kushinadaime
Well-known member
É normal.Estava aqui a fazer as simulações de IRS e fiquei aqui com uns valores surpreendentes... Vamos ver se me conseguem ajudar/esclarecer.
Pois bem, primeiro que tudo, convém explicar que eu sou trabalhador dependente e independente; a minha esposa é trabalhadora independente (não paga IRS porque infelizmente não atinge os 10 mil euros).
Ao fazer as simulações com a declaração em conjunto, deu um determinado valor a receber, sendo que ao simular unicamente para mim deu um valor 4 vezes superior!
Ora, achei estranho porque foi um valor muitíssimo superior ao do ano passado (altura em que ainda era solteiro), sendo que os meus rendimentos anuais foram bastante semelhantes - ligeiramente melhores este ano, mas na mesma proporção entre contrato e recibo verde.
Será essa diferença devida unicamente à mudança de solteiro para casado e à suposta vantagem fiscal desse "estatuto"? Parece-me demasiado dinheiro... (mas que fique claro que não me importo de o receber![])
Estive aqui a confirmar todos os dados e penso que não me enganei nem me esqueci de nada. Estão ambas as declarações iguais, apenas numa não tenho a minha companheira "anexada".
Obrigado desde já.
Imagina que ganhaste 100.000,00 euros e a tua esposa 1.000,00, quer dizer que para impostos cada um ganhou 50.500,00 euros.
Depois por ser caso os limites a aplicar são maiores que o dobro, o que contribui.
Relativamente ao ano passado se os rendimentos não forem assim tão pequenos dará uma diferença abismal, porque esta ano há um conjunto de limites novos, e ainda se tiveres rendimentos empresariais tens a nova sobretaxa...
E depois o governo não aumentou IRS [