Em 2025 recebi retroactivos, desde 2013....
Posso declarar os valores ano a ano?
Se não vou ter MT valor recebido só em 2025...
Não dá para colocar uma linha para cada ano?Só sei que terás duas alternativas no anexo A para declarar esses rendimentos referentes a anos anteriores
IRS - Rendimentos de anos anteriores - Anexo A
- quadro 5A, para que seja feito um ajuste automático no imposto que lhes é aplicado
- quadro 5B, se preferires entregar declarações de substituição para esses anos anteriores (só para rendimentos desde 2019)
Anexo A do IRS: como preencher, passo a passo
Não dá para colocar uma linha para cada ano?
Partilharam agora este no literaciafinanceira, e o feedback inicial é muito positivo: simuladorirs.me
Mais vale este ano pagar para mo fazeremColocas uma linha por cada ano, no quadro 5A ou 5B conforme escolheres.
Mas no caso do 5B, tens igualmente de entregar uma declaração de substituição para cada ano.
Está explicado no artigo do Montepio.
Preparem os motores!
Mais 1 semanita e começamos a bulir!!!
Mais 24 horas e começa a festa!
[][
]
Para quê o entusiasmo? Este ano vai-se pagar mais! []
Para quê o entusiasmo? Este ano vai-se pagar mais! []
Recentemente descobri que 5% dos pagamentos a empregadas domésticas é devolvido. Provavelmente já recebi nos anos passados pois sempre preenchi os modelo 10, mas ainda assim gostei de saber.
em acções
se tiver 20k de lucro de curto prazo e 20k de lucro e longo prazo (2 anos), e depois 30k de prejuizo de curto prazo quanto vou pagar?
2 anos paga a 25%, curto prazo a 28% (se não fores obrigado a englobar)
segundo o GOOGLE AI:
subtraiem os 30k nos 40k, e depois vão ver o lucro, e vêm que percentagem das accções que tive lucro é longo e curto prazo
10k de lucro, e vou pagar 5k a 25% e 5k a 28%
alguém confere?
Cada faixa de antiguidade é calculada em separado
Saldo a tributar: 8k, sujeito a 28% ou à taxa de englobamento
- < 2 anos: 20k - 30k = -10k
- > 2 e < 5 anos: 20k x 90% = 18k
Antes disso, no cálculo do lucro > 2 anos, o valor de aquisição é ajustado em função do ano
Isso do ajuste é o sistema que calcula automaticamente certo?
tenho uma dúvida
consultando as Despesas para Deduções à Coleta, tanto no meu NIF como o da minha mulher
aparece " Encargos com imóveis" a zero
isto está mal, então o banco não comunicou o nosso crédito à habitação ?????
( podem ver esses dados pesquisando por deduções na barra de pesquisa )