Tópico do IRS

Gostaram mesmo de mim, de certeza que foi pelos meus lindos olhos. [:D]

Na altura disseram-me que o meu número de contribuinte tinha "saída na tômbola" de uma série de contribuintes que iriam ser fiscalizados sucessivamente, tanto que me referiram no 2.º ano que iria lá voltar nos próximos anos.
Mais pormenores não me recordo, mas havia uma divergência realmente,originada por uma diferença de cêntimos numa declaração de uma seguradora, e nem aí me conseguiram imputar a responsabilidade (eu sou uma pessoa idónea, o que não invalida de ser fiscalizado) ou fazer pagar qualquer multa.
A mim no ano passado também me disseram "então até para o ano!". O ano passado acho que foi o segundo em que fui fiscalizado sucessivamente. Escapa-me o sentido de andarem a fiscalizar em anos sucessivos as mesmas pessoas, mas "prontos", eles é que sabem.

A mim no ano passado também me disseram "então até para o ano!". O ano passado acho que foi o segundo em que fui fiscalizado sucessivamente. Escapa-me o sentido de andarem a fiscalizar em anos sucessivos as mesmas pessoas, mas "prontos", eles é que sabem.

Faz algum sentido, por chamar-se de fiscalização sucessiva (pode é não fazer tanto sentido existir).

Sabendo que, por lei, são averiguáveis/fiscalizáveis os irs submetidos nos cinco anos anteriores, os que caem neste sorteio serão fiscalizados durante 5 anos. Ou era isto, ou seria fiscalizar os 5 anos passados. Como o que lá vai, lá vai, até acho melhor assim.

Tem apenas uma vantagem: ao 6.º ano vale tudo [:D]

Ps: Os critérios de cair nesta rede é que têm a ver, segundo me disseram, com grande variação de rendimentos de um ano para o outro e existirem diversos tipos de rendimento (são os que mais podem fugir, acho).
Outros critérios podem ser dívidas ao Estado ou no cruzamento de dados com a segurança social, não pagamento de obrigações fiscais (como IUC, IMI, etc, que implicam não ter direito a devolução de IRS), ou seja, filtrar os que receberiam IRS mas que não cumpriram algo.

Last edited:
Sempre que tento aceder aos movimentos financeiros aparece-me isto:

"Aviso
Por motivos de ordem técnica, não é possível satisfazer o seu pedido neste momento.
Por favor tente mais tarde."

Irra pra estes gajos!

Sempre que tento aceder aos movimentos financeiros aparece-me isto:

"Aviso
Por motivos de ordem técnica, não é possível satisfazer o seu pedido neste momento.
Por favor tente mais tarde."

Irra pra estes gajos!

Anda mesmo uma vergonha! À mais de uma semana que ando a tentar obter um comprovativo do IRS!

Fonix!!!

Boas!

Preciso da vossa ajuda.

Estive a preencher o meu IRS e da esposa. Casámos o ano passado e ela tem recibos electrónicos de 2013 daí a entrega este mês via-online.

A dúvida é a seguinte. Estive a preencher tudo o que é necessário e tenho a pagar ao estado.

Por curiosidade fiz o mesmo exercício, entregando em separado as declarações. Uma minha, outra dela. Coloquei as mesmas rubricas e as mesmas despesas e referi que somos casados.

A diferença é muito grande. Ambos temos a receber e, no meu caso, que não tenho recibos, a diferença é imensa.
Bem sei que não posso entregar a minha declaração agora, pois passou o prazo, mas alguém me sabe dizer a que se deve tal diferença? Será apenas a taxa de IRS que aumenta quando somados os rendimentos?

Boas!

Preciso da vossa ajuda.

Estive a preencher o meu IRS e da esposa. Casámos o ano passado e ela tem recibos electrónicos de 2013 daí a entrega este mês via-online.

A dúvida é a seguinte. Estive a preencher tudo o que é necessário e tenho a pagar ao estado.

Por curiosidade fiz o mesmo exercício, entregando em separado as declarações. Uma minha, outra dela. Coloquei as mesmas rubricas e as mesmas despesas e referi que somos casados.

A diferença é muito grande. Ambos temos a receber e, no meu caso, que não tenho recibos, a diferença é imensa.
Bem sei que não posso entregar a minha declaração agora, pois passou o prazo, mas alguém me sabe dizer a que se deve tal diferença? Será apenas a taxa de IRS que aumenta quando somados os rendimentos?

Não viste nas simulações qual a taxa que te estava a ser aplicada sozinho e junto?

Ela tem RV, e fez retenção? (se sozinha recebe é porque fez retenção...) Só se ganha muito em RV é que teria de pagar.

Malta onde se colocam os valores de recibos de donativos, pagamentos a associações,etc?

Eu sou trabalhador dependente e independente, tenho que preencher o anexo SS ?

Obrigado

Ela trabalha sobretudo de forma dependente mas faz algumas horas por mês como trabalho independente. É médica. Nesses trabalhecos descontou 25% de IRS. Não foi um valor alto. Brutos não chegou a 500 euros/mês.

Sozinhos temos taxas baixas. Juntos sobe imenso. Juntam os rendimentos, e lá vai o IRS.

Não viste nas simulações qual a taxa que te estava a ser aplicada sozinho e junto?

Ela tem RV, e fez retenção? (se sozinha recebe é porque fez retenção...) Só se ganha muito em RV é que teria de pagar.

Ela trabalha sobretudo de forma dependente mas faz algumas horas por mês como trabalho independente. É médica. Nesses trabalhecos descontou 25% de IRS. Não foi um valor alto. Brutos não chegou a 500 euros/mês.

Sozinhos temos taxas baixas. Juntos sobe imenso. Juntam os rendimentos, e lá vai o IRS.

Quase de certeza que estás a fazer qualquer coisa mal.
Todos os anos faço o exercicio de fazer simulações do IRS junto com a minha mulher, ou os 2 separados e os valores nunca diferem em mais de 10 / 15 euros.

Boas!

Preciso da vossa ajuda.

Quando casaste deste indicação na tua entidade patronal para passar a descontar como Casado com 2 titulares?
Se não deste, agora no IRS irás acertar esse valor.
Atenção que não sou expert no assunto, deve haver pessoal que te pode explicar melhor a situação.

Já pagavam...

zd0HQDB.png

Starcraft,

Descobriu que casar não compensa em termos fiscais. É mesmo assim, infelizmente.
Só não há grandes diferenças de imposto a pagar, quando os rendimentos de ambos são semelhantes em valor e categoria (ambos categoria A - rendimentos dependentes).
Quando um deles tem categoria A + categoria B (recibos verdes), perdem ambos estando casados.

A razão tem a ver com subidas de escalão, pois juntam os rendimentos e, no vosso caso específico, o mais certo é a sua mulher ao descontar 25% ser suficiente estando solteira, mas insuficiente após juntarem os rendimentos de ambos.

No ano em que casei as minhas contas foram +/-:
Eu: devolução de IRS se fosse solteiro = 3.000€ +/- ; Ela: devolviam-lhe cerca de 300€.
Como tivemos de entregar IRS conjunto, recebemos os dois, apenas cerca de 1.500€.

É apenas mais uma subversão que existe no cálculo de IRS.

Ps: A indicação na tua entidade patronal para passar a descontar como Casado também pode ser a origem.
Outra origem da diferença pode ser nas deduções, em que quem tem mais deduções é quem tem menores rendimentos (como temos de colocar o NIF para quem é a dedução, o cálculo pode diferenciar)
.

Back