Tópico do IRS

Em 2025 recebi retroactivos, desde 2013....
Posso declarar os valores ano a ano?
Se não vou ter MT valor recebido só em 2025...

Em 2025 recebi retroactivos, desde 2013....
Posso declarar os valores ano a ano?
Se não vou ter MT valor recebido só em 2025...

Só sei que terás duas alternativas no anexo A para declarar esses rendimentos referentes a anos anteriores
  • quadro 5A, para que seja feito um ajuste automático no imposto que lhes é aplicado
  • quadro 5B, se preferires entregar declarações de substituição para esses anos anteriores (só para rendimentos desde 2019)
IRS - Rendimentos de anos anteriores - Anexo A

Anexo A do IRS: como preencher, passo a passo

Não dá para colocar uma linha para cada ano?

Colocas uma linha por cada ano, no quadro 5A ou 5B conforme escolheres.

Mas no caso do 5B, tens igualmente de entregar uma declaração de substituição para cada ano.

Está explicado no artigo do Montepio.

Partilharam agora este no literaciafinanceira, e o feedback inicial é muito positivo: simuladorirs.me

Gostava muito que tivesse certo porque me está a dar quase 1000€ a receber, tendo em conta que este ano tenho IRS jovem e retive metade do ano passado mas aumentei o rendimento nuns 5k e o ano passado tive que pagar, duvido 😂

Estou a contar receber mais por manobras de maximização fiscal que fiz. De qq forma é verdade, regra geral paga-se mais, ou recebe-se menos.[:D]

Recentemente descobri que 5% dos pagamentos a empregadas domésticas é devolvido. Provavelmente já recebi nos anos passados pois sempre preenchi os modelo 10, mas ainda assim gostei de saber.

Recentemente descobri que 5% dos pagamentos a empregadas domésticas é devolvido. Provavelmente já recebi nos anos passados pois sempre preenchi os modelo 10, mas ainda assim gostei de saber.

Começou no ano passado, na declaração referente a 2024.

No próximo ano, também já vão contar despesas com livros (em lojas especializadas), bilhetes de teatro, concertos, museus, monumentos históricos. O e-fatura em breve vai permitir essa classificação.

em acções

se tiver 20k de lucro de curto prazo e 20k de lucro e longo prazo (2 anos), e depois 30k de prejuizo de curto prazo quanto vou pagar?

2 anos paga a 25%, curto prazo a 28% (se não fores obrigado a englobar)

segundo o GOOGLE AI:

subtraiem os 30k nos 40k, e depois vão ver o lucro, e vêm que percentagem das accções que tive lucro é longo e curto prazo

10k de lucro, e vou pagar 5k a 25% e 5k a 28%

alguém confere?

em acções

se tiver 20k de lucro de curto prazo e 20k de lucro e longo prazo (2 anos), e depois 30k de prejuizo de curto prazo quanto vou pagar?

2 anos paga a 25%, curto prazo a 28% (se não fores obrigado a englobar)

segundo o GOOGLE AI:

subtraiem os 30k nos 40k, e depois vão ver o lucro, e vêm que percentagem das accções que tive lucro é longo e curto prazo

10k de lucro, e vou pagar 5k a 25% e 5k a 28%

alguém confere?

Cada faixa de antiguidade é calculada em separado
  • < 2 anos: 20k - 30k = -10k
  • > 2 e < 5 anos: 20k x 90% = 18k
Saldo a tributar: 8k, sujeito a 28% ou à taxa de englobamento

Antes disso, no cálculo do lucro > 2 anos, o valor de aquisição é ajustado em função do ano

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	3.9 KB ID:	14696390

Last edited:
  • Like
Reactions: mok
Cada faixa de antiguidade é calculada em separado
  • < 2 anos: 20k - 30k = -10k
  • > 2 e < 5 anos: 20k x 90% = 18k
Saldo a tributar: 8k, sujeito a 28% ou à taxa de englobamento

Antes disso, no cálculo do lucro > 2 anos, o valor de aquisição é ajustado em função do ano

​​

Isso do ajuste é o sistema que calcula automaticamente certo?

Isso do ajuste é o sistema que calcula automaticamente certo?

Sim. Nós indicamos os valores reais.

Não se aplica ao código de fundos de investimento, normalmente também utilizado para ETFs. Apenas ao de ações.

Last edited:
tenho uma dúvida

consultando as Despesas para Deduções à Coleta, tanto no meu NIF como o da minha mulher

aparece " Encargos com imóveis" a zero

isto está mal, então o banco não comunicou o nosso crédito à habitação ?????

( podem ver esses dados pesquisando por deduções na barra de pesquisa )

tenho uma dúvida

consultando as Despesas para Deduções à Coleta, tanto no meu NIF como o da minha mulher

aparece " Encargos com imóveis" a zero

isto está mal, então o banco não comunicou o nosso crédito à habitação ?????

( podem ver esses dados pesquisando por deduções na barra de pesquisa )

Só entra se for pré 2008??
Algo assim

Back