Tópico do IRS

Fizeste as retenções de acordo com o escalão?

Deves estar mesmo no limite máximo do escalão.
epá, não faço ideia

pedi a um gabinete de contalidade pra me fazer o IRS que eu não percebo nada destas coisas (um gabinete a sério, não foi a um "zé da esquina qualquer")

mas a razão deve ter a ver com os meus gastos...não tenho filhos, não pago renda, não tive despesas de educação/saúde...

não tinha era noção que havia malta a receber "balurdios", pensava que os acertos de IRS eram valores mais contidos...

A titulo de exemplo digo-te que faço retenção de 25% e com algumas despesas ( no ano passado apenas paguei 3 meses de renda por exemplo) vou receber mais de €2K.... e tem sido mais ou menos assim nos últimos dois anos [;)]

Entregue a 29/05 e validada a 03/06.

Normalmente recebo entre 04/07 a 13/07 (tem sido assim nos últimos 4 anos).

Pessoal aqui em casa por norma recebiamos 3.000 e tantos euros e na simulacao dava este ano de novo esses valores, no entanto agora saiu a dizer que vamos ter de pagar 5.000!!! O que pode ter acontecido? Ha alguma maneira de coltar a meter ou pedir re-avaliacao?

Pessoal aqui em casa por norma recebiamos 3.000 e tantos euros e na simulacao dava este ano de novo esses valores, no entanto agora saiu a dizer que vamos ter de pagar 5.000!!! O que pode ter acontecido? Ha alguma maneira de coltar a meter ou pedir re-avaliacao?
Mais valias?!

Ou seja, fizeram alguma venda, p.e. de uma casa?

tens que ver com olhos de ver :-) , se detectares algum engano que tenha provocado isso, podes meter nova declaração (pagando a multa)

não é normal que aconteça isso (se as coisas não mudaram muito de um ano para o outro)

penso é que já não te livras de pagar primeiro esses 5k e esperar depois por eventual estorno

Mais valias?!

Ou seja, fizeram alguma venda, p.e. de uma casa?

Nop nada

tens que ver com olhos de ver :-) , se detectares algum engano que tenha provocado isso, podes meter nova declaração (pagando a multa)

não é normal que aconteça isso (se as coisas não mudaram muito de um ano para o outro)

penso é que já não te livras de pagar primeiro esses 5k e esperar depois por eventual estorno

Quanto é a multa? Como posso fazer uma boa simulacao para saber se devo ou nao voltar a meter?

salvo erro 30€

a tua melhor simulação é no própio site das finanças, dás todos os passos como se fosses meter e simulas antes de submeter (eventualmente submetes mesmo se vires o problema resolvido)

não esquecer:

verificar rendimentos e deduções que apareçam bem preenchidos
meter o NIF dos dependentes
conferir despesas gerais, de saúde e de educação

perguntas genericas:
trabalhadores por contra outrem ou propria?
casal?
filhos?

o rendimento e retenções variaram muito?

Nop nada

Quanto é a multa? Como posso fazer uma boa simulacao para saber se devo ou nao voltar a meter?

salvo erro 30€

a tua melhor simulação é no própio site das finanças, dás todos os passos como se fosses meter e simulas antes de submeter (eventualmente submetes mesmo se vires o problema resolvido)

não esquecer:

verificar rendimentos e deduções que apareçam bem preenchidos
meter o NIF dos dependentes
conferir despesas gerais, de saúde e de educação

perguntas genericas:
trabalhadores por contra outrem ou propria?
casal?
filhos?

o rendimento e retenções variaram muito?

Ha coisas que nao te sei responder ao promenor, mas este ano passou de 2 a 1 dependete, quanto ao resto foi igual.

O estranho foi que na entrega a simulacao dizia qur ia-mos receber "normalmente", e vai na volta foi completamente ao contrario

nessas premissas acho impossível ter variado 8000€ de um ano para o outro
devem mesmo ver isso

Ha coisas que nao te sei responder ao promenor, mas este ano passou de 2 a 1 dependete, quanto ao resto foi igual.

O estranho foi que na entrega a simulacao dizia qur ia-mos receber "normalmente", e vai na volta foi completamente ao contrario

epá, não faço ideia

pedi a um gabinete de contalidade pra me fazer o IRS que eu não percebo nada destas coisas (um gabinete a sério, não foi a um "zé da esquina qualquer")

mas a razão deve ter a ver com os meus gastos...não tenho filhos, não pago renda, não tive despesas de educação/saúde...

não tinha era noção que havia malta a receber "balurdios", pensava que os acertos de IRS eram valores mais contidos...

Não sabes se fazes retenção?
Nem o teu escalão?

És trabalhador por conta de outrem ou próprio?

Há algum erro, ou da vossa parte ou da parte deles.

Tens a certeza que os dados introduzidos estavam todos correctos?
As retenções foram feitas?

Voltar
Superior