Tópico do IRS

Boas pessoal precisava de ajuda
Estou encarregue de fazer o IRS aos meus pais a minha mãe trabalha mas o meu pai reformou se o ano passado, vou entregar a declaração em conjunto mas aos selecionar pre preenchimento automático aparece apenas os valores ganhos pela minha mãe e do meu pai não aparece nada, tenho que preencher os rendimentos do meu pai ou não é preciso? a declaracao diz que não tem erros quando vou a verificar.
Obrigado

Obrigatoriedade de submissão na segunda fase no caso de atividade aberta

Obrigatoriedade de submissão na segunda fase no caso de atividade aberta

Viva!

Se ela teve durante o ano teve actividade aberta vai ter que enviar na 2ª fase, mesmo que não tenha obtido qualquer rendimento ou tenha cessado a actividade. [;)]

Esta afirmação é já de 2010; será que se mantém válida?
Suponho que sim, pois estou a receber este alerta ao tentar submeter:

Alertas.jpg

No meu caso, tenho atividade iniciada desde 2005 e desde então emiti sempre recibos.
No entanto desde Julho de 2014 que estou a trabalhar por conta de outrem, pelo que no ano de 2015 já não tive qualquer rendimento da categoria B (houve um recibo emitido já a 8/01/2015, mas ainda no prazo de 5 dias úteis após a data da prestação (31/12/2014), tendo o valor de 1000€ sido declarado aquando da entrega de IRS referente a 2014). Ficou contudo a atividade ainda aberta, situação que se mantém (uma vez que ainda havia a hipótese de vir a precisar de emitir alguns recibos).

Não consigo encontrar qualquer confirmação "oficial", é possível darem-me uma ajuda?
Obrigado!

Cumprimentos,

Ricardo Pinto.

Última edição:
No meu caso correu tudo muito bem os valores da simulação já incluíram todos os valores constantes no efatura. Ficou com o mesmo resultado ao cêntimo dos valores que já tinha do simulador do fórum finanças em excel

Uma pergunta, as despesas com imóveis, nomeadamente os juros de empréstimos à habitação não estão incluídos nas despesas fornecidas pelo e-factura, têm de ser introduzidos manualmente, certo?
É que nos anos anteriores era preenchido o campo 731 do anexo H, mas esse campo desapareceu e já li atrás que teria de meter o NIF do banco onde diz "NIF do Mutuante/Locador", mas o meu único receio é estar a repetir dados que já podem estar inseridos no e-factura...

Sim, na declaração só colocas os dados: freguesia, tipo, artigo e nif do banco.

Não é possível consultar as despesas com juros na declaração, apenas aparece no portal no campo dos encargos com imóveis.

SIM, tens de colocar o NIF, e a ficha da habitação. O campo 731 é o 1º quadrado dessa linha...."juros com blá blá blá....."

BTW, a minha está submetida

Última edição:
Colocas o nif do banco (mutuante) e desaparece o erro.

Pois......mas quando opto pelos dados que eles têm, recebo um valor de IRS na simulação
Se opto por inserir eu os valores adicionando APENAS o imóvel (artigo, fracção...) sem mexer em nenhuma despesa que lá aparece, o valor a receber é superior em cerca de 100€...

Isto é possível? Supostamente se eu adiciono apenas o imóvel (não altero mais nada), o valor a receber não deveria ter diferenças, certo?

Última edição:
Tenho facturas de Saúde cujo total é inferior ao que diz o site.
Eu sou um gajo honesto. Não quiero trafulhices nem confusões
Posso alterar o valor que as Finanças dizem do e-fatura e colocar as minhas contas de acordo com as facturas que tenho em meu poder?
A diferença de di nheiro que recebo é de 40€, ou seja, as facturas que tenho dizem que recebo menos 40€ do que as que AT tem (na simulação com dados deles efactura, sou beneficiado em 40€)

Última edição:
Tentei há minutos submeter a minha declaração de IRS mas tive algumas dúvidas e problemas que passarei a explicar e a pedir ajuda.

Aquando do preenchimento do anexo A não houve problema nenhum. Quando comecei a preencher o anexo H é que... Não consegui estabelecer ligação com o servidor para a comunicação das despesas. Bem, presumo que se calhar, é melhor tentar mais tarde, não?

O valor das quotas da Ordem Profissional deduz-se em que campo? Assim como o valor do seguro de saúde que tenho a nível particular. Não deviam estar pré-preenchidos?

Uma pergunta, as despesas com imóveis, nomeadamente os juros de empréstimos à habitação não estão incluídos nas despesas fornecidas pelo e-factura, têm de ser introduzidos manualmente, certo?
É que nos anos anteriores era preenchido o campo 731 do anexo H, mas esse campo desapareceu e já li atrás que teria de meter o NIF do banco onde diz "NIF do Mutuante/Locador", mas o meu único receio é estar a repetir dados que já podem estar inseridos no e-factura...

No meu caso as despesas com juros de empréstimo à habitação já estão incluídos nas despesas do efatura, no item Encargos com Imóveis.

É obrigatório preencher o Anexo H? As deduções do E-Faturas não são assumidas automaticamente?
Abocado quando submeti as deduções não estavam lá, tive de as 'carregar' na declaração.

já ouvi mais pessoal a queixar se de que o site nao está a funcionar bem. Usem o java e o Internet Explorer, aquilo é tão retrogada que qualquer dia ainda pedem o Windows 95...

Voltar
Superior