Tópico do IRS

As causas mais comuns para esse erro do quadro 4B são
  • os rendimentos nessas entidades terem sido superiores aos indicados
  • haverem juros ou dividendos em outras entidades, mesmo que de reduzido montante
Quanto aos rendimentos de anos anteriores, se pretendes declarar juros e/ou dividendos de 2021, 2020, etc, a forma habitual de o fazer é pela entrega de declaração de substituição para esse(s) ano(s).

O recurso a este quadro 5B, com o qual não estou familiarizado, é mais complexo. Li as instruções e parece-me que cada linha desse quadro tem de corresponder a uma linha no quadro 4B. Ou seja, no 4B deves ter várias linhas com a mesma entidade, uma para cada ano. E todas exceto a referente a 2022 são depois referenciadas no quadro 5B. Isto foi o que me pareceu, sem qualquer experiência.

Eu fiz isso no 5B, criei uma linha por cada entidade e pelo ano. Não tenho certeza absoluta se está bem preenchido, mas o pior que pode acontecer é enviarem para correcção, certo?
No 4b, juntei todos os valores, mesmo o dos anos anteriores com os de 2022, pela entidade. Tentei de outra forma, linha a linha e dava erro(duplicação de linhas)
Enviar a declaração com estes alertas, não me parece grave, ou o que pensas disso?
OBRIGADO.

Eu fiz isso no 5B, criei uma linha por cada entidade e pelo ano. Não tenho certeza absoluta se está bem preenchido, mas o pior que pode acontecer é enviarem para correcção, certo?
No 4b, juntei todos os valores, mesmo o dos anos anteriores com os de 2022, pela entidade. Tentei de outra forma, linha a linha e dava erro(duplicação de linhas)
Enviar a declaração com estes alertas, não me parece grave, ou o que pensas disso?

Ah esses alertas não impedem o envio da declaração?

Grave não será. Deves contar com um processamento demorado e possível entrega de declaração de substituição (se detetarem alguma incorreção).

Tens comprovativos (declarações) desses rendimentos dos vários anos, espero.

Ah esses alertas não impedem o envio da declaração?

Grave não será. Deves contar com um processamento demorado e possível entrega de declaração de substituição (se detetarem alguma incorreção).

Tens comprovativos (declarações) desses rendimentos dos vários anos, espero.

Sim, foi colocado tudo devidamente com comprovativos. Obrigado.

Recebi um erro desses referente a rendimentos de anos anteriores. Tinha a certeza que não os tinha e que a declaração estava certa. Submeti e a declaração foi dada como certa.

Recebi um erro desses referente a rendimentos de anos anteriores. Tinha a certeza que não os tinha e que a declaração estava certa. Submeti e a declaração foi dada como certa.

E fizeste como eu expliquei atrás? No 4b o valor total do ano e dos anos anteriores tudo junto e no 5b dividi por ano e entidade? Será que é assim? E já agora, o reembolso demorou mais?

E fizeste como eu expliquei atrás? No 4b o valor total do ano e dos anos anteriores tudo junto e no 5b dividi por ano e entidade? Será que é assim? E já agora, o reembolso demorou mais?
No meu caso foi anexo J e apenas coloquei os rendimentos de 2022. Não optei pelo englobamento e não percebi porque é que surgiu o aviso. Ainda não recebi reembolso, mas também só tive a declaração dada como certa dia 14 (entregue dia 6/5). Anexos A,B,H,J. Dois titulares.

Malta, Anexo J com rendimentos no estrangeiro costuma demorar quanto tempo? Tenho aqui uma declaração que passou para "certa" a 4 de maio e nem tem o valor de reembolso.

Malta, Anexo J com rendimentos no estrangeiro costuma demorar quanto tempo? Tenho aqui uma declaração que passou para "certa" a 4 de maio e nem tem o valor de reembolso.

Costuma demorar algum tempo. Cerca de um mês em anos anteriores (mas isso pouco vale).

