Tópico do IRS

Retomando o tema heranças e venda de imóveis
- Valor patrimonial na caderneta = 56.000€
- Valor venda = 140.000€
- herdeiros: viúvo e 2 filhos
- viúvo deve declarar no Anexo G 50% dos valores patrimonial e venda + 16,66% (a outra metade a dividir por 3)?
- filhos devem declarar 16,66% dos valores patrimonial e venda?

Estranho. Quando vou consultar a minha declaração, não aparece...aparecia antes. Agora diz:Não existem declarações para o(s) ano(s) selecionado(s).
[8b][8b]
A prova de entrega aparece. Isto é, não consigo ver o estado da declaração. Ainda há dias aparecia...

A declaração da minha Mãe aguarda validação desde dia 4 de Abril...

Hoje já me apareceu no portal e passou a certa. Devia estar em actualização....
Entregue: 28 Abril
Certa: 8 Maio
Anexos A,B e J

Retomando o tema heranças e venda de imóveis
- Valor patrimonial na caderneta = 56.000€
- Valor venda = 140.000€
- herdeiros: viúvo e 2 filhos
- viúvo deve declarar no Anexo G 50% dos valores patrimonial e venda + 16,66% (a outra metade a dividir por 3)?
- filhos devem declarar 16,66% dos valores patrimonial e venda?

Assumindo que o imóvel foi comprado pelo casal.

A parcela de 50% do viúvo usa o valor da compra. Se a compra ocorreu antes de 1989, declara-se no anexo G1.

As restantes parcelas usam o valor patrimonial do momento da herança e declaram-se no anexo G.

Edit: Declarar os valores proporcionais (percentagem)

Last edited:
este ano parece mesmo que as coisas estão mais lentas, tirando algumas exceções

Declaração submetida a 1 abril com anexos A + E ficou ontem com liquidação processada. No ano passado o reembolso foi pago a 10 maio. Vai ser quase igual.

Uma dúvida que me surgiu.... por regra, peço online a documentação nos envelopes fiscais dos bancos...

No entanto, verifico que há 2 ou 3 anos, tenho aqui um documento que inclui anexos E/F/G... documento esse que o terei pedido presencialmente.

Será que para o obter todos os anos, só o pedindo presencialmente?

Para quem tem a declaração como certa, mas ainda não saiu daí, é normal que na coluna "Montante" apareça em branco? Tinha a ideia de que nos anos anteriores aparecia o valor, mas não tenha a certeza

irs.png

Para quem tem a declaração como certa, mas ainda não saiu daí, é normal que na coluna "Montante" apareça em branco? Tinha a ideia de que nos anos anteriores aparecia o valor, mas não tenha a certeza

irs.png

Consultei agora a minha e está igual (não tem qualquer valor).

Mas creio que nos anos anteriores tambem estava assim, não mostrava qualquer valor.

Uma dúvida que me surgiu.... por regra, peço online a documentação nos envelopes fiscais dos bancos...

No entanto, verifico que há 2 ou 3 anos, tenho aqui um documento que inclui anexos E/F/G... documento esse que o terei pedido presencialmente.

Será que para o obter todos os anos, só o pedindo presencialmente?

Referes-te ao pdf da declaração preenchida, chamado "comprovativo" no portal das finanças?

Back