Tópico do IRS

Boas!
Tem de se meter o anexo H para declarar as despesas na mesma ? ou ele já está a ir buscar sozinho as do efactura e não preciso de meter lá ?
Se no e factura tens tudo certo não precisas de mexer nada no anexo H a não ser que tenhas rendas ou juros de empréstimos (aí tens que preencher quadro 7). Pões só "não" no quadro 6 e mais nada.

Boa tarde, precisava da vossa ajuda em relação a PPRs, o meu pai o ano passado tinha dois PPRs que terminaram e ele levantou o dinheiro, é preciso declarar esses valores no irs? E em que sitio na declaração se indica? Já andei à procura e só no quadro relativo a pessoas com deficiência é que encontro algo relacionado com PPR, mas como o meu pai não tem nenhuma deficiência, não sei onde meter.

Obrigado desde já.

Se no e factura tens tudo certo não precisas de mexer nada no anexo H a não ser que tenhas rendas ou juros de empréstimos (aí tens que preencher quadro 7). Pões só "não" no quadro 6 e mais nada.
O problema é que agora não dá para ver as facturas de 2015, está a dizer que existe um erro técnico, é normal ?
Obrigado !

Malta, quem residiu em Portugal só parte do ano, se no Quadro 8 colocar o periodo em que residiu em Portugal a simulação diz que não funciona com residência parcial. Até aqui tudo bem mas tenho 2 duvidas:

- A data de saída do país é a data em que a morada foi efectivamente alterada (porque isso só acontece quando levantamos o Cartão do Cidadão)
- A residência parcial em impacto no calculo do IRS? Se alguém ganhou 5 mil euros em 6 meses em Portugal eles assumem que ganharia 10 mil no ano todo? Fazem um pro rata? Já coloquei esta duvida aqui há uns meses mas ninguém me soube responder.
Obrigado

O problema é que agora não dá para ver as facturas de 2015, está a dizer que existe um erro técnico, é normal ?
Obrigado !
Agora é normal haver trabalhos de manutenção no site ao fim de semana...

Boa tarde, precisava da vossa ajuda em relação a PPRs, o meu pai o ano passado tinha dois PPRs que terminaram e ele levantou o dinheiro, é preciso declarar esses valores no irs? E em que sitio na declaração se indica? Já andei à procura e só no quadro relativo a pessoas com deficiência é que encontro algo relacionado com PPR, mas como o meu pai não tem nenhuma deficiência, não sei onde meter.

Obrigado desde já.
E ele já atingiu a idade da reforma? já passou à reforma? ou levantou antes?

uma pergunta: vocês costumam preencher aquilo da entidade para a consignação de irs?

Eu costumo. Vou à lista de entidades que podem beneficiar e escolho uma da cidade. Por vezes são cêntimos ou poucos euros, mas é uma forma fácil de poder ajudar. Dá também a opção de poder doar a totalidade do IVA do e factura.

Neste artigo dá para descarregar a lista.
http://www.economias.pt/saiba-quem-pode-ajudar-ao-preencher-o-quadro-9-do-anexo-h-do-irs/

Afinal compensa mais colocar em conjunto ou separado quem tenha rendimentos muito idênticos?
Por exemplo, quando os dois elementos do casal auferem perto dos 20 000€/ano...??

Edd :)

Pelo que tenho visto, compensa mais em geral entregar em conjunto quem tenha grande discrepância de valores, pois assim diluí os valores entre os dois - há como que uma transferência de rendimentos.
Quem tenha rendimentos idênticos se compensar em separado é por muito pouco e quase não compensa o esforço.

Mas posso estar a ver mal e a dizer uma bacorada, já que eu é mais bolos...!

Edd :)

Uma pergunta:
A minha mulher é apenas "dependente" e deveria entregar agora a declaração
Eu acumulo actividade "dependente" e "independente" e devo entregar em Maio.
Se optar pela tributação em conjunto, continuo a entregar apenas uma declaração em Maio, não é?

Uma pergunta:
A minha mulher é apenas "dependente" e deveria entregar agora a declaração
Eu acumulo actividade "dependente" e "independente" e devo entregar em Maio.
Se optar pela tributação em conjunto, continuo a entregar apenas uma declaração em Maio, não é?

só metes na 2ª fase
(acho que não se diz actividade dependente, costumo dizer por conta de outrém, acho que é assim)

No efatura, temos varios campos, desde despesas gerais, saude, imoveis, automoveis, restauração...
Quando a contabilista for fazer o meu IRS, entra tudo automatico, ou só entra as despeas gerais, imoveis e saude? Ontem ouvi uma reportagem na sic noticias, e só referiram esses 3 como entrada automatica, os restantes teriam de ser inseridos por nós.
É verdade, ou percebi mal?

No efatura, temos varios campos, desde despesas gerais, saude, imoveis, automoveis, restauração...
Quando a contabilista for fazer o meu IRS, entra tudo automatico, ou só entra as despeas gerais, imoveis e saude? Ontem ouvi uma reportagem na sic noticias, e só referiram esses 3 como entrada automatica, os restantes teriam de ser inseridos por nós.
É verdade, ou percebi mal?

Diz ao teu contabilista pra fazer o Anexo H que deixe de ser preguiçoso

Voltar
Superior