Tópico do IRS

depois de 5 anos a entregar irs ja entendi o que sao retencoes de fonte,porque me explicaram

basicamente todos os meses o estado retira-nos dinheiro(RETENÇÃO)...no final do ano se dessa retenção total resultar por exemplo 2500 euros, e eu no final do ano do total rendimento anual bruto tiver de pagar de IMPOSTO 2000 euros o estado tem de me devolver 500 euros.... e as despesas dedutiveis descontam do imposto...
se tivesse despesas dedutiveis de 1000 euros o imposto baixaxa para 1000 e recebia 1500 de reembolso
tentei olhar para a minha liquidacao e tem montes de valores esquisitos ,nao sei onde está o imposto mas vou investigar melhor..

uma vez disseram-me que quem anda a pagar credito ao banco para comprar uma casa isso tambem faz ganhar bastante de reembolso..vou investigar melhor sobre isso

alguem sabe de mais truques para ganhar mais de reembolso sem ser isso do credito bancario?

Última edição:
depois de 5 anos a entregar irs ja entendi o que sao retencoes de fonte,porque me explicaram

basicamente todos os meses o estado retira-nos dinheiro(RETENÇÃO)...no final do ano se dessa retenção total resultar por exemplo 2500 euros, e eu no final do ano do total rendimento anual bruto tiver de pagar de IMPOSTO 2000 euros o estado tem de me devolver 500 euros.... e as despesas dedutiveis descontam do imposto...
se tivesse despesas dedutiveis de 1000 euros o imposto baixaxa para 1000 e recebia 1500 de reembolso
tentei olhar para a minha liquidacao e tem montes de valores esquisitos ,nao sei onde está o imposto mas vou investigar melhor..

uma vez disseram-me que quem anda a pagar credito ao banco para comprar uma casa isso tambem faz ganhar bastante de reembolso..vou investigar melhor sobre isso

alguem sabe de mais truques para ganhar mais de reembolso sem ser isso do credito bancario?

Fazer um PPR
https://www.deco.proteste.pt/dinhei...s/como-aproveitar-beneficio-fiscal-maximo-ppr

Os juros do crédito da habitação própria permanente só dão dedução no IRS para contratos até 2011. Depois dessa data isso acabou.

Fazer um PPR
https://www.deco.proteste.pt/dinheir...cal-maximo-ppr

Os juros do crédito da habitação própria permanente só dão dedução no IRS para contratos até 2011. Depois dessa data isso acabou.

se eu fizer um ppr vai entrar mais valor para as despesas dedutiveis? eu sei que podia ir pesquisar mas se alguem souber explicar agradecia..é que sou muito naba nestas coisas
basicamente eujá tenho uma caixa poupança da cgd.... só se fosse la pedir para acrescenter uma ppr

Última edição:
se eu fizer um ppr vai entrar mais valor para as despesas dedutiveis? eu sei que podia ir pesquisar mas se alguem souber explicar agradecia..é que sou muito naba nestas coisas
basicamente eujá tenho uma caixa poupança da cgd.... só se fosse la pedir para acrescenter uma ppr

Não abriste o link? [:cool:]

PPR: qual o benefício fiscal em sede de IRS?

Dependendo da idade, o valor máximo do benefício fiscal varia:
  • menos de 35 anos, pode deduzir, no máximo, 400 euros, desde que aplique 2000 euros no PPR;
  • entre 35 e 50 anos, pode deduzir até 350 euros, desde que aplique 1750 euros;
  • a partir dos 50 anos, pode deduzir até 300 euros, desde que aplique 1500 euros.

submetida a 31/03 e ainda está certa.

uma coisa é certa no tempo do Passos modernizou e agilizou as finanças era tudo muito mais rapido com o Costa é tudo molengão, cada ano que passa está torna os serviços do estado piores

esta produtividade, parece que voltamos ao papel...

Não abriste o link? [:cool:]

PPR: qual o benefício fiscal em sede de IRS?

