Tópico do IRS

- Se pedirem Hoje a declaração será que o banco ainda arranja? (Confesso que não acredito, deve haver centenas se não milhares a tentar pedir!)
Os bancos já não passam essa declaração. Há muito pequeno senhorio que se lixou porque só agora percebeu que a declaração é necessária... É o estado que temos... [s)]

É um casal amigo já com alguma idade, a quem eu faço a declaração de IRS. Não sei se têm depósitos a prazo ou não mas é provável que sim. Se optar pelo englobamento e não declarar os depósitos a prazo, se os houver, quais as consequências?
Foram prestadas falsas declarações o que é crime.

Last edited:
Os bancos já não passam essa declaração. Há muito pequene senhorio que se lixou porque só agora percebeu que a declaração era necessária... É o estado que temos... [s)]

Foram prestadas falsas declarações o que é crime.

Sim, senhorios que recebem 5 ou 6.000€ em rendas e que estão reformados e/ou desempregados, e que tinham IRS baixos ou só com o valor das rendas, estão "lixados". Vão ter de pagar 1.400€ de IRS sobre cada 5.000€ ganhos. :sh)

e outra coisa que acontece com isto dos englobamentos..

Imaginem que têm um familiar já com certa idade em que os filhos vivem noutro continente, pediram a vocês para serem tb titular da conta para ajudar a pagar as despesas etc

Agora se englobarem os rendimentos, nas finanças vai aparecer aqueles depósitos como se o dinheiro fosse vosso.

Imaginem que têm um familiar já com certa idade em que os filhos vivem noutro continente, pediram a vocês para serem tb titular da conta para ajudar a pagar as despesas etc

Agora se englobarem os rendimentos, nas finanças vai aparecer aqueles depósitos como se o dinheiro fosse vosso.

Penso que ficam a cargo do titular principal. Por isso não deveria acontecer.

Um colega disse-me que o estado tem estado a pagar mais que o que estaria a ser dado pelas simulações do site das finanças...alguém confirma?

ABC[;)]

Se a conta é de várias pessoas (conjunta), os rendimentos (bem como o dinheiro na conta), são das várias pessoas, e se não conseguir ser demonstrada que parte é de cada um, é de montante igual.
Agora se a conta é só do pai, mas o filho está na ficha de assinaturas para movimentar a conta, é tudo do pai, dinheiro e rendimentos, e o filho só pode mexer na conta para tratar coisas do pai.
Agora fugindo um pouco à questão, imagina que o pai faz uma conta, e para fugir com o rabo à seringa na altura da herança, pede a um dos filhos que seja também titular, a ideia é o filho limpar a conta quando morrer..., e ele não espera que o pai morra..., o pai, para ver se apanha aulgum de volta, tem que demonstrar isto tudo...

É um casal amigo já com alguma idade, a quem eu faço a declaração de IRS. Não sei se têm depósitos a prazo ou não mas é provável que sim. Se optar pelo englobamento e não declarar os depósitos a prazo, se os houver, quais as consequências?

Tanto quanto sei, pois nunca fiz englobamento, quem optar por esta modalidade tem de fazer prova dos rendimentos.

Isto é após envio de declaração de IRS tem de enviar também a dita declaração do banco para as finanças. Só assim a opção do englobamento é aceite.

Penso que não será aceite o englobamento.

Edit: Sorry. Não tinha lido as respostas que foram dadas posteriormente.

Boas rapaziada.

Estou "inscrito" como tendo recibos verdes, tenho actividade aberta, mas há 2 anos que não emito nenhum (é a crise...).

Ora, o ano passado correu tudo bem.
Este ano, quero colocar o anexo da SS com tudo a 0000 e dá-me sempre erro, diz que tenho de colocar algum valor! Como faço?
Tb tive alguma sorte e encaixei algum com compra e venda de acções, como é que declaro isso?
Tenho lá o papel do banco mas não sei em que anexo devo colocar.

Cumps e desde já obrigado pela ajuda que certamente me darão.

Quem pondera optar pelo englobamento tem de pedir a declaração, aos bancos com que trabalha, ate 31 de janeiro.

Depois quando preencher a declaração de IRS deve confirmar sempre se essa opção é a mais vantajosa, o que nem sempre acontece.

Se no final chegar à conclusão que não quer englobar, não necessita de o fazer, mesmo que tenha pedido a tal declaração ao banco.

Em relação a pedir a declaração agora, duvido que os bancos passem. No entanto até podem facilitar, dependendo até do cliente.

Por experiencia própria, posso informar que apesar de a data ser 31 de Janeiro, a maioria dos bancos emite em 1 ou 2 dias uma declaração de englobamento caso as pessoas o solicitem, mesmo fora de prazo e sem grandes problemas..

