Tópico do IRS

Boas pessoal
Uma duvida, aquando do preenchimento da declaração do artigo 99 irs não é necessário colocar no campo das pensões o valor da pensão de alimentos correto?

Segundo o que li a pensão alimentos está isenta de apresentação correto?

Obrigado

Pergunta hipotética:
Se alguém vende a habitação própria permanente por X e compra outra (também para habitação própria permanente) por X+Y, mas em vez de gastar o X o aplica noutro investimento que lha dá mais rendimentos, e faz um crédito para o X+Y, como é em termos de tributação das mais valias?

Boas,

Duas questões:

Imaginem uma pessoa singular que arrenda um lugar de estacionamento, qual a % em impostos? 28%? Existe isenção se o valor for relativamente baixo?

Segunda questão:

Pessoa singular contrai empréstimo pessoal (não de habitação) consegue deduzir as despesas com juros ou também consegue abater o valor da prestação na totalidade?

Obrigado!!!

Boas,

Duas questões:

Imaginem uma pessoa singular que arrenda um lugar de estacionamento, qual a % em impostos? 28%? Existe isenção se o valor for relativamente baixo?

Segunda questão:

Pessoa singular contrai empréstimo pessoal (não de habitação) consegue deduzir as despesas com juros ou também consegue abater o valor da prestação na totalidade?

Obrigado!!!

Para quem ficou divorciado mas tem a guarda partilhada do filho, na tabela de retenção na fonte, para quem trabalha por conta de outrem, qual a que pertenço? É não casado com um dependente?

Bom dia!

O meu filho anda em aulas de natação no pavilhao municipal. A mensalidade que pago, é dedutivel em IRS, como se fosse educação, ou vai para o grupo de despesas gerais?

Obrigado.

Pessoal, uma dúvida, um pouco parva possivelmente. Não existe limite para o valor do efatura a "abater" no IRS?

Ou seja, se tiver 250€ em oficinas, mais 250€ em cabeleireiros, mais 250€ em restauração, mais 250€ de outro item, o valor que conta para o irs é 1000€?
E mais tivesse, mais contava para o irs?

Pessoal, uma dúvida, um pouco parva possivelmente. Não existe limite para o valor do efatura a "abater" no IRS?

Ou seja, se tiver 250€ em oficinas, mais 250€ em cabeleireiros, mais 250€ em restauração, mais 250€ de outro item, o valor que conta para o irs é 1000€?
Existe limite, não te sei é dizer quanto.

tens aqui a resposta com os valores, acho que depois pode haver ligeiras variações para famílias monoparentais, numerosas, etc.
https://www.economias.pt/tudo-o-que-pode-deduzir-no-irs/

quanto à duvida em si, e como podes ver nesse link, existe um teto máximo de dedução mesmo que por exemplo gastes 1 milhão em despesas gerais o teto máximo de dedução é 250€ equivalentes a despesas de cerca de 800€.

Uma dúvida.
Sou trabalhador independente em nome individual, sem contabilidade organizada, e tenho que justificar despesas até 15% do valor relacionados com atividade profissional.
Diz no site que posso pôr deslocações.
Posso por a gasolina que usei para ir trabalhar?
Obg

mandaram-me um email para actualizar os dados do agregado familiar para efeitos de irs
eu nunca percebi bem o que é o agregado...eu declaro o irs só para mim mas vivo com a minha mãe e os meus irmãos, fazemos todos parte do mesmo agregado?

mandaram-me um email para actualizar os dados do agregado familiar para efeitos de irs
eu nunca percebi bem o que é o agregado...eu declaro o irs só para mim mas vivo com a minha mãe e os meus irmãos, fazemos todos parte do mesmo agregado?

se o IRS só diz respeito aos teus rendimentos, e não tem despesas com ascendentes ou descendentes não precisas de fazer nada

e mesmo aqueles que têm despesas com ascendentes ou descendentes, desde que a situação seja igual a 2018 não precisam de fazer também nada

Voltar
Superior