Tópico do IRS

Em 2025 recebi retroactivos, desde 2013....
Posso declarar os valores ano a ano?
Se não vou ter MT valor recebido só em 2025...

Só sei que terás duas alternativas no anexo A para declarar esses rendimentos referentes a anos anteriores
  • quadro 5A, para que seja feito um ajuste automático no imposto que lhes é aplicado
  • quadro 5B, se preferires entregar declarações de substituição para esses anos anteriores (só para rendimentos desde 2019)
IRS - Rendimentos de anos anteriores - Anexo A

Anexo A do IRS: como preencher, passo a passo

Só sei que terás duas alternativas no anexo A para declarar esses rendimentos referentes a anos anteriores
  • quadro 5A, para que seja feito um ajuste automático no imposto que lhes é aplicado
  • quadro 5B, se preferires entregar declarações de substituição para esses anos anteriores (só para rendimentos desde 2019)
IRS - Rendimentos de anos anteriores - Anexo A

Anexo A do IRS: como preencher, passo a passo
Não dá para colocar uma linha para cada ano?

Estou a contar receber mais por manobras de maximização fiscal que fiz. De qq forma é verdade, regra geral paga-se mais, ou recebe-se menos.[:D]

Recentemente descobri que 5% dos pagamentos a empregadas domésticas é devolvido. Provavelmente já recebi nos anos passados pois sempre preenchi os modelo 10, mas ainda assim gostei de saber.

Recentemente descobri que 5% dos pagamentos a empregadas domésticas é devolvido. Provavelmente já recebi nos anos passados pois sempre preenchi os modelo 10, mas ainda assim gostei de saber.

Começou no ano passado, na declaração referente a 2024.

No próximo ano, também já vão contar despesas com livros (em lojas especializadas), bilhetes de teatro, concertos, museus, monumentos históricos. O e-fatura em breve vai permitir essa classificação.

em acções

se tiver 20k de lucro de curto prazo e 20k de lucro e longo prazo (2 anos), e depois 30k de prejuizo de curto prazo quanto vou pagar?

2 anos paga a 25%, curto prazo a 28% (se não fores obrigado a englobar)

segundo o GOOGLE AI:

subtraiem os 30k nos 40k, e depois vão ver o lucro, e vêm que percentagem das accções que tive lucro é longo e curto prazo

10k de lucro, e vou pagar 5k a 25% e 5k a 28%

alguém confere?

em acções

se tiver 20k de lucro de curto prazo e 20k de lucro e longo prazo (2 anos), e depois 30k de prejuizo de curto prazo quanto vou pagar?

2 anos paga a 25%, curto prazo a 28% (se não fores obrigado a englobar)

segundo o GOOGLE AI:

subtraiem os 30k nos 40k, e depois vão ver o lucro, e vêm que percentagem das accções que tive lucro é longo e curto prazo

10k de lucro, e vou pagar 5k a 25% e 5k a 28%

alguém confere?

Cada faixa de antiguidade é calculada em separado
  • < 2 anos: 20k - 30k = -10k
  • > 2 e < 5 anos: 20k x 90% = 18k
Saldo a tributar: 8k, sujeito a 28% ou à taxa de englobamento

Antes disso, no cálculo do lucro > 2 anos, o valor de aquisição é ajustado em função do ano

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	3.9 KB ID:	14696390

Última edição:
  • Gosto
Reações: mok
Cada faixa de antiguidade é calculada em separado
  • < 2 anos: 20k - 30k = -10k
  • > 2 e < 5 anos: 20k x 90% = 18k
Saldo a tributar: 8k, sujeito a 28% ou à taxa de englobamento

Antes disso, no cálculo do lucro > 2 anos, o valor de aquisição é ajustado em função do ano

​​

Isso do ajuste é o sistema que calcula automaticamente certo?

tenho uma dúvida

consultando as Despesas para Deduções à Coleta, tanto no meu NIF como o da minha mulher

aparece " Encargos com imóveis" a zero

isto está mal, então o banco não comunicou o nosso crédito à habitação ?????

( podem ver esses dados pesquisando por deduções na barra de pesquisa )

tenho uma dúvida

consultando as Despesas para Deduções à Coleta, tanto no meu NIF como o da minha mulher

aparece " Encargos com imóveis" a zero

isto está mal, então o banco não comunicou o nosso crédito à habitação ?????

( podem ver esses dados pesquisando por deduções na barra de pesquisa )

Só entra se for pré 2008??
Algo assim

Voltar
Superior