MegaMaster
Active member
As causas mais comuns para esse erro do quadro 4B são
Quanto aos rendimentos de anos anteriores, se pretendes declarar juros e/ou dividendos de 2021, 2020, etc, a forma habitual de o fazer é pela entrega de declaração de substituição para esse(s) ano(s).
- os rendimentos nessas entidades terem sido superiores aos indicados
- haverem juros ou dividendos em outras entidades, mesmo que de reduzido montante
O recurso a este quadro 5B, com o qual não estou familiarizado, é mais complexo. Li as instruções e parece-me que cada linha desse quadro tem de corresponder a uma linha no quadro 4B. Ou seja, no 4B deves ter várias linhas com a mesma entidade, uma para cada ano. E todas exceto a referente a 2022 são depois referenciadas no quadro 5B. Isto foi o que me pareceu, sem qualquer experiência.
Eu fiz isso no 5B, criei uma linha por cada entidade e pelo ano. Não tenho certeza absoluta se está bem preenchido, mas o pior que pode acontecer é enviarem para correcção, certo?
No 4b, juntei todos os valores, mesmo o dos anos anteriores com os de 2022, pela entidade. Tentei de outra forma, linha a linha e dava erro(duplicação de linhas)
Enviar a declaração com estes alertas, não me parece grave, ou o que pensas disso?
OBRIGADO.