Enquanto "certa" nunca tem valor de reembolso. Só depois de estar "liquidada".

todos os aumentos que tive do Costa foram absorvidos pelo aumento de escalão do IRS

fiquei a ganhar o mesmo que o ano passado

sobrecarregam sempre os mesmo, da classe média

o que pago de IRS é um balúrdio

neste momento sinto-me revoltado, nem apetece trabalhar, um gajo esforçar-se para quê ?! para quê chatearmo-nos no trabalho ?

não vale mesmo a pena

todos os aumentos que tive do Costa foram absorvidos pelo aumento de escalão do IRS

fiquei a ganhar o mesmo que o ano passado

sobrecarregam sempre os mesmo, da classe média

o que pago de IRS é um balúrdio

neste momento sinto-me revoltado, nem apetece trabalhar, um gajo esforçar-se para quê ?! para quê chatearmo-nos no trabalho ?

não vale mesmo a pena

Podes sempre vir para a minha empresa, onde os aumentos não são absorvidos pelo IRS... simplesmente porque não os há!
Aqui não há aumentos apenas por existir ou por decreto, quando há aumentos são reflexo do desempenho da empresa na globalidade, não porque alguém se levanta de manhã e lhe apetece fazer engenharia social com o dinheiro dos contribuintes.

Edd :)

Passaram-me a informação de que as mais valias da venda de um imóvel podem ser transferidas para familiar direto que tenha crédito a decorrer.
Alguém sabe alguma informação sobre essa lei, se já entrou em vigor?

como posso ter poupanças no IRS ?

os PPRs ainda resultam ? ainda se podem usar nas amortizações das casas sem penalizações ?

Aplicar até 1750€ (entre 35 e 50 anos) ou 1500€ (a partir de 50 anos) por ano para obter dedução de 20%.

Após 5 anos, poderás utilizar para pagar prestações mensais de crédito da habitação própria.

Passaram-me a informação de que as mais valias da venda de um imóvel podem ser transferidas para familiar direto que tenha crédito a decorrer.
Alguém sabe alguma informação sobre essa lei, se já entrou em vigor?

Não qualquer familiar direto, apenas um descendente.

O programa prevê isenção de mais-valias na venda de imóveis da família desde que o valor se destine a pagar o empréstimo da casa de habitação própria e permanente do proprietário ou dos seus descendentes. Esta isenção abrange imóveis cuja venda ocorra entre 01 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, com a proposta a determinar que a amortização tem de ser concretizada num prazo de três meses contados da data de realização.
fonte: https://www.idealista.pt/news/imobi...-parlamento-esta-6a-feira-o-que-esta-em-causa

Está em discussão na Assembleia da República.

Aplicar até 1750€ (entre 35 e 50 anos) ou 1500€ (a partir de 50 anos) por ano para obter dedução de 20%.

Após 5 anos, poderás utilizar para pagar prestações mensais de crédito da habitação própria.

tenho mais de 50 anos

só passados 5 anos é que posso movimentar, não é ?

e imaginando que após 5 anos tenho mais de 7000 euros

não posso usar esses 7000 euros para amortizar no CH nesse exacto montante ?

Última edição:
tenho mais de 50 anos

só passados 5 anos é que posso movimentar, não é ?

e imaginando que após 5 anos tenho mais de 7000 euros

não posso usar esses 7000 euros para amortizar na casa nesse montante ?

Atualmente está em vigor um regime extraordinário que permite movimentar antes dos 5 anos capitais aplicados até 2022. Se os tiveres, podes aproveitar.
A regra base são 5 anos de permanência.
São usados para pagar prestações mensais, não amortizações.

Se tencionas aplicar mais que os 1500 por ano, recomendo que os separes por PPR ou até (mais fácil) por banco/seguradora. Num lado os 1500 que declaras no IRS, no outro os restantes que não declaras e ficam livres de exigências fiscais.

Cerca de um mês em "certa"? ou desde a submissão até ao reembolso? É que à submissão já la vai mês e meio.

Só por volta do fim de abril ou início de maio é que costumam começar a processar declarações com anexo J, quer tenham sido entregues a 30 de março ou a 15 de abril.

Foi cerca de um mês desde a submissão ao reembolso. Mas varia de ano para ano.
Nem vale a pena tentar extrair padrões.
Este ano tenho declarações sem o J, só com A + E, que estão com uma demora como a tua. Bem mais que o habitual.

É aguardar (que remédio)!

Última edição:
Voltar
Superior