Tópico do IRS

Estava aqui a fazer as simulações de IRS e fiquei aqui com uns valores surpreendentes... Vamos ver se me conseguem ajudar/esclarecer.

Pois bem, primeiro que tudo, convém explicar que eu sou trabalhador dependente e independente; a minha esposa é trabalhadora independente (não paga IRS porque infelizmente não atinge os 10 mil euros).

Ao fazer as simulações com a declaração em conjunto, deu um determinado valor a receber, sendo que ao simular unicamente para mim deu um valor 4 vezes superior!
Ora, achei estranho porque foi um valor muitíssimo superior ao do ano passado (altura em que ainda era solteiro), sendo que os meus rendimentos anuais foram bastante semelhantes - ligeiramente melhores este ano, mas na mesma proporção entre contrato e recibo verde.
Será essa diferença devida unicamente à mudança de solteiro para casado e à suposta vantagem fiscal desse "estatuto"? Parece-me demasiado dinheiro... (mas que fique claro que não me importo de o receber![:p])

Estive aqui a confirmar todos os dados e penso que não me enganei nem me esqueci de nada. Estão ambas as declarações iguais, apenas numa não tenho a minha companheira "anexada".

Obrigado desde já.
É normal.
Imagina que ganhaste 100.000,00 euros e a tua esposa 1.000,00, quer dizer que para impostos cada um ganhou 50.500,00 euros.
Depois por ser caso os limites a aplicar são maiores que o dobro, o que contribui.
Relativamente ao ano passado se os rendimentos não forem assim tão pequenos dará uma diferença abismal, porque esta ano há um conjunto de limites novos, e ainda se tiveres rendimentos empresariais tens a nova sobretaxa...
E depois o governo não aumentou IRS [:D][:D][8b][8b]...

Boas rapaziada.

Estou "inscrito" como tendo recibos verdes, tenho actividade aberta, mas há 2 anos que não emito nenhum (é a crise...).

Ora, o ano passado correu tudo bem.
Este ano, quero colocar o anexo da SS com tudo a 0000 e dá-me sempre erro, diz que tenho de colocar algum valor! Como faço?
Tb tive alguma sorte e encaixei algum com compra e venda de acções, como é que declaro isso?
Tenho lá o papel do banco mas não sei em que anexo devo colocar.

Cumps e desde já obrigado pela ajuda que certamente me darão.
Relativamente ao SS, tens no quadro 3 uma coisa para marcares se não tiveste actividade

Nacionais?
Preenches o anexo G, indicas a data e valor de compra e venda no quadro 8.

Boas,

A minha está nesta situção á dias!!

TIPO DE DECLARAÇÃO 1. D.PRAZO
DATA DE RECEPÇÃO 2014-04-06
SITUAÇÃO LIQUIDADA-VEJA MOV. FINANCEIROS
DATA DA SITUAÇÃO 2014-04-28

E nota nem vê-la !![8b]
Aqui também. E ao clicar para ver os detalhes dá erro.

É normal.
Imagina que ganhaste 100.000,00 euros e a tua esposa 1.000,00, quer dizer que para impostos cada um ganhou 50.500,00 euros.
Depois por ser caso os limites a aplicar são maiores que o dobro, o que contribui.
Relativamente ao ano passado se os rendimentos não forem assim tão pequenos dará uma diferença abismal, porque esta ano há um conjunto de limites novos, e ainda se tiveres rendimentos empresariais tens a nova sobretaxa...
E depois o governo não aumentou IRS [:D][:D][8b][8b]...
Obrigado. Ainda assim, "desconfio" muito do valor. Mesmo.

Outra questão (e a mais importante).
Supostamente, em Portugal é obrigatório casados apresentarem uma declaração conjunta, certo? Será que por ter estado parte do ano solteiro podemos apresentar em separado?

Obrigado. Ainda assim, "desconfio" muito do valor. Mesmo.

Outra questão (e a mais importante).
Supostamente, em Portugal é obrigatório casados apresentarem uma declaração conjunta, certo? Será que por ter estado parte do ano solteiro podemos apresentar em separado?

Julgo que aquilo que conta é o estado civil a 31 de Dezembro, tenha sido o casamento na 1ª semana do ano ou na última.

Onde colocar valores da declaração da ADSE?
pontos 5a 5b 5c não tive reembolsos.

bgds

EDIT: afinal já vi como se faz, o 5a tem valores. cumps

Por experiencia própria, posso informar que apesar de a data ser 31 de Janeiro, a maioria dos bancos emite em 1 ou 2 dias uma declaração de englobamento caso as pessoas o solicitem, mesmo fora de prazo e sem grandes problemas..

Realmente falei com o Senhor e ele foi ao banco pedir a dita declaração. Deram-lhe o print provisório e a declaração vem pelo correio ( deve demorar 2dias+/-).
Sendo assim posso optar pelo englobamento, certo? É que há uma diferença de 260,00€. Isto para um casal que tem uma reforma abaixo do SMN, faz toda a diferença.

