Tópico do IRS

Já chegou hoje por transferência. Acho q mais valia ao ministério das finanças ter ficado calado em vez de andar com as declarações em como iam pagar em 21 dias úteis, tinham feito melhor figura :-P

Alguém me pode dar uma dica, no anexo F, rendimentos prediais, após preenchimento do quadro 4 dá-me um erro a informar que tenho de preencher também o quadro 5b (creio que é b), para englobar ou não os rendimentos. É uma situação nova, e não estou a perceber:confused:

Cump.

Se n pediste a decalração do banco até 31/1 tens de colocar a opção "não englobar". Vais pagar 28% sobre o valor de todas as rendas.. foi uma armadilha que colocaram aos senhorios..

Se n pediste a decalração do banco até 31/1 tens de colocar a opção "não englobar". Vais pagar 28% sobre o valor de todas as rendas.. foi uma armadilha que colocaram aos senhorios..

Podes explicar melhor?

Não percebi o porquê de ser uma armadilha. Penso que no caso da minha mãe até será vantajoso não englobar os rendimentos...

Sim. Mas se queres englobar os rendimentos tens que pedir a tal declaração até 31/1. Se pedires depois não te efeito nenhum. Ou seja é como se não tivesses pedido e não te englobam os rendimentos.

Tens a certeza disso? É que como isto é uma situação nova, nem sabemos como as finanças vão proceder
Acho que vale a pena arriscar, principalmente se a diferença de valores for muita.

Podes explicar melhor?

Não percebi o porquê de ser uma armadilha. Penso que no caso da minha mãe até será vantajoso não englobar os rendimentos...

É uma armadilha para aqueles que tinham poucos rendimentos, e que estavam habituados a ter o rendimento englobado. Agora, quase sem darem por isso vêem-se na situação de pagar muito mais IRS do que o habitual, e o prazo para pedir a declaração ao banco já passou, no momento em que ela é necessária.

Se quiserem mandar um email por causa do estado lastimavel do portal das finanças

De: geral@????.pt
Enviada: 13 de maio de 2014 17:49
Para: 'dsirs@at.gov.pt'; 'dsirc-dl@at.gov.pt'; 'dsiva@at.gov.pt'; 'qsc@at.gov.pt'; '??????; 'geral@otoc.pt'; 'sec.OrgSociais@oroc.pt'; 'cons.geral@cg.oa.pt'; 'pm@pm.gov.pt'
Assunto: Portal das finanças inacessivel quase na totalidade

O portal das finanças está inoperacional quase na sua totalidade, conseguindo-se apenas ter acesso a um número insignificante de serviços, de utilidade limitada, e este ano há até uma novidade, mesmo a submissão de declarações usando programas oficiais do portal das finanças tem estado inoperacional, e quando funciona é lento e pouco fiável, sendo obrigado a mandar cada uma das declarações várias vezes.
Por exemplo, os movimentos financeiros não se consegue ter acesso à mais de um mês, nem mesmo no meio da madrugada dos fins de semana, os outros serviços não são tão maus assim mas para lá caminham.
E outros serviços, como o predial, o imposto de circulação, consultas diversas, raramente se tem acesso e quando se tem acesso tem um desempenho vergonhoso.
...

Tou aqui com a mesma situação nas rendas. A AT todos os anos mete surpresas nos IRS só pra sacar, o ano passado foi o Anexo SS [:D]

Agora dizer a pessoas que vão pagar 28% sobre as rendas é que vai ser bonito, é um balúrdio que o senhorios vão pagar.

entregue dia 08-04-2014 validado a dia 10-04-2014 recebi ontem o dinheiro.

Por aqui foi entregue dia 06-04 mas dinheiro nem vê-lo, apesar da situação estar como reembolso emitido desde a semana passada [8b] quando somos nós temos que pagar a tempo e horas senão estamos tramados, quando é o estado está a borrifar-se se é nesta semana ou na semana que vem.

Tou aqui com a mesma situação nas rendas. A AT todos os anos mete surpresas nos IRS só pra sacar, o ano passado foi o Anexo SS [:D]

Agora dizer a pessoas que vão pagar 28% sobre as rendas é que vai ser bonito, é um balúrdio que o senhorios vão pagar.

Pois é! Mandá-los ir ao banco pedir a declaração e agora dizer-lhes que afinal não dá porque passou o prazo e que tem quase 500€ de IRS para pagar...

Para optar pelo englobamento tinha que ter os dados do banco para preencher o anexo E. As finanças forneceram-me esses dados. No fim do anexo E pegunta se tinha entregue a declaração do banco nas finanças e eu respondi (sinceramente) que não. Submeti com englobamento (no meu caso são menos 500 euros) e hoje recebi mensagem das finanças a dizer que a declaração foi considerada certa após validação central. Falta saber o valor...

A minha declaração todos os anos é considerada certa após validação e um mês mais tarde todos os anos os serviços centrais decidem que tenho de ser fiscalizado. Sou um gajo azarado! [:D]

A minha declaração todos os anos é considerada certa após validação e um mês mais tarde todos os anos os serviços centrais decidem que tenho de ser fiscalizado. Sou um gajo azarado! [:D]

Já somos dois azarados.

Recebi ontem email a dizer isso.

Pode estar relacionado com a alteração que tive de fazer após já ter entregue a declaração logo no início do prazo de entrega. Isto porque uma entidade patronal enviou-me informação que me obrigou a tal, isto a 26 de Abril...

Por aqui foi entregue dia 06-04 mas dinheiro nem vê-lo, apesar da situação estar como reembolso emitido desde a semana passada [8b] quando somos nós temos que pagar a tempo e horas senão estamos tramados, quando é o estado está a borrifar-se se é nesta semana ou na semana que vem.

É necessário é saber antes de criticar...

O Prazo legal de reembolso é 31 de JULHO!!! Tudo o que seja antes disto é uma mais valia, para além que o estado paga o IRS com juros.

Por isso a comparação que fazes é absurda. Porque o Tuga quando tem um prazo para pagar paga no último dia e não paga com Juros.

Para optar pelo englobamento tinha que ter os dados do banco para preencher o anexo E. As finanças forneceram-me esses dados. No fim do anexo E pegunta se tinha entregue a declaração do banco nas finanças e eu respondi (sinceramente) que não. Submeti com englobamento (no meu caso são menos 500 euros) e hoje recebi mensagem das finanças a dizer que a declaração foi considerada certa após validação central. Falta saber o valor...

Eu tenho a declaração do banco, mas só foi pedida esta semana, portanto fora do prazo legal. Eu posso optar pelo englobamento? Não vai dar problemas? É que tentar resolver um problema ao senhor e arranjar outro maior...
Já alguém fez isso sem problemas?

Eu tenho a declaração do banco, mas só foi pedida esta semana, portanto fora do prazo legal. Eu posso optar pelo englobamento? Não vai dar problemas? É que tentar resolver um problema ao senhor e arranjar outro maior...
Já alguém fez isso sem problemas?

É impossivel saberes se alguém o fez sem problemas, já que só aconteceu nesta fase e ainda não há feedback.

Já indicaram que houve quem fez o englobamento mesmo sem declaração respondendo sinceramente na pergunta se tem ou não a declaração.

Mais que isto ninguém te pode ajudar.

Voltar
Superior