Boas rapaziada.

Estou "inscrito" como tendo recibos verdes, tenho actividade aberta, mas há 2 anos que não emito nenhum (é a crise...).

Ora, o ano passado correu tudo bem.
Este ano, quero colocar o anexo da SS com tudo a 0000 e dá-me sempre erro, diz que tenho de colocar algum valor! Como faço?
Tb tive alguma sorte e encaixei algum com compra e venda de acções, como é que declaro isso?
Tenho lá o papel do banco mas não sei em que anexo devo colocar.

Cumps e desde já obrigado pela ajuda que certamente me darão.

venda de acções -> anexo G

Boas,

A minha está nesta situção á dias!!

TIPO DE DECLARAÇÃO 1. D.PRAZO
DATA DE RECEPÇÃO 2014-04-06
SITUAÇÃO LIQUIDADA-VEJA MOV. FINANCEIROS
DATA DA SITUAÇÃO 2014-04-28

E nota nem vê-la !![8b]

Por experiencia própria, posso informar que apesar de a data ser 31 de Janeiro, a maioria dos bancos emite em 1 ou 2 dias uma declaração de englobamento caso as pessoas o solicitem, mesmo fora de prazo e sem grandes problemas..

Não duvido que o façam. Aliás até deverá ser algo bastante rápido de processar pelo sistema.

No entanto, como o prazo é 31 de Janeiro, será sempre uma questão de vontade.

Sem a declaração do Banco (que vai dizer os depósitos e afins) não podes enviar com englobamento. Podes enviar, mas ele vai-te avisar logo que foste avisada.

Por isso não acredito que depois corra bem... Vai dar erro, vais ter de retirar o englobamento, e muito provavelmente pagar uma multa pelo "erro" e uma multa pela rectificação fora do prazo.

Eu enviei com englobamento apesar não ter a declaração do banco. Por isso à pergunta do anexo E se tinha enviado o documento do banco disse que não. Não menti e eles têm essa situação prevista.
E como é que preenchi o anexo E sem o documento do banco? As finanças imprimiram todos os dados para que eu preenche-se o dito anexo.

Se as finanças têm esses dados porque me querem cobrar quase 600 euros a mais só porque não tenho um papel do banco que diz o mesmo que o papel que as finanças me deram hoje?

No meu caso não foi desconhecimento da lei. O meu pai pôs-me titular de uma conta de um banco, do qual nunca fui cliente, e não me disse.

O meu pai pôs-me titular de uma conta de um banco, do qual nunca fui cliente, e não me disse.
mas isso não é possível, porque ninguém é titular de uma conta num banco sem preencher os dados pessoais e assinar na respectiva ficha de assinaturas. e isto tornou-se muito mais imperativo nos ultimos tempos face às normas do BP.
Repito que me refiro a CLIENTE/titular de uma conta num banco, agora se é uma aplicação financeira qualquer (seguros financeiros?) feita em nome de terceiros...talvez seja possível, não sei.

Last edited:
Sim, era de aplicações financeiras (já foi encerrada há um ano). Como era um conta muito antiga foi criada quando era miúdo... Mais recentemente, sempre que falávamos dessa conta, o meu pai nunca mencionou que eu também era titular, ao contrário das outras contas. Mas é irrelevante. Não é problema do banco ou das finanças, apenas meu. Apenas realcei que conhecendo a lei fui apanhado desprevenido. Próximo passo conhecer todo o património da família :-P

Last edited:
Estava aqui a fazer as simulações de IRS e fiquei aqui com uns valores surpreendentes... Vamos ver se me conseguem ajudar/esclarecer.

Pois bem, primeiro que tudo, convém explicar que eu sou trabalhador dependente e independente; a minha esposa é trabalhadora independente (não paga IRS porque infelizmente não atinge os 10 mil euros).

Ao fazer as simulações com a declaração em conjunto, deu um determinado valor a receber, sendo que ao simular unicamente para mim deu um valor 4 vezes superior!
Ora, achei estranho porque foi um valor muitíssimo superior ao do ano passado (altura em que ainda era solteiro), sendo que os meus rendimentos anuais foram bastante semelhantes - ligeiramente melhores este ano, mas na mesma proporção entre contrato e recibo verde.
Será essa diferença devida unicamente à mudança de solteiro para casado e à suposta vantagem fiscal desse "estatuto"? Parece-me demasiado dinheiro... (mas que fique claro que não me importo de o receber![:p])

Estive aqui a confirmar todos os dados e penso que não me enganei nem me esqueci de nada. Estão ambas as declarações iguais, apenas numa não tenho a minha companheira "anexada".

Obrigado desde já.

Back