Estava aqui a fazer as simulações de IRS e fiquei aqui com uns valores surpreendentes... Vamos ver se me conseguem ajudar/esclarecer.

Pois bem, primeiro que tudo, convém explicar que eu sou trabalhador dependente e independente; a minha esposa é trabalhadora independente (não paga IRS porque infelizmente não atinge os 10 mil euros).

Ao fazer as simulações com a declaração em conjunto, deu um determinado valor a receber, sendo que ao simular unicamente para mim deu um valor 4 vezes superior!
Ora, achei estranho porque foi um valor muitíssimo superior ao do ano passado (altura em que ainda era solteiro), sendo que os meus rendimentos anuais foram bastante semelhantes - ligeiramente melhores este ano, mas na mesma proporção entre contrato e recibo verde.
Será essa diferença devida unicamente à mudança de solteiro para casado e à suposta vantagem fiscal desse "estatuto"? Parece-me demasiado dinheiro... (mas que fique claro que não me importo de o receber![:p])

Estive aqui a confirmar todos os dados e penso que não me enganei nem me esqueci de nada. Estão ambas as declarações iguais, apenas numa não tenho a minha companheira "anexada".

Obrigado desde já.

Atenção a este erro MUITO COMUM. A tua mulher não RETÉM IRS, mas paga-o...

Exacto, o que vai acontecer é que toda essa "retenção" que não fez vai ser deduzida no que tiverem a receber de IRS, ou vai ser paga caso tenham que pagar!

[;)]

O que não falta ai é malta a fazer contas para ganhar 9.990€ num ano e todos contentes que é tudo "lucro" depois chegam a esta altura e têm 700€ de irs para irem pagar e ficam indignados. [;)]

O que não falta ai é malta a fazer contas para ganhar 9.990€ num ano e todos contentes que é tudo "lucro" depois chegam a esta altura e têm 700€ de irs para irem pagar e ficam indignados. [;)]

700 euros ? foi um numero ao acaso ou é com base num racional ?

que mudou este ano é que os trabalhadores independente no regime simplificado, passam a ver considerados 75% do seu rendimento (o ano passado eram 70%) para efeitos de determinação do rendimento colectável.

700 euros ? foi um numero ao acaso ou é com base num racional ?

que mudou este ano é que os trabalhadores independente no regime simplificado, passam a ver considerados 75% do seu rendimento (o ano passado eram 70%) para efeitos de determinação do rendimento colectável.

Foi um número ao acaso, porque cada pessoa terá as suas despesas e os valores irão com certeza serem bastante diferentes.

EDIT: Fui confirmar e uma pessoa que ganhe 9.990€ e não tenha qualquer despesa e viva num município sem beneficio pagará 966,20€ de IRS.

Last edited:
Olha!... Só agora reparei que é preciso identificar os inquilinos pelo nif!

Este gajos não param, todos os anos é só novidades. [:D]

Realmente falei com o Senhor e ele foi ao banco pedir a dita declaração. Deram-lhe o print provisório e a declaração vem pelo correio ( deve demorar 2dias+/-).
Sendo assim posso optar pelo englobamento, certo? É que há uma diferença de 260,00€. Isto para um casal que tem uma reforma abaixo do SMN, faz toda a diferença.

Qual é o banco?
Essa declaração não tem que ter a data até 31 de Janeiro?

Last edited:
Atenção a este erro MUITO COMUM. A tua mulher não RETÉM IRS, mas paga-o...

Exacto, o que vai acontecer é que toda essa "retenção" que não fez vai ser deduzida no que tiverem a receber de IRS, ou vai ser paga caso tenham que pagar!

[;)]

Sim, mas isso é no caso de casados, certo? É porque ela enquanto foi solteira nunca teve que pagar IRS.

Ou seja, resumindo e concluindo, terei mesmo que entregar a declaração em conjunto com a minha esposa, certo? (Era essa a minha principal questão)

Sim, mas isso é no caso de casados, certo? É porque ela enquanto foi solteira nunca teve que pagar IRS.

Ou seja, resumindo e concluindo, terei mesmo que entregar a declaração em conjunto com a minha esposa, certo? (Era essa a minha principal questão)

O que perguntas não tem nada a haver com ser casado ou não, mas com a possibilidade, pela qual voçês não optaram de fazer retenção na fonte de RV, aliás, mesmo os teus recibos verdes devem fazer retenção ou então fazem-te os acertos. Há ainda os pagamentos por conta que presumo que também não fizeram.

Pessoalmente não sei se terão beneficios ou não por fazer em conjunto, mas penso que o poderão fazer, pois para além disso em 2013 já viveram juntos todo ano.

É uma opção vossa a forma como vão entregar!

Com as mesmas despesas julgo que a diferença entre entregar juntos ou separados não pode ser muito grande!
Aliás, admira-me como posss receber assim tanto IRS, sem despesas de saúde elevadas e/ou de educação, apenas com a renda!

mas quais as consequencias de pedir a declaração fora de prazo? (31/1)

No bes obrigam a assinar que diz que o banco passará a tal declaração mas que informará as finanças da data que foi pedida a declaração

Back