Tópico do IRS

Acho que fiz borrada, no campo "artigo" coloquei o andar... Haverá algum problema? A declaração não apresentou erros.
Como descobrir o artigo matricial da casa em questão?

Acho que fiz borrada, no campo "artigo" coloquei o andar... Haverá algum problema? A declaração não apresentou erros.
Como descobrir o artigo matricial da casa em questão?

boas vai ao portal e-arrendamento e ve o valor que esta la nos recibos para preencher esses campos e envia outra declaracao.

é que qq erro pode-se ser lá chamado, eu já fui uma vez... embora depois tenha sido apenas corrigir

Se fores ao e factura, tens lá habitação e se puseres no ano de 2015 envia-te para todas as tuas deduções do ano de 2015 válidas para o IRS onde estão também as rendas. Não precisas de ir ao e arrendamento.
O pessoal ao ir ao e factura vê lá o valor e pode pensar que entra automaticamente, foi só isso que quis alertar.

muita gente anda a fazer confusao e a dizer que os valores não aparecem no efatura, ainda ontem esclareci um.

sim mas se tiveres rendas tb tens de preencher o quadro 7, quer escolhas sim quer escolhas nao

Quando escolho a opção de manter os valores da AT e se preencher o quadro 7 dá erro.

Simulei das duas formas e deu-me igual, mas posso ter feito alguma coisa errada.
Amanhã ensaio novamente.

boas vai ao portal e-arrendamento e ve o valor que esta la nos recibos para preencher esses campos e envia outra declaracao.

é que qq erro pode-se ser lá chamado, eu já fui uma vez... embora depois tenha sido apenas corrigir

Boas, já lá fui, e não encontro nada, pois como o senhorio tem mais de 65 anos ainda não colocou as rendas. Na caso da casa que foi comprada, não temos o artigo em questão.
O que achei estranho, foi o sistema ter deixado submeter a declaração, no campo da freguesia, já não deixava. Se for lá chamado, eles dão os dados correctos?

Quando escolho a opção de manter os valores da AT e se preencher o quadro 7 dá erro.

Simulei das duas formas e deu-me igual, mas posso ter feito alguma coisa errada.
Amanhã ensaio novamente.

que erro dá ao preencher o quadro 7? se tens rendas tens de preencher senão n te conta as rendas.

Boas, já lá fui, e não encontro nada, pois como o senhorio tem mais de 65 anos ainda não colocou as rendas. Na caso da casa que foi comprada, não temos o artigo em questão.
O que achei estranho, foi o sistema ter deixado submeter a declaração, no campo da freguesia, já não deixava. Se for lá chamado, eles dão os dados correctos?

mesmo tendo mais de 65 anos deveria estar lá, a forma de comunicar é que é diferente.

http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html -> e-arrendamento

muita gente anda a fazer confusao e a dizer que os valores não aparecem no efatura, ainda ontem esclareci um.
Mas os valores aparecem no e factura pelo menos os que foram comunicados (isto pelo menos nos que já apanhei). Pode haver falha de comunicação em alguns, tal como está a haver nos rendimentos em que as empresas comunicaram e eles não aparecem no IRS.

Mas os valores aparecem no e factura pelo menos os que foram comunicados (isto pelo menos nos que já apanhei). Pode haver falha de comunicação em alguns, tal como está a haver nos rendimentos em que as empresas comunicaram e eles não aparecem no IRS.

n aparecem no efatura, aparecem no novo portal, e no efatura tem um link para esse portal

n aparecem no efatura, aparecem no novo portal, e no efatura tem um link para esse portal

Por essa lógica neste momento no e factura de 2015 também não tem os valores de nada... vai tudo para o "novo" portal, que na realidade é uma página criada para o IRS com base nos valores do e fatura. BAsicamente é o resumo dos mesmos.

Quando falo no e factura, é porque as pessoas entrando lá têm acesso e isso é que é importante. Não têm que andar à procura de mais sites e links, senão então é que o pessoal se perde. Vão ao e fatcura, ano 2015 e acedem aos dados que pretendem e isso é que é importante.

Por essa lógica neste momento no e factura de 2015 também não tem os valores de nada... vai tudo para o "novo" portal, que na realidade é uma página criada para o IRS com base nos valores do e fatura. BAsicamente é o resumo dos mesmos.

Quando falo no e factura, é porque as pessoas entrando lá têm acesso e isso é que é importante. Não têm que andar à procura de mais sites e links, senão então é que o pessoal se perde. Vão ao e fatcura, ano 2015 e acedem aos dados que pretendem e isso é que é importante.

se fores ao de 2016 ainda n tem esse link e as rendas n aparecem lá...

Também meti 3 declarações no dia 3 e até hoje estão todas por validar. Quem meteu dia 1 já está "despachado" porque no fim de semana deve ter sido uma enchente de pessoas a submeter as declarações...

A mim o valor das rendas aparece no efactura (naquela parte do cálculo das deduções todas, com a educação, saúde, lares, imóveis, e gastos gerais). Fui ao anexo H e pus para usar os valores do efactura, mas para confirmar ao pôr não aparece-me lá as despesas de saude, de educação e da renda paga.

Se eu a viver numa casa arrendada da qual não sou proprietário tenho de preencher o quadro 7 do anexo H, então preciso de ajuda para me explicarem como raio se preenche aquilo porque nunca tive de o fazer e não sei o que é o artigo, como se põe a freguesia (por extenso não cabe e pelo código dá erro) e de quem são os NIF's a colocar (arrendatário e mutuador) :sh) E o NIF anterior a estes é do proprietário e só posso por o meu...

A minha dúvida é que o quadro 7 parece ser para quem recebeu rendas de uma casa de que é proprietário e não para quem pagou rendas de uma casa que não é sua...

Voltar
Superior