de ter um carro que anda bem. E isso é tão grave como ter um (por ex.) Bmw 320d que dá 230 km/h. Tanto um como outro é uma "arma" que pode matar pessoas se for utilizado de forma irresponsavel.

Não sei de que projectos falas, mas os que estão nos videos e os que eu falo são preparações especificas para fazer sprints em recta curtos e em alta velocidade... não são preparações para o dia-a-dia nem para circuitos. São viaturas que no dia-a-dia andam a 50 km/h para manter a fiabilidade do investimento e ao fds recebem o belo do tratamento.. seguido de verificação do material.

Se alguem acha que aqueles ibizas têm a minima hipotese contra r8s ou m3's stock em circuito então... [8b]

Percebo a tua opinião apenas não concordo... gosto de ver este tipo de preparações tal como outras completamente diferente, apenas acho que estes carros deviam ser usados em circuito fechado, ou nos sprints nas rectas do estoril etc.. nunca em vias públicas. Caso o façam a lei deve ser imediatamente aplicada.

Vou dar uma de David Attenborough.

O TDi é uma espécie cada vez mais rara nas planícies alcatroadas portuguesas, mas é facilmente identificável quando se sente em perigo, porque usa uma táctica que os seres humanos copiaram, a chamada cortina de fumo, que lhe permite fugir.

old12.jpg

Em casos mais extremos pode usar a outra táctica chamada de caga chamas, também copiada pelos seres humanos para desviarem misseis da sua rota.

plane1.jpg

Vejamos agora 2 espécimens em acção.

6219911117_42fde06e3b.jpg

flame-thrower.jpg

E é assim que conseguem fugir dos seus predadores naturais os bófias!

IMG_4628.jpg

Devem acontecer mais acidentes por culpa do pessoal que anda nos copos e depois conduz do que devido a isso. Não estou a defender ninguem mas existem actualmente causas mais graves que provocam acidentes. Aliás isso do "Street Racing" já quase nem existe. Foi na altura em que os jovens andavam todos malucos com a velocidade furiosa [:D].

Os copos não causam acidentes. O que causa acidentes é a condução perigosa.

Resumindo, entre outros, podemos identificar 3 grupos:

1 - Pessoal que conduz depois de ter andado nos copos, e como tal, tem cuidados redobrado;

2 - Pessoal que conduz depois de ter andado nos copos, e como tal, acham que as suas capacidades quadruplicaram e passam a ter uma condução estúpida e inconsciente;

3 - Pessoal que mesmo sem andar nos copos, tem uma condução estúpida e inconsciente.

Eu diria que o primeiro grupo de pessoas não é de todo mais perigoso que qualquer individuo que conduz numa tarde de Domingo, muitas vezes, até são menos perigosos.

Em relação ao que se está a discutir no tópico, qual é piada de andar em frente na VDG, ou em qualquer outra recta?! A sério que não percebo, mesmo que andem a 300 km/h, não consigo perceber onde está o divertido da coisa.

Os copos não causam acidentes. O que causa acidentes é a condução perigosa.

Resumindo, entre outros, podemos identificar 3 grupos:

1 - Pessoal que conduz depois de ter andado nos copos, e como tal, tem cuidados redobrado;

2 - Pessoal que conduz depois de ter andado nos copos, e como tal, acham que as suas capacidades quadruplicaram e passam a ter uma condução estúpida e inconsciente;

3 - Pessoal que mesmo sem andar nos copos, tem uma condução estúpida e inconsciente.

Eu diria que o primeiro grupo de pessoas não é de todo mais perigoso que qualquer individuo que conduz numa tarde de Domingo, muitas vezes, até são menos perigosos.

Em relação ao que se está a discutir no tópico, qual é piada de andar em frente na VDG, ou em qualquer outra recta?! A sério que não percebo, mesmo que andem a 300 km/h, não consigo perceber onde está o divertido da coisa.

O 1º grupo que falaste mesmo que tenha cuidados redobrados tem as suas capacidades muito afectadas. Por exemplo tempo de reacção. Numa situação que seja realmente necessário agir pode não conseguir, algo que se estivesse sobrio seria diferente. Para além disso sabemos que grande parte das pessoas que bebe quando vai pegar num carro nem sempre se porta assim tão bem.

Em relação à piada de andar a 300 km/h , o factor risco/velocidade faz com que quem se encontra no carro tenha picos de adrenalina o que obviamente sabe bem. Obviamente que é muito mais divertido (para o condutor principalmente) andar a fazer umas curvas mas andar em frente não é assim tão mau. ( lá vou ser chacinado por 99% dos piltotos de F1 do forum).

Abraço

Já agora para complementar o meu post , deu-me muito mais "pica" e adrenalina andar à pendura num Bmw M3 e46 a 270 km/h do que andar no circuito do estoril à pendura num carro de corridas com um excelente piloto do campeonato espanhol de Gt's (se a memória não me falha), que até me atrevo a dizer que foi um bocado seca. Isto só para explicar o divertimento de andar em frente.

Carros a gasóleo são carros doentes. Bons pra consumos. Mais nada.

A falta de noção [:D] .. enfim.

Já não posto mais aqui não vale a pena.

Por muito que se roam e escrevam não vão mudar os factos e realidade. Se são assim tão doentes não se davam ao trabalho de falarem deles 24/7.

São doentes e depois vencem as 24 horas de Le Mans [:D]

O objectivo é brincar um pouco com a situação. Mas está visto que há pessoas que não conseguem ver isso.
Falo nos TDI´s porque são os que lido com maior frequência. Poderia falar dos HDI´s, mas os TDI´s em vários capítulos predominam, nem sempre nos melhores...
Portanto, vamos levar isto na desportiva e trocar experiências... Não é preciso ninguém tratar mal os outros.

Agora a título curioso relativamente ao motor PD 130, estão a falar dele stock, com 310nm?!
Digo isto, porque o mito perde em 10cv, mas ganha em peso e binário. A diferença em termos de potência não é assim tanta...
Se alguém explicar o porquê do PD 130 dar "ratada" ao 1.6jtdm(120cv) fico agradecido.
Porque se falarmos de ambos os motores (stock), não diferem muito.

Agora a título curioso relativamente ao motor PD 130, estão a falar dele stock, com 310nm?!
Digo isto, porque o mito perde em 10cv, mas ganha em peso e binário. A diferença em termos de potência não é assim tanta...
Se alguém explicar o porquê do PD 130 dar "ratada" ao 1.6jtdm(120cv) fico agradecido.
Porque se falarmos de ambos os motores (stock), não diferem muito.

Para teres noção o PD130 até com o 118d de 143cv anda bem à frente. De origem para origem.. (verdade seja dita normalmente os pd 130 quando vão a bancos de ensaio acusam sempre uma potencia superior aos 130)

Voltar
Superior