Dependendo da idade, o valor máximo do benefício fiscal varia:
  • menos de 35 anos, pode deduzir, no máximo, 400 euros, desde que aplique 2000 euros no PPR;
  • a partir dos 50 anos, pode deduzir até 300 euros, desde que aplique 1500 euros.

eu percebi mas achei isso bom demais para ser verdade
só por meter 2000 euros no banco ganho até 400 euros? nao sei como se aplica o " até" mas nao deixa de ser optimo nem que fosse 200 euros

eu percebi mas achei isso bom demais para ser verdade
só por meter 2000 euros no banco ganho até 400 euros? nao sei como se aplica o " até" mas nao deixa de ser optimo nem que fosse 200 euros

É meter/subscrever um plano poupança reforma.. não é bem a mesma coisa que meter ali na conta do banco...

Dá 20% de beneficio fiscal sobre o montante que se colocar anualmente. Com os limites que estão ali descritos e que coloco novamente aqui.
​​

É meter/subscrever um plano poupança reforma.. não é bem a mesma coisa que meter ali na conta do banco...

Dá 20% de beneficio fiscal sobre o montante que se colocar anualmente. Com os limites que estão ali descritos e que coloco novamente aqui.
​​

a parte wtf disto é que tenho um ppr de 13,58 na minha liquidacao e eu nem sabia,reparei agora porque me disseram...tenho uma conta ppr e nem sabia, deve ser a da minha mae que tem o meu nome como 2 titular.... tenho e investigar melhor,nao vou deitar 400 euros fora
:sh)
Capturar.png - Click image for larger version  Name:	Capturar.png Size:	5.6 KB ID:	14294234

Bom, eu estava à espera que depois dos feriados e férias que isto mexesse, mas enganei-me redondamente. Já só falta uma semana para a marca mítica dos 3 meses. Eu acardito!

Alguma novidade sobre este tema?

Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.

A minha nota de liquidação já foi corrigida com a adição da dedução pela dupla tributação. A diferença, no meu caso, é de +15 EUR. Aguardo o reembolso desse valor. O grosso do reembolso já recebi há bastante tempo.

​​
resumindo, eu estando na primeira situação,se eu hoje por exemplo for ao banco abrir uma conta ppr e colocar lá 2000 com toda a certeza do mundo os 400 euros vão entrar no reembolso do ano que vem?

resumindo, eu estando na primeira situação,se eu hoje por exemplo for ao banco abrir uma conta ppr e colocar lá 2000 com toda a certeza do mundo os 400 euros vão entrar no reembolso do ano que vem?

Em principio sim.

Faz uma simulação na declaração que entregaste este ano se tivesses feito um PPR no valor de 2000€ se o teu reembolso dava mais 400€.

Lê isto tudo com atenção para ajudar:

https://stoik.pt/blog/2020/5/16/como...efcios-fiscais

Nota: Tenta entender bem primeiro o que é um PPR. Os capitais lá colocados não estão ali acessiveis para mexer/levantar como se de uma simples conta do banco se trata-se, ok. [;)]

Esse resumo é perigoso, pois estás a "saltar" imensos aspetos importantes

1) O capital aplicado em PPR, por norma, só pode ser usado para pagar prestações de crédito habitação, quando chegares aos 60 anos, se ficares incapacitada ou com doença grave, ou desempregada de longa duração. Na prática, se não pagares crédito habitação e tudo correndo bem, só terás acesso ao capital aos 60 anos e se o resgatares antes terás de devolver os 400 euros com penalização acrescida.

2) O PPR não é uma conta bancária. Se o fizeres no banco, o mais provável é "empurrarem-te" um em forma de fundo de investimento que é um produto com risco sujeito a (des)valorização. Em alternativa podes fazer um em forma de seguro (numa seguradora ou em alguns bancos) que te garante o capital investido. Em qualquer caso, são produtos com comissões que "comem" boa parte da rentabilidade e cujas condições devem ser lidas.

3) Quanto a obter o benefício de 400 euros (se tiveres até 35 anos), é provável que se aplique, mas depende dos teus rendimentos e somatório de outras deduções (saúde, educação, imóveis, etc). Calcula o teu limite de de deduções à coleta nesta página. Se o valor for 400 euros ou mais superior ao que surge no teu documento de liquidação de IRS linha 19 | Deduções à coleta, terias direito ao benefício do PPR se o tivesses feito em 2022.

Não avances com o PPR até saberes o que estás a fazer

Voltar
Superior